Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

AO MINUTO: Imunidade em Espanha? Só 5%. Brasil supera os 13 mil mortos

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Imunidade em Espanha? Só 5%. Brasil supera os 13 mil mortos

Portugal regista esta quarta-feira 1.175 mortes relacionadas com a Covid-19, mais 12 do que ontem, e 28.132 infetados, mais 219, segundo o indicado pela Direção Geral da Saúde.

A região Norte é a que regista o maior número de mortos (667), seguida da região de Lisboa e Vale do Tejo (257), do Centro (221), do Algarve (14), dos Açores (15) e do Alentejo, que regista um caso.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia já provocou mais de 290 mil mortos e infetou mais de 4,2 milhões de pessoas em 195 países e territórios. Mais de 1,4 milhões de doentes foram considerados curados.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no resto do mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

00h00 - O registo de hoje termina por aqui, será retomado na manhã de quarta-feira. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes. Caso tenha sintomas:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

Só quer tirar dúvidas? Não assoberbe as linhas telefónicas: atendimento@sns24.gov.pt

23h54 - A Amazon pediu hoje ao Congresso dos Estados Unidos da América a aprovação de uma lei federal que proíba aumentos excessivos de preços durante emergências nacionais, para impedir revendedores menos escrupulosos de lucrarem com crises como a atual.

23h48 - Mais de um quarto dos vídeos mais vistos no YouTube é enganador. Mais de um quarto dos vídeos sobre a pandemia da covid-19 mais vistos no YouTube tem informação incorreta ou enganadora, segundo um estudo publicado hoje na revista BMJ Global Health.

23h43 E em Portugal? Portugal regista hoje 1.175 mortes relacionadas com a Covid-19. Em comparação com os dados de terça-feira, em que se registavam 1.163 mortos, hoje constatou-se um aumento de óbitos de 1,03%.

Em baixo, pode ver uma relação do registo diário de óbitos desde o dia 18 de março, data da primeira morte.

23h25 - São reportadas mais 749 mortes no Brasil nas últimas 24 horas, levando o total a superar os 13 mil óbitos associdados à pandemia do novo coronavírus. O Brasil é já o sexto país do mundo com mais mortes relacionadas com a pandemia, atrás dos cinco países que enumeramos mais abaixo.

23h18 Número de mortes no México "é cinco vezes superior" ao reportado, avança a estação britânica Sky News.

23h15 - Eis um balanço dos números de vítimas mortais e infeções nos cinco países mais afetados, neste momento:

  • Estados Unidos. Os EUA registaram quase 1.900 mortes nas últimas 24 horas, um novo aumento no número diário de óbitos, após dois dias de declínio acentuado, o que elevou para 82.246 o total o número de óbitos no país.
  • Reino Unido. O número de óbitos registados no Reino Unido durante a pandemia de covid-19 aumentou hoje para 33.186, um aumento de 494 desde terça-feira.
  • Itália. A Itália registou 195 óbitos nas últimas 24 horas, o número mais alto nos últimos cinco dias, totalizando desde o início da crise 31.106 vítimas mortais.
  • Espanha. O país vizinho registou 184 mortes nas últimas 24 horas, um ligeiro aumento em relação às 176 de terça-feira, mas um número abaixo dos 200 pelo quinto dia consecutivo.
  • França. O número total de mortos em França aumentou hoje para 27.074, com mais 83 óbitos registados no último dia.

23h01 Os números globais da pandemia, às 23h00 de quarta-feira:

  • 4,412,619 casos de infeção, dos quais:
  • 1,648,159 estão recuperados (37%);
  • 2,467,457 são casos ativos (56%), dos quais 45,932 estão em estado grave (2%);
  • 297,003 morreram (7%)

Estes dados foram retirados daqui, um mapa global com atualizações automáticas. Aqui pode confirmar os dados disponibilizados hoje pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças Transmissíveis (ECDC), mas estes não incluem os números avançados pelos diversos países ao longo do dia.

22h43 - SNS "fez das fraquezas forças" mas precisa de recuperação. O presidente do Conselho Económico e Social (CES) considerou hoje que o SNS "fez das fraquezas forças" e respondeu de "forma muito efetiva" à pandemia, mas precisa de recuperação e de ter reservas estratégicas de recursos humanos.

22h30 - Os motoristas da Uber vão ter de tirar uma foto antes de cada serviço a comprovar o uso de máscara, que também será obrigatória para os passageiros, anunciou hoje aquela plataforma eletrónica.

22h17 - Só 5% dos espanhóis têm anticorpos. De acordo com os primeiros resultados do estudo de soroprevalência em Espanha, apenas 5% dos espanhóis foram expostos ao novo coronavírus. Os resultados, que foram divulgados esta tarde pelo ministro da Saúde espanhol Salvador Illa, indicam uma percentagem  de 5%, que está muito longe daquela que confere imunidade de grupo à população - que deverá ser um mínimo de 60%, de acordo com os especialistas.

22h11 - Luiz Henrique Mandetta, ex-ministro da Saúde brasileiro, esteve em entrevista na CNN. O antigo responsável pela Saúde do Brasil, retirado de funções por Jair Bolsonaro, diz que os números de mortes no país "falam por si" e que a "história vai-se encarregar de dizer quem estava certo e quem estava errado".

21h41 Respostas à Covid-19 "foram as mesmas de há 100 anos". O economista da Saúde Francisco Ramos afirmou hoje que, apesar do progresso científico, as repostas à pandemia foram as mesmas de há 100 anos, defendendo que a saúde pública é a "resposta mais eficaz" e não a tecnologia.

21h39 Liga e FPF realizam vistoria a sete estádios na quinta-feira. Organismos vão avaliar as condições de segurança e higiene dos recintos de Moreirense, Rio Ave, Paços de Ferreira, Aves, Tondela, Vitória FC e Portimonense.

21h24 - Atualização global. A pandemia do novo coronavírusmatou 294.199 pessoas e infetou mais de 4,3 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP.

21h14 - Ex-diretor dos 'espiões' britânicos desmente especulação sobre vírus manufaturado. Andrew Parker, ex-diretor do MI5, os serviços de informação do Reino Unido, desvalorizou a especulação sobre a origem do vírus, responsabilizando Wuhan, epicentro da pandemia, pela sua criação.

"Não estou a par de qualquer prova que mostre o contrário do que as pessoas sabem: veio através dos mercados [de animais vivos]. Há muitas hipóteses a circular, mas não acho que seja útil especular", indicou, citado pelo Guardian.

Parker indicou, num webinar, que é responsabilidade das agências de informação saber se, a dada altura, um agente dentro de um estado ou estrangeiro estaria a tentar espalhar uma doença perigosa de forma deliberada. Se esse fosse o caso, disse, "deveria haver a expetativa de que as agências o iriam descortinar, de alguma forma".

21h09 - Pelo menos 590 médicos cubanos estão a trabalhar no México na luta contra a pandemia de covid-19, anunciaram as autoridades mexicanas.

21h07 - O presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública defendeu hoje que são necessárias "ferramentas mais robustas e mais eficazes" para ter um sistema de vigilância epidemiológico que permita tomar decisões e avaliar o que vai acontecer.

21h01 "As pessoas só estarão à vontade quando houver uma vacina". O presidente da Caixa Geral de Depósitos (CGD), Paulo Macedo, estimou hoje que as pessoas só estarão à vontade para consumir "quando houver uma vacina" para a covid-19, considerando que a crise poderá ser pior do que o esperado.

A Jerónimo Martins, por seu turno, considera que "todos os negócios serão impactados" pela pandemia de Covid-19 e, dada a sua imprevisibilidade, reviu o seu programa de investimento anunciado em fevereiro, anunciou hoje a dona do Pingo Doce.

20h58 - O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, testou negativo nos exames que realizou ao novo coronavírus durante o mês de março, segundo os documentos oficiais entregues hoje ao Supremo Tribunal Federal (STF).

20h51 - As últimas atualizações a nível local, no âmbito da pandemia:

  • O município do Sabugal, no distrito da Guarda, procedeu à distribuição de 55 cabazes com géneros alimentares por famílias carenciadas do concelho, face à pandemia da Covid-19;
  • A Câmara Municipal de Ílhavo anunciou hoje que decidiu cancelar o Festival do bacalhau e outros eventos de verão que decorrem habitualmente até setembro, devido à pandemia da Covid-19;
  • O PCP questionou o Governo sobre um aviso no qual a Universidade de Coimbra deu um prazo aos estudantes alojados nas residências da instituição para removerem os seus bens dos quartos;
  • O presidente da Câmara do Porto perspetiva que não haverá problemas na praia da ilha, onde "há espaço para todos", e que a autarquia não terá preocupações com a abertura da época balnear oficial em 1 de junho;
  • A Câmara de Braga autorizou a abertura, a partir de 18 de maio, dos estabelecimentos comerciais com porta aberta para a rua de dimensão superior a 400 metros quadrados, com exceção dos centros comerciais;
  • A Câmara de Chaves vai permitir o alargamento ou atribuição pontual, excecional e temporário de esplanadas a cafés e restaurantes, mantendo a isenção das taxas municipais, para que estes garantam a sua viabilidade económica;
  • A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, do distrito do Porto, anunciou hoje que vai agilizar os processos de licenciamento de esplanadas de estabelecimentos de restauração, para minimizar as restrições provocadas pela pandemia de Covid-19;
  • O município de Condeixa-a-Nova, no distrito de Coimbra, apoiou os taxistas do concelho na implementação de medidas de segurança para o seu regresso à atividade;
  • O PSD/Açores entregou hoje no parlamento açoriano uma iniciativa legislativa para a realização de um inquérito serológico à população açoriana, dando prioridade "aos grupos de maior risco de exposição ao vírus" e "outros grupos relevantes" para uma amostra representativa;
  • O PCP de Sintra acusou hoje a administração do Centro Comercial Alegro, localizado naquele concelho, de estar a pressionar os lojistas da restauração para reabrirem as lojas no dia 18, acusação negada pela entidade gestora;
  • A CDU de Arcos de Valdevez classificou hoje de antidemocrática a decisão do presidente da Assembleia Municipal de adiar as sessões daquele órgão, acusação refutada por Francisco Araújo que disse estar a ser criado um facto político inexistente;
  • A Câmara de Marco de Canaveses criticou hoje as autoridades locais e regionais de saúde por não terem um plano de testes à covid-19 para centenas de utentes e colaboradores dos lares de idosos, forças de segurança e proteção civil.

20h45 Artistas querem suspensão de dívidas ao Fisco e à Segurança Social. A suspensão de pagamentos de dívidas à Segurança Social e à Autoridade Tributária são algumas das medidas que o Movimento 'Pelos Profissionais do Palco' reclama, para fazer face à crise do setor, criada pelo combate à Covid-19.

20h31 - As fronteiras terrestres entre Portugal e Espanha vão continuar encerradas até às 00h00 de 15 de junho devido à pandemia da doença Covid-19, segundo a resolução de Conselhos de Ministros publicada esta quarta-feira em Diário da República.

20h12 - O Governo dos Estados Unidos está a usar a pandemia de covid-19 para aumentar a expulsão de jovens migrantes da América Central, denunciam organizações de defesa de direitos humanos.

20h02 - As autoridades sanitárias angolanas já começaram a processar amostras colhidas nos bairros onde se verificaram casos de transmissão local de Covid-19, em Luanda, e que estão atualmente com cerca sanitária, anunciou o secretário de Estado para a Saúde Pública

19h57 - O presidente da Caixa Geral de Depósitos (CGD), Paulo Macedo, estimou hoje que as pessoas só estarão à vontade para consumir "quando houver uma vacina" para a Covid-19, considerando que a crise poderá ser pior do que o esperado.

19h53 - A PSP vai manter o uso das viseiras entre o efetivo até que receba indicações formais das autoridades de saúde de que este equipamento deve ser usado juntamente com máscaras, avançou hoje aquela a direção nacional daquela polícia.

19h50 - Os jogadores do plantel principal, equipa técnica e 'staff' do Marítimo tiveram resultados negativos aos testes de rastreio ao Covid-19, realizados na segunda-feira, informou hoje o clube da I Liga portuguesa de futebol.

19h45 -  A Bélgica vai avançar para a segunda fase do plano de reabertura do país no dia 18 de maio. Os alunos de ensino básico e secundário vão voltar a ter algumas aulas e os museus vão reabrir, com algumas restrições, anunciou hoje a primeira-ministra do país. 

19h41 - O presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública defendeu hoje que são necessárias "ferramentas mais robustas e mais eficazes" para ter um sistema de vigilância epidemiológico que permita tomar decisões e avaliar o que vai acontecer.

19h34 - O Governo francês decidiu reabrir hoje algumas praias do litoral atlântico, dando também "luz verde" à reabertura, sábado, do santuário de Lourdes, no sudoeste, como mais medidas do fim das restrições impostas para evitar a propagação do novo coronavírus.

19h28 - A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social anunciou hoje que foram efetuados 10 mil testes para despistagem da Covid-19 a funcionários das creches em todo o país, priorizando os que retomam funções a 18 de maio.

19h20 - O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus, salientou hoje que a saúde não pode ser transformada em arma e fez um minuto de silêncio pelos profissionais do setor que morrem "para salvar vidas".

"Num momento de pandemia global peço a todos que deixem a política de lado e deem prioridade à paz, e que haja um cessar fogo global para terminar com a pandemia. A cada dia sem um cessar fogo há mais pessoas a morrer de forma desnecessária", alertou.

19h12 - Um jardim zoológico do Canadá vai devolver dois pandas gigantes à China, depois das limitações ao tráfego aéreo, por causa da pandemia, terem impossibilitado a importação de bambu. Não há como os alimentar.

Notícias ao MinutoUm dos pandas, quando chegaram ao Canadá© REUTERS/Fred Thornhill

Os pandas, Er Shun e Da Mao, chegaram ao Canadá em 2014 no âmbito de um acordo entre os dois países. Depois de cinco anos no zoo de Toronto, estavam agora no zoo de Calgary.

19h00 - Concerto dos Slipknot em Portugal foi cancelado. A informação foi avançada pela promotora 'Everything is New', que indica também que os reembolsos poderão ser obtidos a partir de segunda-feira, dia 18 de maio.

A banda também anunciou o cancelamento de todas as digressões agendas para o verão, através das redes sociais.

18h51 - Números em França. De acordo com os dados divulgados pelo Ministério da Saúde francês, nas últimas 24 horas foram reportados 83 óbitos (menos 265 do que ontem). O número de casos confirmados é agora de 140.734, tendo sido registados mais 507 casos.

18h37 - "Vírus pode nunca desaparecer". Mike Ryan, diretor-executivo da Organização Mundial de Saúde (OMS) para Emergências Sanitárias, disse esta quarta-feira que o novo coronavírus pode nunca desaparecer e pode passar a fazer parte do conjunto de vírus que todos os anos afetam (e matam) pessoas em todo o mundo.

"Este vírus poderá tornar-se em mais um vírus endémico nas nossas comunidades e pode nunca desaparecer. O VIH nunca desapareceu. Não estou a comparar as duas doenças, mas acho que é importante que sejamos realistas. Não há ninguém que possa predizer quando ou se esta doença vai desaparecer", disse o especialista na conferência da imprensa daquela organização da ONU.

Mike Ryan admite que, com a vacina, "talvez exista uma possibilidade de eliminar o vírus mas a vacina terá que ser altamente eficiente e terá que estar disponível para toda a gente, que tem que a tomar". "Esta doença pode tornar-se num problema a longo prazo ou poderá não se tornar", acrescentou.

18h15 - Cinema e audiovisual durante pandemia. Planos de contingência, uso de máscaras, realização de isolamento profilático e medição de temperatura são algumas das medidas recomendadas para a produção de cinema e audiovisual em Portugal, em tempo de Covid-19, hoje reveladas.

18h06 - "Porque é que Espanha tem números tão altos de contágios e mortos por Covid? Porque em Espanha está a Comunidade de Madrid". Declarações do deputado Rafael Simancas (PSOE), que culpa o governo de Madrid e a presidente, Isabel Díaz Ayuso, dos números de mortos a que chegou a país.

18h02 - Para assinalar o Dia Internacional do Enfermeiro, celebrado a 12 de maio, o IPO de Lisboa divulgou hoje uma galeria de fotografias através da qual presta a homenagem a todos os profissionais. Retratos do quotidiano no ano de pandemia Covid-19, através da objetiva da Sandra Gonçalves, do Gabinete de Comunicação do IPO Lisboa.

17h48 - A Rússia voltou hoje a registar mais de 10.000 casos de infetados por coronavírus, ultrapassando os 242 mil casos de contágio.

Rússia tornou-se, na terça-feira, o segundo país do mundo com mais pessoas infetadas pelo coronavírus que provoca a doença da covid-19, embora a mortalidade permaneça baixa em comparação com outros países: 2.212 vítimas. Entretanto, Moscovo admitiu que não contabiliza todas as fatalidades associadas ao novo coronavírus, diferenciando os mortos POR Covid-19 dos mortos COM Covid-19 (que não são incluídos na contagem).

17h39 - Impacto no desporto. Os campeonatos da Europa de hóquei em patins de sub-17 e sub-19 foram cancelados, devido à pandemia de covid-19, anunciou hoje a federação europeia, referindo que a medida é extensível a todas as competições até 30 de setembro.

A campanha 'Unidos por Portugal', da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e do canal de televisão SIC, angariou perto de 600 mil euros, que serviram para a compra de material para combater a pandemia.

17h34 - Lojas abertas dia 18? A Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC) defende a reabertura das suas lojas já na segunda-feira e não apenas em 1 de junho, conforme previsto, sustentando que podem dar "um contributo fundamental para a retoma" económica.

17h30 - A pandemia da Covid-19 é o "grande desafio" no combate aos incêndios deste ano, destacou hoje o comandante distrital de Operações de Socorro de Leiria na apresentação do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais.

A Proteção Civil já ontem tinha anunciado que está a preparar um documento operacional com medidas e instruções que devem ser seguidas pelos envolvidos no combate aos incêndios florestais deste ano para minimizar os efeitos da Covid-19.

17h12 - Desde o início da pandemia de Covid-19 já morreram 31.106 pessoas em Itália. Nas últimas 24 horas, foram reportados 195 óbitos, de acordo com a agência de Proteção Civil italiana.

16h55 - As últimas atualizações a nível local, no contexto da pandemia:

  • A Câmara do Fundão vai isentar o pagamento da taxa de esplanadas no concelho durante o período em que vigora o estado de calamidade devido à Covid-19;
  • O município de Proença-a-Nova está a delinear uma estratégia comum com os alojamentos para a época do verão e aguarda pela publicitação das medidas do Governo para as praias fluviais;
  • A Câmara da Nazaré pediu hoje o reforço dos postos de vigia nas praias do concelho e defendeu a colaboração da autoridade marítima e dos fuzileiros para garantir o cumprimento das normas de contenção da pandemia;
  • O Município de Ansião anunciou hoje a criação de uma plataforma de apoio à educação, com o objetivo de promover a interação e o trabalho em rede, cada vez mais necessário e, de momento, essencial;
  • A Câmara Municipal de Tondela anunciou hoje que vai reabrir o espaço da feira semanal na segunda-feira, com a entrada condicionada e somente destinado a produtos hortícolas;
  •  Todos os núcleos do Museu Municipal de Coimbra vão reabrir na segunda-feira e está já determinada a reabertura da Casa da Escrita e da Casa-Museu Miguel Torga para 1 de junho;
  • A Feira Semanal e a Feira de Grossistas de Braga regressam na terça-feira, com a disponibilização dos habituais produtos e serviços e com uma série de novas regras decorrentes da pandemia de Covid-19;
  • O Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB), Covilhã, está a iniciar a "retoma gradual" da atividade com critérios de segurança e horário alargado para as consultas, depois das alterações implementadas devido à Covid-19;
  • A Câmara de Penacova, no distrito de Coimbra, identificou na vigência do estado de emergência 650 casos que exigiram diferentes ajudas na área social;

15h41 - ASAE. Foram apreendidas cerca de 77 mil máscaras por "falta de conformidade e falta de certificado por laboratório acreditado" e ainda "178 litros de biocida". O valor global das apreensões ultrapassa os 200 mil euros. 

15h30 - Regras para creches não garantem "risco zero mas minimizam". A diretora-geral da Saúde admitiu hoje que as regras descritas na orientação da DGS sobre a reabertura das creches não garantem "risco zero" de contágio, assegurando que "minimizam" a probabilidade de infeção por Covid-19.

15h15 - Estudo de imunidade. O secretário de Estado António Lacerda Sales indicou esta terça-feira que "o primeiro estudo transversal do Instituto Nacional de Saúde de Covid-19 está já no terreno e visa monitorizar a evolução da imunidade contra o novo coronavírus na população portuguesa". 

15h00 - Iniciámos um novo registo diário, se quiser conferir as incidências da manhã, por favor, clique aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório