Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Vaticano preocupado com situação entre Israel e palestinianos

O Vaticano afirmou hoje que está a acompanhar de perto a situação em Israel e nos territórios ocupados, expressando a sua preocupação "por qualquer ato que possa comprometer ainda mais o diálogo entre israelitas e palestinianos".

Vaticano preocupado com situação entre Israel e palestinianos
Notícias ao Minuto

14:16 - 20/05/20 por Lusa

Mundo Vaticano

O Vaticano fez essa declaração, num comunicado, após o secretário de Relações com os Estados do Vaticano, Paul Richard Gallagher, ter sido contactado por telefone por Saeb Erekat, negociador-chefe e secretário-geral da Organização para a Libertação da Palestina "para informá-lo dos mais recentes desenvolvimentos nos territórios palestinianos".

Erekar comunicou ao responsável do Vaticano a "possibilidade de que a soberania israelita pudesse ser aplicada unilateralmente a essas áreas, o que comprometeria ainda mais a paz", acrescentou o comunicado.

O responsável palestiniano referia-se ao avanço dos planos israelitas de anexar parte do território ocupado da Cisjordânia, uma possibilidade contemplada no plano de paz proposto pelos Estados Unidos em janeiro passado.

Perante esta situação, o Presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmud Abbas, declarou na terça-feira o fim de todos os acordos com Israel e os Estados Unidos.

O Vaticano lembrou na sua nota que "o respeito ao direito internacional e às resoluções relevantes das Nações Unidas é um elemento indispensável para os dois povos viverem juntos como dois Estados, com fronteiras internacionalmente reconhecidas antes de 1967".

O Vaticano expressou a sua preocupação com qualquer ato que possa comprometer "a possibilidade de negociar diretamente um acordo, com a ajuda da comunidade internacional, e para que a paz possa finalmente reinar na Terra Santa, tão amada por judeus, cristãos, muçulmanos".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório