Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Eleições: Trump exige clarificação sobre convenção republicana em agosto

O Presidente dos EUA, Donald Trump, exigiu hoje que o governador democrata da Carolina do Norte clarifique "imediatamente" se vai permitir que a convenção do Partido Republicano se realize em agosto, apesar da pandemia de covid-19.

Eleições: Trump exige clarificação sobre convenção republicana em agosto
Notícias ao Minuto

16:16 - 25/05/20 por Lusa

Mundo EUA

O Partido Republicano tem marcada para os dias 24 a 27 de agosto, em Charlotte, na Carolina do Norte, a convenção que vai entronizar a candidatura de Donald Trump a um segundo mandato presidencial, apesar dos receios de restrições por causa das medidas de contenção para travar a propagação do novo coronavírus.

Na semana passada, a presidente do Comité Nacional Republicano, Ronna McDaniel, disse aos jornalistas que gostaria que a convenção se realizasse, pelo menos parcialmente em formato presencial, descartando a hipótese de ela ter um formato exclusivamente virtual.

Hoje, Trump usou a sua conta pessoal da rede social Twitter para criticar o governador da Carolina do Norte por este estar a querer prolongar as medidas de contenção, não dando garantias de que a convenção do Partido Republicano decorra normalmente, no final de agosto.

"Infelizmente, o governador democrata, Roy Cooper, ainda está em espírito de confinamento e não é capaz de garantir que, em agosto, teremos permissão de participação plena na arena (onde se realiza a convenção)", escreveu o Presidente norte-americano, que se recandidata a um segundo mandato nas eleições presidenciais, em 03 de novembro.

Trump acrescentou que os republicanos "devem receber imediatamente uma resposta sobre se o espaço da arena poderá ser totalmente ocupado", dizendo que, caso contrário, serão "relutantemente obrigados a encontrar (com todos os empregos e desenvolvimento económico que isso implica) um outro local para a convenção".

A mensagem de Trump acontece apenas dois dias depois de a Carolina do Norte ter registado o maior aumento diário de novos casos, desde o início da pandemia, levando o governador a fazer alertas para a necessidade de um final de confinamento muito gradual e reservado.

Na sexta-feira, a Carolina do Norte entrou numa segunda fase de fim de confinamento, com a reabertura de barbeiros e cabeleireiros, bem como de restaurantes, mas o governador deixou claro que as próximas fases ficam dependentes de uma evolução positiva do combate à pandemia.

Sobre o pedido de resposta de Trump, o governador Cooper ainda não se pronunciou.

Na semana passada, o secretário federal de Saúde e Serviços Humanos, Alex Azar, disse que o modelo de funcionamento da convenção republicana ficará dependente da capacidade de testes que se possam fazer na Carolina do Norte.

Ainda assim, Azar disse estarmos ainda a vários meses de distância da organização do evento do Partido Republicano, pelo que é prematuro estar a determinar restrições para o evento, especialmente quando a evolução da pandemia nos Estados Unidos ainda está longe de ter estabilizado, com cerca de 100.000 mortes registadas com covid-19.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou quase 345 mil mortos e infetou mais de 5,4 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Mais de 2,1 milhões de doentes foram considerados curados.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano passou a ser o que tem mais casos confirmados (cerca de 2,5 milhões, contra mais de dois milhões no continente europeu), embora com menos mortes (mais de 144 mil, contra mais de 174 mil).

Para combater a pandemia, os governos mandaram para casa 4,5 mil milhões de pessoas (mais de metade da população do planeta), paralisando setores inteiros da economia mundial, num "grande confinamento" que vários países já começaram a aliviar face à diminuição dos novos contágios.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório