Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Filipe Nyusi enaltece "abnegação" da polícia na resolução de raptos

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, disse hoje que a resolução dos casos de raptos no país resulta do esforço "abnegado" da polícia, numa altura em que as autoridades contabilizam, só neste ano, sete casos, três dos quais resolvidos.

Filipe Nyusi enaltece "abnegação" da polícia na resolução de raptos
Notícias ao Minuto

16:58 - 22/05/20 por Lusa

Mundo Moçambique

"O combate cerrado dos crimes de rapto e sequestros dos nossos concidadãos são fruto do vosso [Polícia da República de Moçambique] trabalho abnegado", disse Filipe Nyusi, falando durante a cerimónia de promoção de seis oficiais generais das Forças de Defesa e Segurança em Maputo.

Na quarta-feira, a polícia moçambicana resgatou dois empresários, Rizwan Adatia e Manish Cantilal, duas das sete vítimas de sequestros registados no país desde o início do ano.

Na quinta-feira, o empresário do setor comercial Liacat Moreira e Silva, raptado há uma semana na cidade da Beira, província de Sofala, centro de Moçambique, foi libertado em "circunstâncias por apurar", disse à Lusa fonte policial.

Dados da Procuradoria Geral da República indicam que 15 processos-crime por rapto foram instaurados em 2019, mais um que no ano anterior.

"O sistema judicial hoje funciona graças à vossa entrega e patriotismo", frisou o chefe de Estado moçambicano, apelando à vigilância dos recém-promovidos para casos de corrupção dentro da instituição.

Na mesma ocasião, o Presidente moçambicano encorajou também a polícia a lutar contra grupos armados em Cabo Delgado, onde, pelo menos, 550 pessoas já morreram devido à violência armada classificada como uma ameaça terrorista naquela província do norte de Moçambique.

"Os atos macabros põem em causa o Estado de Direito democrático e atentam contra os mais elementares direitos humanos, a vida, integridade física e habitação e bem assim a liberdade de circulação", disse.

Filipe Nyusi empossou hoje Aníbal Rafael para o cargo de diretor do Departamento de Comunicações no Estado-Maior General das Forças Armadas de Defesa, Lurdes Espada, para diretora de Doutrina e Ética Policial no Comando-Geral da Polícia, e Inácio Dina para o cargo de Comandante Provincial da Polícia na província de Maputo, entre outros oficiais da cooperação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório