Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Peru anuncia medidas de proteção para comunidades indígenas

O governo do Peru anunciou hoje que vai distribuir mais de 420 mil máscaras às comunidades indígenas, depois de terem sido registadas as primeiras mortes entre população nativa infetada pelo novo coronavírus no interior da Amazónia peruana.

Peru anuncia medidas de proteção para comunidades indígenas
Notícias ao Minuto

22:05 - 11/05/20 por Lusa

Mundo Covid-19

A medida agora anunciada faz parte do protocolo de proteção às comunidades indígenas, que entra hoje em vigor, depois de mais de oito semanas desde o início da quarentena obrigatória contra a covid-19, e contempla também a realização de testes rápidos e distribuição de medicamentos pelas comunidades nativas.

O protocolo prevê ainda que representantes das organizações indígenas sejam integrados nos postos de atendimento de emergência em cada uma das regiões da Amazónia peruana para recomendar protocolos de atendimento em idiomas nativos e adaptados aos costumes e visões de mundo dessas comunidades.

Também foram estabelecidas medidas para restringir ainda mais o acesso às reservas para povos indígenas em isolamento voluntário ou o contacto inicial com tribos que vivem na selva quase sem contacto com a sociedade ocidental e altamente vulneráveis ??a qualquer agente infeccioso externo.

Para implementar estas medidas nos idiomas das comunidades nativas, o governo de Lima transferiu cinco milhões de soles (moeda peruana), o equivalente a cerca de 1,4 milhões de euros, do fundo de emergência peruano para o Ministério da Cultura.

No Peru, existem 55 grupos étnicos indígenas, dos quais quatro habitam os Andes, e os outros 51 na Amazónia, entre os quais se contam  duas tribos (taushiros e resígaros) em sério perigo de extinção.

O Governo do Peru reconheceu até sexta-feira passada um total de 43 indígenas infetados pelo vírus da covid-19, mas a Associação Interétnica para o Desenvolvimento da Floresta Peruana (Aidesep), a maior organização indígena a nível nacional, considera que o número é muito maior.

Apesar de o Peru ter sido o primeiro país da América Latina a decretar a quarentena obrigatória, em 16 de março, após registar 71 casos, a pandemia covid-19 continuou a espalhar-se durante as oito semanas de confinamento, causando até ao momento quase 2.000 mortes e próximo de 70.000 infetados.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 283 mil mortos e infetou mais de 4,1 milhões de pessoas em 195 países e territórios. Quase 1,4 milhões de doentes foram considerados curados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório