Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Equipa da ONU investiga crimes do grupo Estado Islâmico no Iraque

A equipa da ONU responsável pela investigação dos crimes cometidos pelo grupo 'jihadista' Estado Islâmico (EI) "fez progressos significativos" na identificação de elementos pertencentes a este grupo.

Equipa da ONU investiga crimes do grupo Estado Islâmico no Iraque
Notícias ao Minuto

19:09 - 12/05/20 por Lusa

Mundo ONU

De acordo com um relatório entregue, na segunda-feira, ao Conselho de Segurança da ONU, ao qual a agência France-Presse (AFP) teve acesso hoje, a equipa chefiada pelo especialista Karim Asad Ahmad Khan congratulou-se com a cooperação das autoridades iraquianas através da obtenção "de informações de telemóveis" de várias empresas de telecomunicações que operam no Iraque, durante o ano passado.

O relatório sublinha que a cooperação das autoridades de Bagdad possibilitou a apreensão de vários computadores portáteis, cartões SIM e dispositivos de armazenamento em computadores utilizados pelo 'Daesh' (acrónimo em árabe para designar o EI), explicita a AFP.

Karim Asad Ahmad Khan destaca, em particular, os massacres contra a minoria étnico religiosa curda Yazidi, em agosto de 2014, na região de Sinjar (Iraque).

A equipa de investigação obteve "mais de dois milhões de registos de chamadas" e informações de geolocalização sobre estes ataques.

Segundo a ONU, o massacre da minoria Yazidi poderá constituir genocídio.

O relatório de 21 páginas, prossegue a AFP, também tem informações relacionadas com a mortes de vários recrutas militares iraquianos, em junho de 2014, na região de Tikrit (Iraque).

A contribuições adicionais do Reino Unido e dos Estados Unidos vão permitir a esta equipa das Nações Unidas prosseguir com as investigações relacionadas com os crimes cometidos pelo EI.

Esta divisão foi criada pelo Conselho de Segurança da ONU em 2017 e integra 129 elementos, 49% dos quais são mulheres, de vários países.

As Nações Unidas acrescentam que foram encontradas mais de 200 valas comuns, que poderão conter até 12.000 corpos, devido aos crimes cometidos pelo grupo 'jihadista' Estado Islâmico no Iraque.

O Conselho de Segurança da ONU é composto por 15 países, cinco dos quais são membros permanentes - China, França, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos - e 10 rotativos - atualmente, Bélgica, República Dominicana, Estónia, Alemanha, Indonésia, Níger, São Vicente e Granadinas, África do Sul, Tunísia e Vietname.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório