Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Indicações de vacina eficaz para Covid-19 podem chegar no outono

O administrador executivo da GAVI - A Aliança Mundial para Vacinas e Imunização -, referiu que "se tivermos sorte" os primeiros sinais da eficácia de uma potencial vacina estarão disponíveis no outono.

Indicações de vacina eficaz para Covid-19 podem chegar no outono
Notícias ao Minuto

12:23 - 24/05/20 por Silvia Abreu

Mundo Covid-19

Os primeiros sinais de eficácia de uma potencial vacina contra o novo coronavírus podem chegar no outono, referiu o administrador executivo da GAVI - A Aliança Mundial para Vacinas e Imunização, Seth Berkley, numa entrevista à publicação suíça NZZ

"Infelizmente, não sabemos mesmo que vacina será eficaz ou se haverá uma. Se tivermos sorte, receberemos indicações no outono sobre a eficácia de uma potencial vacina", explicou.

Apesar de ser uma possibilidade, Seth Berkley alerta: "Mas haverá ainda um longo caminho até que uma substância ativa aprovada seja disponibilizada em grandes quantidades para a população global".

O administrador executivo da GAVI referiu ainda que, após ser encontrada uma vacina, é necessário um acordo internacional para aumentar a capacidade de produção, para que seja produzida rapidamente.

"Os países devem trabalhar em conjunto e partilhar as vacinas", disse, alertando que é possível que algumas vacinas funcionem melhor em jovens e outras em pessoas mais velhas.

Seth Berkley deixou ainda um apelo à Organização Mundial de Saúde (OMS) para que sejam emitidas directrizes claras sobre a distribuição de uma vacina, de forma a impedir que esta seja disponibilizada primeiro aos ricos.

Se uma vacina eficaz se tornar disponível de forma - inicialmente - limitada, deve ser administrada primeiro aos profissionais de saúde, afirmou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório