Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Espanha espera acordo europeu em breve para reativar a economia

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, sublinhou hoje que espera que em breve haja um acordo entre os líderes europeus sobre o fundo de recuperação, que vai permitir reativar a economia após a pandemia de covid-19.

Espanha espera acordo europeu em breve para reativar a economia
Notícias ao Minuto

16:10 - 27/05/20 por Lusa

Mundo Espanha

Numa mensagem na rede social Twitter, Sánchez considera que a proposta feita pela presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Layen, inclui "muitas" das exigências da Espanha.

"A criação de um fundo de recuperação de 750 mil milhões de euros é uma base para a negociação. Precisamos chegar a um acordo em breve para ter acesso a recursos que nos permitam reativar a economia e superar a crise", afirmou o chefe do executivo espanhol.

O Governo espanhol já tinha anteriormente divulgado um comunicado a dar conta que se congratulava com o pacote financeiro apresentado hoje pela Comissão Europeia.

O executivo de Madrid confia que o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, iniciará consultas com os líderes para convocar uma cimeira "nas próximas semanas, a fim de permitir que um acordo seja alcançado o mais rapidamente possível".

Os países mais afetados pela pandemia de covid-19, Itália e Espanha, poderão receber, respetivamente, 172,7 mil milhões de euros (81,8 mil milhões de euros em subsídios e 90,9 mil milhões em empréstimos) e 140,4 mil milhões de euros (77,3 mil milhões de euros em subsídios e 63,1 mil milhões em empréstimos).

Por seu lado, Portugal poderá arrecadar 26,3 mil milhões de euros em subvenções e empréstimos no âmbito do Fundo de Recuperação da União Europeia que ascende a um total de 750 mil milhões de euros.

Fontes comunitárias indicaram à Lusa que dois terços do montante do fundo, ou seja, 500 mil milhões de euros, serão canalizados para os Estados-membros através de subsídios a fundo perdido, e os restantes 250 mil milhões na forma de empréstimos.

A proposta do Fundo de Recuperação, que os chefes de Estado e de Governo da UE encarregaram a Comissão Europeia de formular, associando-a a uma proposta revista do orçamento plurianual da UE para 2021-2027, será entretanto formalmente apresentada pela presidente do executivo comunitário, Ursula von der Leyen, no Parlamento Europeu, em Bruxelas.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 350 mil mortos e infetou mais de 5,6 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Para combater a pandemia, os governos mandaram para casa 4,5 mil milhões de pessoas (mais de metade da população do planeta), paralisando setores inteiros da economia mundial, num "grande confinamento" que vários países já começaram a aliviar face à diminuição dos novos contágios.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório