Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Kiev entrega fundamentos legais contra Rússia pelo incidente no Mar Negro

A Ucrânia apresenta hoje no Tribunal Internacional de Direito Marítimo o memorando com a argumentação contra a Rússia para que Moscovo pague compensações sobre o incidente de 2018 no Mar Negro, quando foram apresados navios de guerra de Kiev. 

Kiev entrega fundamentos legais contra Rússia pelo incidente no Mar Negro
Notícias ao Minuto

13:48 - 22/05/20 por Lusa

Mundo Rússia

"Hoje entregamos a nossa posição legal detalhada. Os factos, as imagens, as provas, as posições jurídicas. Tudo está sistematizado e exposto", disse em conferência de imprensa o ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Dmitri Kuleba.

O incidente naval ocorreu no dia 25 de novembro de 2018 quando lanchas de guerra da Rússia dispararam contra os navios da Ucrânia, tendo-lhes barrado a passagem pelo Estreito de Kerch, durante a travessia que efetuavam na zona de Azov, partilhada pelos dois países.

O ministro sublinhou que a Ucrânia não procura "vingança", mas apenas justiça e que a Rússia deve responder por ter violado a Convenção da ONU sobre direito naval e por manter detidos durante nove meses os marinheiros ucranianos, assim como manteve apresados os navios de guerra durante 11 meses.

O chefe da diplomacia de Kiev disse que a Ucrânia pretende uma compensação por danos materiais e morais, mas não se referiu ao montante exigido.

Os 24 marinheiros foram libertados no passado dia 07 de setembro, na primeira troca de prisioneiros entre os dois países desde que o início da guerra no leste da Ucrânia, em 2014.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório