Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Iraque confirma uma morte no regresso de manifestações às ruas

O novo Governo iraquiano de Mustafa al Kazemi confirmou hoje a morte do primeiro manifestante nos protestos que regressaram às ruas da capital desde a tomada de posse do executivo, na quinta-feira.

Iraque confirma uma morte no regresso de manifestações às ruas
Notícias ao Minuto

16:32 - 11/05/20 por Lusa

Mundo Iraque

Num ataque realizado na manhã de hoje, as forças de segurança detiveram vários ativistas, acusados de terem disparado contra os manifestantes, provocando a morte de um deles, e confiscaram todas as armas e munições.

O incidente ocorreu na região de Basra, no sul do Iraque, e os supostos autores foram detidos e levados a tribunal.

"As forças de segurança invadiram um prédio na província de Basra, de onde foram disparados tiros com balas reais contra os manifestantes, matando um e ferindo outros", disse o gabinete do primeiro-ministro iraquiano.

A polícia de Basra disse em comunicado que foi já iniciada uma investigação para esclarecer os factos, que ocorreram após os primeiros protestos desde que al Kazemi tomou posse, na passada quinta-feira.

Mustafa al Kazemi substituiu o ex-primeiro-ministro Adel Abdelmahdi, que teve que renunciar no final de novembro devido à pressão efetuada por manifestações nas ruas de várias cidades, após quase dois meses de protestos contra a corrupção, o desemprego e o sistema político.

As mobilizações iniciaram-se em outubro e houve ataques frequentes e repetidos à sede das milícias xiitas e outros grupos políticos considerados "desleais" à revolução popular ou que estiveram envolvidos em ataques armados contra os próprios manifestantes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório