Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Combates entre separatistas e aliados do Governo recomeçam no Iémen

Os separatistas e as forças aliadas do Governo do Iémen retomaram hoje, pela primeira vez desde que os separatistas do sul proclamaram autonomia, em 26 de abril, os combates para reconquistar Zinjibar, a capital da província de Abyan.

Combates entre separatistas e aliados do Governo recomeçam no Iémen
Notícias ao Minuto

16:58 - 11/05/20 por Lusa

Mundo Iémen

Segundo um responsável militar dos separatistas, Nabil al-Hanachi, soldados controlados pelo partido islâmico Al-Islah - aliado do Governo - lançaram uma operação para retomar Zinjibar, no sul do Iémen.

Os separatistas conseguiram impedir o objetivo, tendo "muitos mortos e prisioneiros" nas forças pró-Governo, disse Nabil al-Hanachi à agência de notícias francesa AFP.

Não existe ainda nenhum balanço independente dos resultados dos confrontos.

Imagens da AFP em Zinjibar mostram um veículo blindado em chamas e combatentes separatistas a comemorar a "vitória".

Ativa desde 2014, a guerra no Iémen opõe os rebeldes Huthis - apoiados pelo Irão e que controlam o norte do país, incluindo a capital Sanaa - às forças do Governo, apoiadas militarmente, desde 2015, por uma coligação liderada pela Arábia Saudita.

O lado anti-Huthis conta, no entanto, com profundas divisões entre o Governo no exílio e um movimento separatista que exige autonomia do sul do Iémen, o Conselho de Transição do Sul (STC, na sigla em inglês).

O acordo entre o Governo e o STC foi assinado em 05 de novembro em Riad, depois de os separatistas terem assumido o controlo de Aden, a segunda cidade do país, localizada no sul, perto de Zinjibar.

Segundo fontes iemenitas e sauditas, este acordo previa a integração de membros do STC no Governo, em troca do retorno destes a Aden, mas nunca chegou a ser aplicado.

Milhares de pessoas, sobretudo civis, morreram desde 2014 no Iémen, país que sofre a pior crise humanitária do mundo, de acordo com as Nações Unidas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório