Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 24º

AO MINUTO: Brasil com mais de 24.500 mortos; Ministros do Chile com Covid

A pandemia de coronavírus já infetou 5,6 milhões de pessoas no mundo inteiro. Mais de 348 mil pessoas morreram e cerca de 2,3 milhões de pacientes recuperaram do vírus. Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Brasil com mais de 24.500 mortos; Ministros do Chile com Covid
Notícias ao Minuto

15:55 - 26/05/20 por Fábio Nunes

Mundo Coronavírus

A Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgou esta terça-feira o boletim epidemiológico da Covid-19 em Portugal. Os dados das últimas 24 horas dão conta de 219 novos casos de infeção e mais 12 vítimas mortais, o que aumenta para 31.007 o total de pessoas contagiadas e 1.342 o total de óbitos desde o início do surto do coronavírus

No 'briefing' diário, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, enfatizou que a situação na região de Lisboa e Vale do Tejo é "complexa" e que mais de 11 mil pessoas estão em vigilância

Os Estados Unidos são o país mais atingido pela pandemia de Covid-19 a nível mundial. O Brasil apresenta números cada vez elevados, numa altura em que vários países da América Latina registam subidas nos números de casos e de mortes

Rússia, Reino Unido, Espanha, Itália e França são outros dos países mais afetados pela propagação do SARS-CoV-2. 

Este ano a pandemia vai agravar os problemas provocados pelas vagas de calor no verão. As elevadas temperaturas previstas serão mais difíceis de suportar para as pessoas mais vulneráveis devido às medidas de confinamento impostas. Os cuidados de emergência próprios de alturas em que se registam ondas de calor também serão mais limitados, uma vez que em certos casos colidem com as normas de proteção face ao vírus. 

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

00h05 - Chega ao fim o nosso acompanhamento das informações mais recentes relacionadas com o surto de Covid-19 em Portugal e no mundo. Regressamos daqui a algumas horas. Boa noite!

00h02 - Pode consultar neste mapa interativo os dados mais recentes da pandemia de coronavírus no mundo. 

23h51 - O Ministério da Saúde brasileiro divulgou esta terça-feira os dados mais recentes da pandemia de Covid-19 no país. No espaço de 24 horas foram registados 16.324 novos casos de infeção e mais 1.039 mortes. O Brasil acumula 391.222 casos positivos e 24.512 vítimas mortais

23h39 - Dois ministros chilenos testaram positivo para a Covid-19. O El País avança que o ministro das Obras Públicas, Alfredo Moreno, de 63 anos, e o ministro da Energia, Juan Carlos Jobet, de 44 anos contraíram o SARS-CoV-2 e encontram-se em isolamento. 

O Chile totaliza nesta altura 77.961 casos de contágio e 806 vítimas mortais. 

23h31 - O campeonato de futebol da Ucrânia, interrompido desde meados de março, vai ser retomado este sábado, com jogos à porta fechada, anunciou hoje a federação ucraniana de futebol. A segunda fase do campeonato ucraniano é liderada pelo Shakhtar Donetsk, treinado pelo português Luís Castro, com 13 pontos de avanço sobre o Zorya

23h20 - As agressões contra mulheres cresceram cerca de 18% no Brasil nove dias após o início das medidas de isolamento social contra o novo coronavírus no país, transformando a violência masculina "numa pandemia dentro pandemia"

23h13 - O governo do Panamá anunciou hoje que vai retirar a hidroxicloroquina e a azitromicina dos protocolos sanitários para combater a pandemia, pelas evidências associadas a complicações cardíacas. Estes fármacos têm sido utilizados em vários países como tratamento para a Covid-19. 

23h03 - O Ministério da Saúde do Equador revelou esta terça-feira que até ao momento já foram detetados 37.656 casos positivos de Covid-19 e que a doença provocou a morte a 3.221 pessoas, adianta a agência Efe

22h57 - As autoridades da província canadiana do Ontario abriram uma investigação a cinco lares na sequência de uma relatório das forças armadas do Canadá, segundo a BBC. O relatório indica que estas instalações cheiravam a comida apodrecida, estavam infestadas de baratas e moscas e que os idosos ficavam horas a "pedir ajuda aos funcionários que não respondiam".

Os militares canadianos foram enviados para diversos lares para ajudarem no decurso do surto de coronavírus

O primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, considerou este relatório "profundamente perturbador". 

22h40 - As autoridades de saúde chilenas afirmam que as unidades de cuidados intensivos no país estão perto de atingir a sua capacidade total (95% da capacidade está ocupada), isto numa altura em que se está a registar uma subida significativa no número de pacientes com Covid-19, de acordo com a Associated Press. Em muitos casos, os médicos chilenos têm de escolher que pacientes devem ficar com uma cama. 

Em média, estão a ser diagnosticados quatro mil casos por dia. Cerca de 15% dos casos requer a hospitalização. 

22h29 - Um estudo publicado pelo Conselho Internacional dos Museus (ICOM) alerta que um terço dos museus no mundo inteiro podem fechar as portas definitivamente por causa da crise gerada pela pandemia do coronavírus, informa o El País. 

22h26 - A Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA, na sigla em inglês) lançou um programa para monitorizar a implementação das orientações de segurança relativas à pandemia pelos aeroportos e pelas companhias aéreas europeias. 

22h22 - As regras para a reabertura das salas de espetáculo e espetáculos ao ar livre, divulgadas hoje pelo Ministério da Cultura, exigem máscaras, lugares marcados, definição de vias de entrada e de saída, limpeza e desinfeção das instalações e recintos

21h15 - A pandemia do novo coronavírus já matou 347.723 pessoas e infetou mais de 5,5 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP, baseado em dados oficiais dos países.

21h11 - A ministra da Saúde de Angola, Sílvia Lutucuta, anunciou hoje um novo caso positivo de infeção pela Covid-19, um bebé de dois meses, elevando para 71 o número total de infetados. Já morreram quatro pessoas em Angola e 18 recuperaram da doença. 

20h59 - A Liga Portuguesa de Futebol deu luz verde às cinco substituições por jogo quando for retomada a I Liga. As equipas também vão passar a contar com nove elementos no banco de suplentes, quando antes os regulamentos permitiam apenas sete jogadores no banco. 

20h50 - O ministro da Saúde da Turquia, Fahrettin Koca, referiu que nas últimas 24 horas foram diagnosticados 948 novos casos de infeção e mais 28 mortes no país, como dá conta a Associated Press. No total, a Turquia soma 158.762 pessoas contagiadas e 4.397 óbitos desde o início da pandemia. Mais de 121.500 pessoas recuperaram da Covid-19 e tiveram alta hospitalar. 

20h41 - O governo de Pedro Sánchez anunciou que será respeitado um minuto de silêncio esta quarta-feira às 12 horas locais (menos uma hora em Portugal Continental), no primeiro de 10 dias de luto nacional em Espanha, revela o El País. 

20h36 - A Alemanha vai prolongar as regras de distanciamento físico até dia 29 de junho, como medida para mitigar a propagação da pandemia do coronavírus, anunciou hoje o governo de Angela Merkel.

20h25 - A popularidade de Boris Johnson está a cair à boleia do escândalo provocado pelas deslocações de carro de Dominic Cummings, o seu principal conselheiro, durante a quarentena. O El País dá conta de uma quebra de 20 pontos na popularidade do primeiro-ministro britânico. 

20h14 - As visitas aos reclusos e jovens internados em centros educativos serão retomadas com agendamento prévio, limite máximo de 30 minutos e com horários desfasados para evitar aglomerados à entrada e saída. 

20h11 - São Tomé e Príncipe aumentou de 299 para 441 casos positivos de Covid-19, número que inclui 12 registados através de testes rápidos, nas últimas 24 horas, indicou hoje o Ministério da Saúde. 

19h55 - A cimeira do G7 vai acontecer "no final de junho" e vai ter lugar na Casa Branca, confirmou esta terça-feira a porta-voz da Casa Branca, Kayleigh McEnany. Num 'briefing', a porta-voz disse que Donald Trump vê a cimeira como um "exemplo de reabertura na sua transição para a grandeza", refere a BBC

"Vamos proteger os líderes mundiais que vierem tal como protegemos as pessoas na Casa Branca", sublinhou Kayleigh McEnany. Recentemente dois funcionários da Casa Branca testaram positivo para a Covid-19. 

19h42 - Um estudo da Universidade de Washington prevê que o Brasil chegue às 125 mil mortes em agosto, se não foram implementadas medidas eficientes para conter a propagação do coronavírus. Atualmente, o Brasil contabiliza 23.473 vítimas mortais. 

19h35 - O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou hoje o diploma do Parlamento sobre proibição de festivais e espetáculos de natureza análoga até 30 de setembro devido à Covid-19, mas com reparos sobre "a garantia do princípio da igualdade".

19h24 - O Coliseu vai reabrir no dia 1 de junho, depois de estar encerrado durante três meses, avança a Associated Press. Os visitantes terão de usar máscara e a sua temperatura corporal será medida antes de entrarem na antiga arena. 

Notícias ao MinutoOs bilhetes para visitar o Coliseu terão de ser comprados online© Getty Images

19h09 - Teatros, salas de espetáculos e cinemas podem reabrir, a partir de segunda-feira, com todas as filas ocupadas e um lugar de intervalo entre os espectadores, que serão obrigados a usar máscara, revelou hoje a ministra da Cultura, Graça Fonseca. Os espetáculos ao ar livre terão de ter lugares assinalados.

19h04 - A Madeira não regista casos de Covid-19 há 20 dias. Apresenta um total acumulado de 90 infetados, dos quais 67 recuperados e 23 com infeção ativa, informou hoje a autoridade regional de saúde.

18h53 - A Associação Pediátrica do Japão considera que as crianças com menos de dois anos não devem usar máscaras, por tornarem mais difícil notar alterações nas suas caras, expressões ou na respiração. 

18h40 - Rui Rio esteve reunido com António Costa esta terça-feira em São Bento. No final do encontro, o presidente do PSD frisou as preocupações dos sociais-democratas com os "problemas sociais" e lembrou que sem a recuperação das empresas é impossível solucionar "os problemas das pessoas".

18h27 - O Ministério da Saúde francês anunciou mais 83 mortes nos hospitais no espaço de 24 horas. França totaliza agora 28.530 vítimas mortais desde o início do surto de coronavírus

18h14 - O governo espanhol decretou 10 dias de luto nacional pelas vítimas da Covid-19 que vão ter início esta quarta-feira, adianta a Associated Press. Este será o maior período de luto nacional em Espanha nas quatro décadas de democracia do país. 

18h09 - Os cinemas de Berlim estão a retirar cadeiras das salas para se assistir a filmes com distanciamento social.

18h04 - O construtor automóvel McLaren anunciou hoje a eliminação de 1.200 empregos, um quarto do total, devido ao impacto da pandemia nas suas atividades

17h53 - O presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares, apelou hoje às autoridades de saúde para ajudarem a autarquia a combater o crescimento de casos da Covid-19 no concelho. Loures contabiliza um total de 863 pessoas infetadas

17h51 - Cerca de 200 funcionários de empresas alemãs devem chegar no sábado à China, naquele que será o primeiro grande regresso de trabalhadores estrangeiros ao país desde que Pequim proibiu a entrada de cidadãos não chineses devido ao novo coronavírus.

17h49 - O Papa Francisco retomará no domingo, ao meio-dia, a sua tradicional Oração do Ângelus a partir da janela do Palácio Apostólico de Roma perante os fiéis, que estão autorizados a reunir-se novamente na Praça de São Pedro.

17h42 - Estes são alguns dos desenvolvimentos mais recentes em vários pontos do país: 

- O Município de Porto de Mós anunciou hoje que foi aprovada a isenção total das taxas de licenciamento de esplanadas até ao final do ano. 

- A Associação Empresarial da Região da Guarda (NERGA) e a Associação Distrital para a Sociedade de Informação (ADSI) anunciaram hoje a criação de uma plataforma online para comercialização de produtos locais a nível nacional e internacional. 

- O município de Mogadouro vai atribuir vales de desconto no comércio local destinados à aquisição de produtos de primeira necessidade, direcionados às pessoas e famílias mais carenciadas do concelho, disse hoje o presidente da câmara, Francisco Guimarães. A atribuição destes vales visa apoiar igualmente o comércio local durante o período de pandemia

- O Município da Batalha anunciou hoje a sua satisfação pela decisão do Governo de isentar os hospitais de campanha de qualquer taxa até ao final de 2021.

- O presidente da Associação de Criadores de Gado de Bragança, Amadeu Fernandes, mostrou-se hoje "otimista" em relação a um aumento do consumo nos meses de verão para o setor recuperar das perdas com a pandemia Covid-19.

17h28 - O Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (CESP) reiterou hoje que os três mil funcionários do grupo Sonae que trabalham no entreposto da Azambuja devem ser testados, depois de terem sido detetados 121 casos da Covid-19.

17h07 - A proteção civil italiana divulgou esta terça-feira o boletim epidemiológico da Covid-19 nas últimas 24 horas. Foram registados 397 novos casos e mais 78 mortes, sendo este o terceiro dia consecutivo em que Itália fica abaixo da centena de óbitos. O país contabiliza 230.555 casos e 32.955 vítimas mortais. 144.658 pessoas recuperaram da Covid-19 desde o início da pandemia

16h57 - O impacto da pandemia no défice orçamental faz-se notar. O surto de coronavírus agravou o défice para 1,6 mil milhões de euros - mais 341 milhões de euros até abril quando comparado com o mesmo período do ano passado

16h52 - Andrea Bocelli confirmou que teve Covid-19. O tenor italiano revelou que a esposa e os seus filhos também testaram positivo para a doença e que está a "doar plasma para a pesquisa". 

16h49 - O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, convidou o presidente russo, Vladimir Putin, para participar numa cimeira online sobre o desenvolvimento de uma vacina para a Covid-19, de acordo com a Associated Press. A embaixada britânica afirma que Johnson convidou Putin para a Global Vaccine Summit que terá lugar no dia 4 do próximo mês. 

16h38 - As prostitutas estão a pedir ao governo alemão a reabertura dos bordéis, que se encontram encerrados desde meados de março, segundo a Associated Press. No entanto, as suas intenções esbarram na posição de alguns deputados que pediram aos governadores dos estados da Alemanha que prolongassem o encerramento dos bordéis. Estes legisladores temem que as prostitutas e os seus clientes possam tornar-se 'supercontagiadores' do vírus. 

16h24 - A Comissão Europeia quer cooperar com tecnológicas como a Apple ou Google relativamente às aplicações móveis de rastreamento para conter a Covid-19. Bruxelas pretende que estas apps funcionem em vários dispositivos e em qualquer sítio da Europa, já no verão.

16h22 - O Valencia transformou o seu estádio, o Mestalla, num terreno solidário, com duas instituições a usá-lo como banco alimentar para apoio a famílias necessitadas.

16h11 - O Ministério da Saúde espanhol revelou que no espaço de 24 horas foram diagnosticados 194 novos casos e morreram mais 35 pessoas por causa da Covid-19. O número total de óbitos em Espanha voltou a ser corrigido, tal como já tinha acontecido ontem. O país contabiliza agora 27.117 mortes e 236.259 casos de infeção desde o início da pandemia

16h04 - Os Açores registaram desde ontem duas recuperações de infeção por SARS-CoV-2. Não foram detetados novos casos positivos, indicou hoje a Autoridade de Saúde Regional.

16h02 - A Organização Mundial de Saúde (OMS) admite que pelo menos três infeções por Covid-19 nos Países Baixos possam ser os primeiros casos conhecidos de transmissão do novo coronavírus dos animais para o homem. A origem do contágio são martas. 

15h51 - O controverso estado de emergência adotado na Hungria para combater o novo coronavírus deve ser levantado em 20 de junho, afirmou hoje o governo de Viktor Orbán. O primeiro-ministro húngaro tem sido acusado de aproveitar a pandemia para fortalecer o seu poder.

15h49 - O Departamento de Saúde e de Assistência Social britânico anunciou que nas últimas 24 horas foram diagnosticados 2.004 novos casos e morreram mais 134 pessoas devido à Covid-19. O Reino Unido totaliza agora 265.227 casos positivos e 37.048 vítimas mortais

Recomendados para si

;
Campo obrigatório