Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 26º

Funeral de ex-Presidente Serifo Nhamado realizado em Bissau

O antigo presidente de transição da Guiné-Bissau, Serifo Nhamadjo, foi hoje a enterrar no jazigo da família, na sua residência, em Bissau, com honras de Estado, perante familiares, lideres religiosos e políticos.

Funeral de ex-Presidente Serifo Nhamado realizado em Bissau
Notícias ao Minuto

16:59 - 23/05/20 por Lusa

Mundo Guiné-Bissau

Falecido em Lisboa, onde se encontrava em tratamento médico, a 17 de março, o corpo de Serifo Nhamadjo, de 62 anos, que chegou a Bissau na sexta-feira, mereceu uma homenagem na sede do parlamento guineense, que também liderou, com discursos de vários políticos.

De forma unânime todos lembraram as qualidades de Serifo Nhamadjo como "grande estadista, nacionalista convicto e profundo amante da paz".

Amigo e antigo conselheiro, Agnelo Regala, líder do partido União para a Mudança, lembrou as qualidades "humanas excecionais" de Nhamadjo, assim como o "seu profundo amor ao Benfica", clube de que foi presidente em Bissau.

Ao ser sepultado, além da bandeira da Guiné-Bissau, o corpo de Nhamadjo também foi coberto com uma camisola do Benfica.

O discurso em nome do parlamento guineense foi feito por Satu Camara, que destacou o facto de Nhamadjo ter sido "um precursor da conferência nacional de reconciliação" entre os guineenses, iniciativa que ainda não se realizou.

Dirigente do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Serifo Nhamadjo também foi referenciado pelo líder da bancada parlamentar daquela formação política, Califa Seidi, como "alguém que deve ser fonte de inspiração da juventude" guineense.

O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embalo, presenciou as exéquias fúnebres no parlamento, mas não fez discurso, tendo anunciado, através dos serviços da presidência, que a Nahamadjo será atribuído, a titulo póstumo, a mais alta condecoração do país, a medalha Amílcar Cabral, pelos serviços prestados à nação.

O presidente do parlamento, Cipriano Cassamá, e o primeiro-ministro, Nuno Nabian, foram os representantes do Estado guineense no funeral realizado num ambiente de recolhimento familiar, perante lideres muçulmanos, a religião de Serifo Nhamadjo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório