Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Homem de confiança de Putin hospitalizado após teste positivo

O porta-voz do presidente russo foi internado, assim com a sua mulher. Estão ambos infetados pela Covid-19.

Homem de confiança de Putin hospitalizado após teste positivo
Notícias ao Minuto

15:06 - 12/05/20 por Notícias Ao Minuto com Lusa

Mundo Rússia

Um dos homens de maior confiança de Vladimir Putin está infetado com Covid-19.

Dmitry Peskov, porta-voz do presidente russo, foi internado numa das clínicas mais conceituadas de Moscovo, refere o Mirror.

O homem, de 52 anos, foi internado juntamente com a sua mulher e foi o próprio a confirmar que estava doente.

"Sim, estou doente. Estou a ser tratado", declarou o porta-voz do Presidente russo, Vladimir Putin, citado pelas agências russas TASSInterfax e Ria Novosti, sem fornecer mais informações.

A última vez que foi visto foi na terça-feira passada, numa conferência de imprensa em que surgiu ao lado de Vladimir Putin e sem estar a usar uma máscara de proteção.

A mulher de Dmitry, a antiga atleta olímpica Tatiana Navka , também está infetada com Covid-19.

Antes de Dmitri Peskov também o primeiro-ministro russo, Mikhail Michoustine, e os ministros das pastas da Construção, Habitação e Serviços Públicos e da Cultura, Vladimir Iakouchev e Olga Lioubimovarespetivamente, já tinham sido diagnosticados com a doença covid-19.

O anúncio de Dmitri Peskov acontece um dia depois de Putin ter afirmado que, apesar do perigo ainda se manter, a Rússia estava a conseguir retardar a progressão dos contágios e que o país ia começar a aliviar gradualmente o confinamento, em vigor desde finais de março.

"A partir de amanhã, 12 de maio, termina o período de encerramento da economia em vigor em todo o país e em todos os setores da economia. Mas a luta contra a epidemia [do novo coronavírus] não acaba. O perigo continua", disse, na segunda-feira, Vladimir Putin num discurso ao país transmitido pela televisão.

Com mais de 232 mil casos de infeção pelo novo coronavírus confirmados, segundo os dados mais recentes, a Rússia tornou-se nos últimos dias num dos principais focos da doença covid-19 na Europa.

Horas antes de Putin ter falado ao país, as autoridades de saúde russas tinham anunciado o registo diário de mais de 11.600 novos casos da doença covid-19. O país registou, até à data, 2.116 mortes associadas à covid-19.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório