Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Candidata da oposição polaca renuncia e partido procura substituto

O partido centrista Coligação Cívica (PO), o principal partido da oposição na Polónia, terá de procurar um novo candidato após a renúncia da sua pretendente à eleição presidencial, num escrutínio amplamente perturbado pela pandemia de covid-19.

Candidata da oposição polaca renuncia e partido procura substituto
Notícias ao Minuto

12:59 - 15/05/20 por Lusa

Mundo Polónia

Malgorzata Kidawa-Blonska, que também é vice-presidente do parlamento, viu a sua popularidade cair drasticamente depois de se retirar da campanha e de pedir um boicote à eleição, inicialmente agendada para 10 de maio, devido à epidemia do novo coronavírus.

O partido Coligação Cívica recolhe habitualmente cerca de 20% dos votos nas eleições do país, mas Malgorzata Kidawa-Blonska aparecia agora nas sondagens com menos de 5% dos votos, levando a candidata a renunciar.

O partido deve anunciar hoje o seu novo candidato, sendo os favoritos o autarca de Varsóvia, Rafal Trzaskowski, e o vice e ex-ministro dos Negócios Estrangeiros, Radoslaw Sikorski.

A eleição foi adiada e a nova data ainda não foi anunciada.

O Presidente cessante, apoiado pelo partido nacionalista conservador PiS, Andrzej Duda, é dado como favorito nestas eleições, mas a sua passagem para além da primeira volta das eleições parece cada vez menos provável após a crise económica causada pela epidemia.

O cancelamento da eleição no último momento, sem a declaração de um estado de emergência, provocou uma controvérsia legal e uma crise política.

O Governo gostaria de marcar o sufrágio para 28 de junho ou início de julho. O mandato atual de Duda termina em 06 de agosto.

Segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 302 mil mortos e infetou quase 4,4 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Mais de 1,5 milhões de doentes foram considerados curados.

Em Portugal, morreram 1.184 pessoas das 28.319 confirmadas como infetadas, e há 3.198 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório