Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

França quer que cidadãos passem férias de verão no país

Informação foi avançada pela ministra da Transição Ecológica Elisabeth Borne este domingo.

França quer que cidadãos passem férias de verão no país
Notícias ao Minuto

15:58 - 24/05/20 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Covid-19

A ministra da Transição Ecológica Elisabeth Borne, numa entrevista à rádio France Inter, aconselhou hoje os cidadãos a não irem de férias para fora de França neste verão, face às restrições que poderão encontrar no estrangeiro devido à pandemia da covid-19.

"As fronteiras com o espaço Schengen (de livre circulação europeia) vão continuar a ser fortemente controladas. Apelamos vivamente aos franceses a não considerarem as férias no estrangeiro", afirmou a governante, em declarações à France Inter, instando ainda a população a avançar com reservas para os meses de julho e agosto, uma vez que as decisões em relação a junho sobre as restrições ainda em vigor só vão ser tomadas "na próxima semana".

Elisabeth Borne foi também confrontada com a posição adotada pelo governo espanhol, que anunciou esta semana a abertura de fronteiras a turistas de todo o continente europeu, mas reiterou a orientação anteriormente manifestada e deixou mesmo um reparo à decisão do executivo liderado por Pedro Sánchez.

"[Não é possível] atualmente recomendar aos franceses que reservem férias em Espanha. É uma opção que Espanha tomou, enquanto o país adotou regras para as pessoas que chegam de avião, o que é contraditório", observou a ministra francesa.

A ministra referiu ainda que na próxima semana o governo irá tomar uma decisão sobre a possibilidade de aligeirar as regras de confinamento no que diz respeito às viagens domésticas - que estão, atualmente, limitadas até 100 quilómetros de casa.

Já os parques de Paris deverão permanecer fechados por enquanto, uma vez que a capital francesa ainda é uma "zona vermelha" na circulação do vírus, referiu.

A mayor da capital, Anne Hidalgo, já pediu ao governo que autorizasse a reabertura dos parques uma vez que parte dos cidadãos, que vive em apartamentos, tendem a juntar-se à volta de parques fechados onde é difícil respeitar as regras de distanciamento.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório