Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Chipre confirma deportação de 17 migrantes suspeitos de terrorismo

O Governo cipriota confirmou hoje a deportação de 17 migrantes suspeitos de terem participado em atos terroristas ou de terem vínculos a grupos extremistas como o Estado Islâmico (EI) ou a Al-Qaida.

Chipre confirma deportação de 17 migrantes suspeitos de terrorismo
Notícias ao Minuto

17:50 - 26/05/20 por Lusa

Mundo Chipre

A confirmação da deportação destes migrantes, que se encontram num centro de detenção, foi avançada pelo ministro do Interior cipriota, Nicos Nouris.

Na segunda-feira, o Ministério do Interior do Chipre tinha indicado que estava a ponderar a deportação deste grupo de 17 homens.

O ministro cipriota não especificou a nacionalidade dos migrantes em questão, nem indicou o país para o qual estes indivíduos vão ser deportados.

Chegados ao território cipriota como imigrantes irregulares, a identificação destes homens foi possível após a consulta das bases de dados de agências de segurança e de autoridades policiais internacionais, como a Europol e a Interpol, referiu, na segunda-feira, o ministro do Interior cipriota.

Segundo as duas organizações de cooperação policial internacional e europeia (Interpol e Europol, respetivamente), os 17 homens são suspeitos de terem ligações ao grupo 'jihadista' EI ou à rede terrorista Al-Qaida.

Até à deportação, os 17 homens serão mantidos num centro de detenção de migrantes em Menoyia (sul da ilha cipriota), segundo indicou Nicos Nouris.

A deportação acontecerá logo que o tráfego aéreo comercial seja retomado, depois de levantadas as medidas de contenção por causa da pandemia da doença covid-19.

A reabertura dos aeroportos cipriotas, encerrados desde 21 de março, está prevista para 09 de junho.

Chipre diz ter recebido cerca de 3.000 requerentes de asilo, uma grande parte oriundos da Síria, desde o início do ano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório