Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Israel acusa UE de "diplomacia de megafone"

Israel acusou hoje a União Europeia (UE) de recorrer a uma "diplomacia de megafone", em resposta à declaração do chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, contra a anexação de territórios na Cisjordânia proposta pelo novo governo israelita.

Israel acusa UE de "diplomacia de megafone"
Notícias ao Minuto

14:44 - 19/05/20 por Lusa

Mundo Diplomacia

"Esta 'diplomacia de megafone' não substitui o diálogo diplomático próximo e não ajuda ao papel que a UE procura ter", afirmou o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Israel em comunicado.

O Alto Representante da UE para a Política Externa e de Segurança, Josep Borrell, felicitou na segunda-feira o novo governo israelita, mas reiterou a sua "grave preocupação" face à possível anexação de mais territórios palestinianos.

"É lamentável que, uma vez mais, a segurança de Israel, um aliado-chave da UE, e as ameaças que Israel enfrenta, não tenham sido mencionadas em absoluto e não tenham recebido qualquer centralidade, como deviam, numa mensagem como esta", lê-se no comunicado.

O texto destaca palavras do novo chefe da diplomacia israelita, Gabi Ashkenazi, que disse na segunda-feira esperar um "diálogo significativo" com os aliados europeus, num discurso em que também descreveu a iniciativa de paz dos Estados Unidos para a região como uma "oportunidade histórica".

A proposta norte-americana prevê a anexação por Israel do vale do Jordão, faixa de terras agrícolas que representa cerca de 30% da Cisjordânia, e dos mais de 130 colonatos, assim como a criação de um Estado palestiniano no território amputado.

Segundo o governo da coligação israelita - um governo de união constituído pelo Likud (direita), de Benjamin Netanyahu, e a coligação centrista Azul e Branco, do ex-chefe do Estado-Maior das Forças Armadas Benny Gantz e respetivos aliados -, a proposta pode começar a ser legislada a partir de julho.

A proposta é questionada pela UE e por boa parte da comunidade internacional, e rejeitada pelos palestinianos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório