Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Onda de calor atinge Turquia com temperaturas máximas até 41 graus

Uma massa de ar quente proveniente de África vai atingir esta semana todo o território da Turquia, gerando uma onda de calor com temperaturas máximas até os 41 graus, um registo recorde e atípico para a atual época.

Onda de calor atinge Turquia com temperaturas máximas até 41 graus
Notícias ao Minuto

15:19 - 18/05/20 por Lusa

Mundo Turquia

"Devido à onda de calor procedente de África, as temperaturas vão subir entre sete e 13 graus. O calor vai durar 10 dias e vamos enfrentar temperaturas típicas do verão", afirmou o meteorologista Orhan Sen, citado pela agência de notícias estatal turca Anadolu.

"A temperatura em Istambul poderá chegar aos 33 graus. Em Esmirna e Mugla (na costa do Mar Egeu) pode ultrapassar os 40 graus. No Mediterrâneo Oriental, as temperaturas vão atingir os 40 graus", referiu.

Segundo o serviço meteorológico turco, a onda de calor deverá atingir o pico entre hoje e terça-feira e vai afetar todo o país.

As autoridades de várias províncias turcas emitiram comunicados a alertar as respetivas populações sobre o aumento atípico das temperaturas.

A província de Adana, no sul do país, já registou hoje temperaturas muito altas, com os termómetros a ascender aos 41 graus, o registo mais alto verificado nesta época do ano nas últimas sete décadas.

Dezenas de habitantes de Adana partilharam imagens e vídeos nas redes sociais a fritar ovos no asfalto quente, uma espécie de tradição naquela zona durante os meses mais quentes do verão.

Previsões recentemente citadas pelos 'media' internacionais apontam que 2020 poderá ser o ano mais quente desde que há registos.

De acordo com as estimativas, citadas em finais de abril pelo jornal britânico The Guardian, 2020 tem entre 50% a 75% de probabilidades de quebrar o recorde de 2016, o ano mais quente desde que se registam as temperaturas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório