Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Uruguai reforça controlo sanitário junto a fronteira com Brasil

O presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, anunciou hoje o reforço das medidas sanitárias na cidade de Rivera, situada junto à fronteira com o Brasil, onde um novo surto de covid-19 foi detetado.

Uruguai reforça controlo sanitário junto a fronteira com Brasil
Notícias ao Minuto

23:57 - 25/05/20 por Lusa

Mundo Covid-19

O presidente do pequeno país sul-americano, com 3,5 milhões de habitantes, disse que se encontrou com seu congénere brasileiro, Jair Bolsonaro, para a implementação de um tratado binacional de ação de saúde entre os dois países.

"Recebemos a aprovação do presidente brasileiro para aplicar esse tratado e, nas próximas horas, vamos colocá-lo em prática", disse Lacalle Pou numa entrevista.

Os controlos vão ser reforçados para reduzir o tráfego de e para a cidade fronteiriça de Rivera (norte), que tem mais de 100.000 habitantes.

Apesar do encerramento da fronteira, os pontos de passagem permaneceram parcialmente abertos em Rivera e em algumas outras cidades fronteiriças devido à natureza "binacional" das suas atividades.

Em Rivera, as escolas que deveriam ser retomadas na primeira quinzena de junho, como em outras partes do país, vão permanecer fechadas.

As medidas tomadas pelo governo "visam respeitar a vida binacional, mas ao mesmo tempo garantir que Rivera não espalhe focos de contaminação", acrescentou o chefe de Estado.

Mil testes serão realizados nos próximos dias na cidade, aleatoriamente, para tentar determinar a extensão do surto. Até agora, a cidade registou 12 casos positivos, incluindo duas mortes, que ocorreram no sábado.

A epidemia de coronavírus está sob "controlo relativo" no Uruguai, segundo o comité científico que assessoria o governo.

O país registou um total de 769 casos, incluindo 22 mortes. Atualmente 129 pessoas estão doentes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório