Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Mundial será "maior produtor mundial de plataformas de petróleo"

A presidente brasileira, Dilma Rousseff, declarou hoje que, com o início da produção na região do pré-sal, o Brasil deverá ser nos próximos anos o maior produtor de plataformas de petróleo do mundo.

Mundial será "maior produtor mundial de plataformas de petróleo"
Notícias ao Minuto

06:42 - 18/12/13 por Lusa

Mundo Dilma Rousseff

"O Brasil vai precisar de muita plataforma daqui para frente. Com a exploração do petróleo do pré-sal ganhando velocidade e escala, o Brasil vai transformar-se necessariamente no maior produtor de plataformas de petróleo do século XXI", afirmou a líder brasileira durante inauguração da plataforma P-62, em Pernambuco, no nordeste brasileiro.

Dilma Rousseff associou o bom desempenho vivido pela indústria naval brasileira à política de incentivo criada durante o Governo de seu antecessor, Lula da Silva, que exigiu um nível mínimo de peças fabricadas localmente para a construção deste tipo de embarcação.

A estrutura da P-62, por exemplo, contou com 63% de material fornecido por indústrias brasileiras e contou com cinco mil empregos diretos, segundo números citados pela Presidente brasileira.

Ainda segundo Dilma Rousseff, o país entregou nove plataformas deste tipo somente em 2013 e a indústria naval brasileira emprega atualmente 79 mil pessoas, face aos 7 mil funcionários há dez anos.

A previsão é de que o setor permanecerá bastante ativo, principalmente com o aumento da exploração nos campos do pré-sal, camada a mais de 6.000 metros do nível do mar, onde o Brasil realizou importantes descobertas de petróleo nos últimos anos.

"Só em Libra [um megacampo leiloado em outubro deste ano], para eles extraírem petróleo de um campo, precisam de 12 a 18 plataformas", disse a Presidente, lembrando que esses são projetos "já garantidos".

A indústria naval brasileira ganhou protagonismo nas décadas de 1970 e 1980, mas havia perdido fôlego face à concorrência com os asiáticos, ao longo das décadas seguintes.

O cenário tem sido modificado nos últimos anos, principalmente em função de políticas de proteção de mercado e graças ao fortalecimento do setor petrolífero vivido pelo país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório