Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Segunda volta das eleições municipais francesas realiza-se a 28 de junho

A segunda volta das eleições municipais francesas, adiada em março devido à covid-19, vai acontecer a 28 de junho, anunciou hoje o primeiro-ministro, Édouard Philippe, justificando que a vida democrática em França "deve ser retomada".

Segunda volta das eleições municipais francesas realiza-se a 28 de junho
Notícias ao Minuto

12:38 - 22/05/20 por Lusa

Mundo França

"Após ter pesado os prós e contras, pensamos que a vida democrática deve ser retomada com todos os seus direitos. E, por isso, vamos apresentar ao Presidente da República um decreto que chama os eleitores a irem às urnas no dia 28 de junho", referiu o primeiro-ministro.

Édouard Philippe assumiu que esta é uma decisão do Governo, já que a data não gerou consenso político nem uma declaração clara do Conselho Científico.

Segundo este órgão, que tem apoiado o Governo e o Presidente nas decisões sobre a covid-19 em França, as eleições podem acontecer sem problema, mas a campanha eleitoral apresenta perigos.

Assim, o ministro do Interior, Christophe Castaner, detalhou também hoje que a campanha será feita preferencialmente através de meios digitais e com recurso a debates televisivos.

A campanha desta segunda volta será mais longa do que é habitual (cinco dias), podendo durar até várias semanas, mas as datas finais só serão conhecidas depois de um período de concertação entre o Governo e os eleitos locais.

Quanto à ida às urnas, tal como na primeira volta, que se realizou a 15 de março, todas as medidas de segurança sanitária devem ser respeitadas, com o ministro a insistir que para os cidadãos idosos há sempre a possibilidade de votar através de procuração.

Na primeira volta destas eleições foram eleitos os autarcas de 30.143, ficando ainda cerca de 5.000 autarquias sem novo executivo, especialmente nas maiores aglomerações francesas.

A entrada em vigor do confinamento impediu a realização da segunda votla que deveria ter acontecido a 22 de março.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório