Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

OMS: Decisão sobre participação de Taiwan adiada

Os países membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) decidiram hoje, durante a sessão anual da agência da ONU, adiar os debates sobre a participação de Taiwan como observador.

OMS: Decisão sobre participação de Taiwan adiada
Notícias ao Minuto

15:53 - 18/05/20 por Lusa

Mundo Taiwan

No primeiro dos dois dias da assembleia, pela primeira vez virtual, os países aceitaram discutir a questão de Taiwan quando os debates forem retomados, esperando a OMS que tal aconteça ainda este ano.

Nenhum país se opôs à proposta, apesar dos Estados Unidos e de outras nações terem exigido a participação da ilha nos últimos dias.

A 6 de maio, o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, pediu ao diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, para convidar Taiwan para a reunião anual da organização, apelando também a todos os países para apoiarem a participação da ilha na organização como observadora.

Taiwan foi excluído da OMS, onde tinha o estatuto de observador até 2016, por pressão da China.

O ministro da Saúde de Taiwan, Chen Shih-chung, reagiu aquele apelo dos Estados Unidos, considerando que a exclusão do seu país da Assembleia Mundial de Saúde podia prejudicar a resposta global à pandemia.

"A coisa mais importante no combate à pandemia é a transparência. Todos devem partilhar o que sabem sobre o tema", disse Chen, justificando a utilidade da sua presença na reunião da OMS.

A Assembleia Mundial da Saúde é o órgão de decisão daquela agência especializada das Nações Unidas.

Washington tem elogiado a resposta de Taiwan à propagação do novo coronavírus e acusado a China de esconder a verdade sobre a origem e a escala da epidemia, que surgiu no final de 2019 na cidade chinesa de Wuhan.

Acredita também que a OMS negligenciou um alerta feito por Taiwan sobre a gravidade da crise sanitária e suspendeu o financiamento norte-americano à organização. A agência da ONU nega qualquer negligência.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 315.000 mortos e infetou mais de 4,7 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço da agência France Presse. Mais de 1,7 milhões de doentes foram considerados curados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório