Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Novo recorde de atos antissemitas nos Estados Unidos em 2019

Os Estados Unidos registaram em 2019 um novo recorde de atos antissemitas, com um forte aumento das agressões físicas, indica um relatório anual da Liga Antidifamação norte-americana (ADL, na sigla em inglês) divulgado hoje.

Novo recorde de atos antissemitas nos Estados Unidos em 2019
Notícias ao Minuto

16:25 - 12/05/20 por Lusa

Mundo Estados Unidos

A comunidade judaica norte-americana enfrentou o ano passado "o nível mais alto de atos antissemitas desde 1979", segundo a ADL, que aponta como exemplos um tiroteio numa mercearia kosher nos subúrbios de Nova Iorque no início de dezembro, um ataque com arma branca na casa de um rabi a norte de Nova Iorque no final de dezembro e o ataque contra uma sinagoga na Califórnia em abril.

A organização que luta contra o antissemitismo e o racismo contabilizou em 2019 um total de 2.107 atos antissemitas - agressões, assédio, vandalismo -, um novo recorde após um pico de 1.986 casos em 2017 e de 1.879 em 2018.

O ano de 2018 foi marcado pelo ataque contra a sinagoga de Pittsburgh, que causou 11 mortos, o ataque mais mortífero contra a comunidade judaica norte-americana.

As agressões físicas, que já tinham aumentado em 2018, subiram novamente e ascenderam a 61 em 2019 contra 39 no ano anterior. Mais de metade ocorreram na cidade de Nova Iorque.

O tiroteio na mercearia kosher de Jersey City a 10 de dezembro fez quatro mortos, incluindo um polícia, e o ataque na festa de um rabi da pequena cidade de Monsey, onde vive uma importante comunidade ortodoxa, causou cinco feridos, um dos quais acabou por morrer em março.

Tratou-se de um ano "sem precedentes para as atividades antissemitas, um período durante o qual muitas comunidades judaicas enfrentaram diretamente o mal", declarou o presidente da ADL, Jonathan Greenblatt, citado num comunicado.

Os atos de assédio também aumentaram, com 1.127 incidentes (mais 6% do que em 2018), tal como os de vandalismo, que chegaram aos 919 (mais 19%).

Com exceção do Alasca e do Havai, todos os restantes Estados norte-americanos registam atos antissemitas. Além de Nova Iorque, New Jersey, Califórnia, Massachusetts e Pensilvânia estão entre os cinco com maior número de incidentes.

Face a este recrudescimento "deve ser assegurado que as sinagogas e os locais comunitários têm medidas de segurança adequadas para evitar eventuais ataques", sublinhou Greenblatt.

"Vamos trabalhar com membros do Congresso e outros eleitos para garantir o financiamento e obrigar todos os estados a incluírem o tema do Holocausto no ensino, o que poderá ser o mais eficaz em termos de dissuasão", adiantou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório