Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 24º

Dinamarca abriu as fronteiras aos casais separados pela pandemia

Casais como Inga e Karsten podem voltar a estar juntos, mas têm que provar a relação às autoridades.

Dinamarca abriu as fronteiras aos casais separados pela pandemia
Notícias ao Minuto

19:56 - 26/05/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Covid-19

Desde segunda-feira que os casais separados pela pandemia podem finalmente estar juntos. A Dinamarca abriu as fronteiras para pessoas que morem nos países nórdicos ou na Alemanha, permitindo que casais com residência em lados diferentes da fronteira se pudessem reencontrar.

As regras, porém, ditam que os cidadãos têm que provar a relação com fotografias, mensagens ou emails, de acordo com a BBC.

As autoridades judiciais indicaram, ainda assim, que estas medidas serão aliviadas nos próximos dias, até ao momento em que baste um carta assinada pelo casal.

Esta mudança de regulamento vai permitir que casais como Inga e Karsten possam voltar a estar juntos. 

Inga Rasmussen, de 85 anos, da Dinamarca, e Karsten Tüchsen Hansen, de 89, da Alemanha, ficaram separados por causa das medidas de confinamento, mas acabaram por se tornar notícia por se encontrarem todos os dias perto da fronteira entre os dois países para lanchar e pôr a conversa em dia, mantendo a devida distância de segurança.

Para já, Karsten terá que dar às autoridades o nome, morada e contactos de Inga para poder entrar no país, assim como poderá ter que mostrar registos telefónicos, fotografias ou mensagens de texto. Uma vez provada a relação, poderão ver-se.

Esta medida aplicar-se-á a cidadãos com residência permanente na Finlândia, Islândia, Alemanha, Noruega e Suécia que mantenham relação com um residente da Dinamarca.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório