Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Timor e ONU assinam novo quadro de cooperação até 2025

O Governo timorense e as Nações Unidas assinaram hoje um novo quadro de cooperação, entre 2021 e 2025, que incide no desenvolvimento sustentável e no apoio à agenda de prosperidade e desenvolvimento do país.

Timor e ONU assinam novo quadro de cooperação até 2025
Notícias ao Minuto

10:35 - 14/05/20 por Lusa

Mundo Acordo

O Acordo Quadro de Cooperação, conhecido pela sigla UNSDCF e que envolve vários parceiros de desenvolvimento, foi assinado hoje pelo ministro dos Negócios Estrangeiros timorense, Dionísio Babo, e pelo coordenador residente da ONU em Timor-Leste, Roy Trivedy.

"Timor-Leste tem uma relação histórica com as Nações Unidas. Este Quadro de Cooperação representa um novo capítulo na relação entre o Governo e o povo de Timor-Leste e a ONU", referiu Dionísio Babo.

"O Governo de Timor-Leste espera continuar a trabalhar em estreita colaboração com a família das Nações Unidas para transformar a visão compartilhada do nosso país em realidade para todos os cidadãos timorenses", sublinhou.

Trivedy, por seu lado, considerou que os próximos cinco anos "são criticamente importantes" e "moldarão a transformação do país", notando que a cooperação traduz "a proposta de valor coletivo da ONU para apoiar e acelerar o progresso de Timor-Leste no sentido de alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e as suas prioridades nacionais de desenvolvimento".

"Pretendemos trabalhar com o Governo e todos os parceiros para maximizar os nossos recursos humanos, financeiros e outros para ajudar a alcançar os resultados do UNSDCF", frisou.

"Estamos convictos de que, juntos, podemos alcançar a transformação necessária que permitiria às meninas, meninos, mulheres e homens de Timor-Leste realizar todo o seu potencial e contribuir para um Timor-Leste saudável, forte e próspero que não deixa ninguém para trás", disse ainda.

O UNDSCF segue o quadro de Assistência ao Desenvolvimento das Nações Unidas (UNDAF 2015-2020) aposta em seis áreas essenciais, incluindo o apoio à nutrição, segurança alimentar e agricultura sustentável.

"Promover oportunidades económicas sustentáveis ??e trabalho decente para todos, construção de capital humano a partir do desenvolvimento da primeira infância e apoio à aprendizagem e habilidades ao longo da vida", são outros dos pilares.

O programa aposta ainda na promoção de "cuidados de saúde e bem-estar de qualidade", no fortalecimento da governação responsável, inclusiva e participativa e serviços públicos de qualidade e no apoio à gestão sustentável dos recursos naturais e a resiliência às mudanças climáticas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório