Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Número de casos de Covid-19 na Guiné-Bissau sobe para 1.114

O número de infeções por covid-19 na Guiné-Bissau aumentou hoje para 1.114, depois de terem sido registados cinco novos casos em militares da força de interposição da Ecomib, divulgou hoje o Centro de Operações de Emergência de Saúde.

Número de casos de Covid-19 na Guiné-Bissau sobe para 1.114
Notícias ao Minuto

16:34 - 22/05/20 por Lusa

Mundo Covid-19

"Foram registados cinco novos casos em militares da Ecomib. As análises foram feitas por uma equipa médica do Senegal, mas os dados são adicionados aos da Guiné-Bissau, porque aqueles militares estão no país", afirmou o coordenador do Centro de Operações de Emergência de Saúde (COES), Dionísio Cumba.

Segundo o médico guineense, o Laboratório Nacional de Saúde Pública não realizou análises nas últimas 24 horas devido à falta de placas, que devem chegar no avião que transporta o corpo do antigo Presidente guineense Serifo Nhamadjo, e que deve chegar a Bissau ainda hoje.

O Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, ordenou no início de março, após ter tomado posse, o acantonamento da força de interposição da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (Ecomib), que está estacionada no país desde 2012, na sequência de um golpe de Estado.

A missão daquela força militar terminou no final de março, mas o encerramento de fronteiras no âmbito do combate à covid-19 impediu a sua saída do país.

Em relação aos casos mais preocupantes, Dionísio Cumba disse que há uma contaminação por covid-19 registada na região de Bafatá.

"Trata-se de uma mulher de 40 anos que foi para aquela zona. A equipa sanitária da zona de Bafatá está desde ontem [quinta-feira] a trabalhar, já coletou cinco amostras de pessoas que estiveram próximas da mulher, mas há muita resistência por parte dos familiares da mulher, que se recusam a colaborar", afirmou.

Em relação a Bissau, o número de internados no Hospital Nacional Simão Mendes 18 pessoas, 11 das quais a precisar de oxigénio.

No hospital de Cumura estão 21 pessoas internadas e há falta de oxigénio.

Sobre as pessoas que estão confinadas em hotéis, o médico disse que está a ser feito um esforço para enviar as pessoas para as suas casas.

"Ainda há alguma dificuldade de alimentação, mas hoje as coisas estão regularizadas", disse.

Dionísio Cumba manteve o número de recuperados em 42 e de vítimas mortais em seis.

No âmbito do combate à pandemia, o Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, decretou o estado de emergência, até 26 de maio, e o recolher obrigatório entre as 20:00 e as 06:00 no país.

Além daquelas medidas, as pessoas só podem circular entre as 07:00 e as 14:00 locais.

Em África, há 3.089 mortos confirmados, com mais de 99 mil infetados em 54 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia naquele continente.

Entre os países africanos que têm o português como língua oficial, a Guiné-Bissau lidera em número de infeções (1.114 casos e seis mortos), seguindo-se a Guiné Equatorial (719 casos e sete mortos), Cabo Verde (362 casos e três mortes), São Tomé e Príncipe (269 casos e 11 mortos), Moçambique (162 casos) e Angola (60 infetados e três mortos).

O país lusófono mais afetado pela pandemia é o Brasil, com mais de 20.000 mortes e mais de 310.500 infeções.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou quase 330 mil mortos e infetou mais de 5,1 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Mais de 1,9 milhões de doentes foram considerados curados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório