Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Tempestade deixa parte da costa australiana sem luz

Pelo menos 65 mil casas ficaram sem eletricidade na costa oeste da Austrália, em resultado de uma tempestade violenta que fustigou o país pelo segundo dia consecutivo, disseram hoje as autoridades australianas.

Notícias ao Minuto

07:52 - 25/05/20 por Lusa

Mundo Tempestade

A tempestade, que o responsável pelos serviços de emergência da região da Austrália ocidental, Jon Broomhall, considerou do tipo que se regista "uma vez em cada década", não fez vítimas, provocando apenas danos materiais e até 65 mil casas sem eletricidade, árvores arrancadas e erosão na costa.

Classificada pelo Gabinete de Meteorologia da Austrália Ocidental como um efeito climático "dinâmico e complexo", a tempestade, que registou ventos de mais de 90 quilómetros/hora e ondas até oito metros, formou-se pela interação do ciclone tropical Mangga com uma frente fria.

O temporal fustigou uma faixa de 1.200 quilómetros da costa australiana, incluindo a cidade de Perth, com os ventos a atingirem os 132 quilómetros/hora em Cape Leeuwin, o valor mais alto registado no mês de maio desde 2005, de acordo com a agência de notícias Associated Press (AP).

As autoridades preveem que a tempestade diminua de intensidade já a partir desta tarde.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório