Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

AO MINUTO: "Não há confiança" nas escolas. Números descem no Brasil

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos da Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: "Não há confiança" nas escolas. Números descem no Brasil
Notícias ao Minuto

15:56 - 11/05/20 por Mafalda Tello Silva

Mundo Covid-19

Portugal entra esta segunda-feira na segunda semana de desconfinamento e continuam a ser anunciadas medidas de apoio a famílias para este processo de transição. 

Entre elas, foi hoje anunciado pela Segurança Social, o prolongamento do prazo para os trabalhadores pedirem o apoio excecional à família relativo a abril para assistência aos filhos devido ao encerramento das escolas, e que terminava no domingo. 

Sobre a incidência da Covid-19 no país, a Diretora-Geral de Saúde disse hoje que Portugal vai ter protocolos de acompanhamento dos doentes curados para apurar se ficam ou não com sequelas relacionadas com a Covid-19.

Quanto à atualização dos números sobre o desenvolvimento do surto no país, segundo o boletim epidimilógico divulgado hoje, nas últimas 24 horas foram contabilizadas mais nove mortes e 98 infetados em todo o território nacional. Ao todo, desde o início da pandemia foram  registados 27.679 casos confirmados e 1.144 vítimas mortais. A taxa de infeção é agora ligeiramente mais elevada na região de Lisboa e Vale do Tejo, apontou ainda hoje Graça Freitas, que reconheceu que, contudo, a tendência generalizada é decrescente em todo o país (apesar das pequenas assimetrias).

A nível global, segundo o balanço da agência de notícias AFP, a pandemia do novo coronavírus já matou 283.978 pessoas e infetou mais de 4,1 milhões de pessoas em 195 países e territórios. Pelo menos 1.396.200 de doentes foram considerados curados.

Veja aqui o mapa da incidência da Covid-19 em Portugal e no resto do mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

00h00 - O acompanhamento desta segunda-feira terminou. Amanhã de manhã iniciaremos um novo registo no qual vai poder continuar a acompanhar todas as incidências relacionadas com a Covid-19. Não se esqueça, caso sinta alguma sintoma associado ao novo vírus ligue para a Linha SNS24 - 808 24 24 24.

23h59 - Os Estados Unidos ultrapassaram hoje a barreira dos 80.000 mortos, por causa da pandemia, e são o país mais afetado pelo novo coronavírus, contando com mais de 1,3 milhões de pessoas contagiadas, segundo o balanço da Universidade Johns Hopkins.

23h55 - A Casa Branca ordenou hoje a todos os funcionários que tenham acesso à Ala Oeste que usem sempre máscaras quando saírem dos respetivos locais de trabalho, norma cuja aplicação não está pensada para o Presidente nem para o vice-presidente.

23h44 - O Ministério da Saúde brasileiro já revelou os dados mais recentes da situação epidemiológica da Covid-19 no país. No espaço de 24 horas foram detetados 5.632 novos casos e mais 396 mortes no Brasil. Depois de dias consecutivos em que foram registados mais de 10 mil casos e nos quais se verificaram mais de 700 vítimas mortais, os números de casos e de óbitos desceram esta segunda-feira

23h30 - O "paciente zero" do novo coronavírus em Nova Iorque e iniciador de uma forte transmissão comunitária, inclusive na própria família, disse hoje numa entrevista que não se lembra nada das três semanas em que lutou contra a doença. Leia todas as declarações do norte-americano aqui.

23h21 - A Federação Nacional dos Professores considerou hoje que não estão reunidas as condições de confiança para as escolas reabrirem parcialmente na próxima segunda-feira e anunciou a entrega de uma petição a reclamar testes de despistagem à doença covid-19.

"Não há condições, do ponto de vista de confiança", sublinhou o secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira, em declarações aos jornalistas, por videoconferência.

23h18 - O Jardim de Infância n.º1 de Benfica será transformado num centro de rastreio à Covid-19 a pedido da Administração Regional de Saúde, esclareceu hoje a Câmara de Lisboa, justificando que o equipamento reúne as condições de adaptação do local.

23h14 - Elon Musk desafiou as normas impostas de confinamento do condado de Alameda, no estado da Califórnia, e anunciou que irá “recomeçar a produção” na fábrica da Tesla. “Estarei na linha de produção com toda a gente. Se prenderem alguém, peço que só me prendam a mim”, acrescentou o empresário numa publicação divulgada hoje na sua conta oficial no Twitter. 

22h53 - Após os apelos realizados pelo Governo e pelo Santuário de Fátima, a GNR deixou hoje uma mensagem a todos os peregrinos: "Este ano, seja um peregrino pelo coração". As autoridades recordaram ainda que "para segurança de todos, as celebrações evocativas do dia 13 de maio vão realizar-se sem a presença de peregrinos, no Santuário de Fátima".

22h45 - O Twitter vai começar a alertar os utilizadores para informações que são consideradas enganosas relativamente à pandemia, através de uma mensagem a dar conta da falta de autenticidade dos conteúdos, podendo inclusive ocultar ou eliminar estas publicações.

22h40 - O treinador do Marítimo, José Gomes, disse hoje que o parecer da DGS deixa "muitas dúvidas" e criticou os governantes portugueses por não abdicarem de parte do salário em momento de dificuldades económicas.

22h34 - Donald Trump anunciou hoje, durante uma conferência na Casa Branca, que os Estados Unidos estão, neste momento, a realizar 300 mil testes de despistagem à Covid-19 por dia. Ainda de acordo com o presidente norte-americano, no total, durante esta semana serão realizados 10 milhões testes. Contudo, segundo investigadores de saúde pública da Universidade de Havard, deviam ser realizados 900 mil testes por dia antes da atividade económica e social retomar nos Estados Unidos. 

22h21 - O grupo SATA, detentor das transportadoras Azores Airlines e SATA Air Açores, irá continuar sem voar para quatro destinos até 14 de junho, incluindo os Estados Unidos e o Canadá, devido à covid-19, anunciou hoje a empresa.

22h17 - O Portugal dos Pequenitos, em Coimbra, vai reabrir em 1 de junho, com um circuito sugerido e uma lotação máxima para garantir o distanciamento necessário devido à pandemia da covid-19, anunciou hoje a Fundação Bissaya Barreto.

21h59 - Sabe colocar e retirar a máscara corretamente? A DGS recorda como deve proceder:

21h53 - A Autoridade de Saúde Regional dos Açores defende que as restrições às deslocações interilhas e à circulação no concelho do Nordeste devem ser mantidas até à data prevista, apesar de as cadeias de transmissão da Covid-19 estarem "confinadas".

21h47 - O presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos destacou hoje o desempenho, que classificou de excecional, do Hospital Distrital da Figueira da Foz nas medidas tomadas face à pandemia de covid-19.

21h35 - As autoridades sanitárias angolana montaram uma cerca sanitária em mais um bairro de Luanda onde se verificou um caso de transmissão local de Covid-19, disse hoje o secretário de Estado para a Saúde Pública.

21h16 - A DGS divulgou uma orientação para as visitas a Estruturas Residenciais para Idosos (ERPI) e Unidades de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) da Rede Nacional. De acordo com o documento em questão, as visitas poderão ser retomadas a partir de segunda-feira, dia 18 de maio, mediante o cumprimento de algumas condições.

21h15 - Algumas atualizações a nível local, no âmbito da pandemia:

  • O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) informou hoje ter iniciado obras para ampliar os serviços de pneumologia em Penafiel e criar, pela primeira vez na região, uma unidade de diálise do Serviço Nacional de Saúde;
  • Os horticultores da Póvoa de Varzim, distrito do Porto, viram-se impossibilitados de escoar para o mercado mais de 200 toneladas de alface, devido às contingências provocadas pela pandemia de Covid-19, acabando por inutilizar essas culturas;
  • A Câmara Municipal do Porto aprovou hoje por unanimidade a abertura de um novo período de candidaturas ao programa de apoio à renda, o Porto Solidário, que terá uma dotação orçamental que ascende a 1,3 milhões de euros;
  • A comissão organizadora da Semana do Mar decidiu hoje cancelar a edição deste ano dos maiores festejos da ilha do Faial.
  • Agricultores do Alentejo e duas empresas doaram hoje à Rede de Emergência do Banco Alimentar Contra a Fome cinco toneladas de farinha e massa produzidas com trigo da região e destinadas a famílias carenciadas.
  •  A Câmara Municipal de Coimbra aprovou hoje um projeto de Regulamento da Concessão de Isenções de Impostos Municipais, prevendo, designadamente, a isenção do IMI (imposto municipal sobre imóveis) para o proprietário cujo rendimento coletável seja reduzido em 30%.

21h10 - A pandemia do novo coronavírus já matou 283.978 pessoas e infetou mais de 4,1 milhões em todo o mundo desde dezembro na China, segundo um balanço da agência AFP.

20h55 - Face aos recentes casos positivos de membros da administração Trump, que têm contacto próximo com o presidente, a Casa Branca enviou esta segunda-feira um memorando aos funcionários no qual os instruí a "usarem máscara ou proteção facial quando entrarem na Ala Oeste da Casa Branca", avança a Associated Press.

Os escritórios dos presidentes norte-americanos encontram-se na Ala Oeste da Casa Branca. 

20h46 - O presidente turco Recep Tayyip Erdogan anunciou hoje um novo confinamento de quatro dias a partir de sábado para prevenir a propagação do coronavírus, apesar de sublinhar que as medidas restritivas vão ser progressivamente aliviadas. 

A Turquia registou oficialmente cerca de 140.000 casos do novo coronavírus e mais de 3.800 mortes.

20h38 - Em vários países europeus, alunos e professores começaram hoje, gradualmente, a regressar à escola após semanas de confinamento. Espanha e Itália são exceções, uma vez que o ano letivo já terminou e as aulas serão retomadas em setembro

20h28 -  A Organização Mundial de Saúde descreveu como "perigoso" o conceito de imunidade de grupo. Na conferência de imprensa diária desta segunda-feira, o diretor-executivo do programa de emergências de saúde da OMS, Mike Ryan, abordou a ideia da imunidade de grupo.

"Esta ideia de que talvez os países com medidas mais relaxadas e que não fizeram nada vão atingir de repente e de uma forma mágica a imunidade de grupo - e então se perdemos algumas pessoas mais velhas pelo caminho? Este é um cálculo muito, muito perigoso", fez notar Ryan. 

20h25 - A Câmara do Porto anunciou hoje que o regime excecional para as esplanadas, medida para apoiar os estabelecimentos a superar as restrições impostas pela redução para 50% da lotação no interior dos espaços, face à covid-19, avança esta semana.

20h17  - "A violência doméstica também é um problema de saúde". O Serviço Nacional de Saúde deixou um alerta a toda a população para que "tenha atenção aos sinais dos seus vizinhos e familiares". Reforçando o apelo já realizado pela DGS e o Governo, é ainda recordado que caso identifique algum problema deve ligar o 800 202 148.

20h11 - O CDS questionou hoje o primeiro-ministro sobre a realização da Festa do Avante!, a habitual `rentrée´ do PCP, querendo saber se serão criadas "regras de benefício para um partido político em concreto".

20h03 - María Branyas, de 113 anos, é a mulher mais velha de Espanha e agora a pessoa mais velha do mundo a superar o novo coronavírus, segundo a associação do Grupo de Pesquisa em Gerontologia de Olot, Girona, cidade onde reside. María garante que está "bem [de saúde], com os pequenos inconvenientes que todos podem ter" e agradece o tratamento dos profissionais da residência, precisando que todos "são muito gentis, muito atenciosos".

A centenária tem ainda uma conta oficial no Twitter, na qual tem publicado algumas opiniões por ser a mulher mais velha a recuperar do novo vírus: 

19h57 - Primeiro caso de contágio de trabalhador que presta serviço na AutoeuropaUm trabalhador da Volkswagen Group Services, uma empresa do grupo Volkswagen que presta serviço nas instalações da fábrica de automóveis da Autoeuropa, em Palmela, "testou positivo à covid-19".

19h53 - "A situação em Milão é uma bomba", avisa virologista. Massimo Galli salienta que há "um número muito elevado de pessoas infetadas a regressarem à circulação" nas ruas.

19h49 - Em tempos de pandemia, os membros das famílias reais têm aproveitado para dar o seu contributo às várias causas envolvidas na luta contra o novo coronavírus. Atualmente, a rainha Letizia de Espanha está a trabalhar como voluntária na Cruz Vermelha Espanhola. Veja as fotos aqui

19h41 - O número acumulado de pessoas infetadas pelo novo coronavírus na Guiné-Bissau ascendeu a 761, revelou hoje o presidente do Comité Operacional de Emergência em Saúde, Dionísio Cumba.

19h32 - A Madeira mantém os 90 casos de infeção da Covid-19, 53 dos quais dados como recuperados e 37 ainda ativos, mas sem necessidade de cuidados hospitalares, disse hoje a autoridade de saúde regional.

19h30 - Duas cidades do estado brasileiro do Rio de Janeiro entraram hoje em confinamento obrigatório a fim de conter o avanço da pandemia do novo coronavírus, que já fez 11.123 mortes e 162.600 casos confirmado no país.

19h22 - O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Ghebreyesus, defendeu hoje que o "desconfinamento gradual é essencial para estimular as economias" e ao mesmo tempo continuar "a controlar o vírus".

19h15 - Quase 30% das empresas que aderiram ao 'lay-off' simplificado não tinham recebido o pagamento do apoio pela Segurança Social na semana passada, mas a maioria (84%) pagou os salários, segundo um estudo divulgado hoje pela CIP.

19h12 - Número oficial de mortes em Nova Iorque pode ser pior. O número de mortes associadas à Covid-19 na cidade de Nova Iorque pode ser de 24.000, uma conta mais elevada do que os 20.000 óbitos registados oficialmente, dizem as autoridades federais.

19h04 - António Costa esteve reunido hoje com o Conselho de Coordenação da Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF) com o objetivo de reforçar as medidas de prevenção e de aumentar a eficácia no combate aos  incêndios no país.

Nas redes sociais, o primeiro-ministro salientou que o "controlo da pandemia" é o "maior desafio" que Portugal enfrenta neste momento, mas que o Governo continua a trabalhar diariamente "em várias frentes para evitar que outros problemas se adicionem a este""O risco de incêndios continua no centro das nossas preocupações, e é elevado, independentemente do vírus", acrescentou. 

18h58 - O Sindicato da Hotelaria do Norte informou hoje que a Cervejaria Galiza, no Porto, retoma a atividade a 19 de maio apesar de estar sob ameaça de insolvência requerida por um credor a 21 de abril.

18h47 -  Boris Johnson divulgou hoje um documento de 50 páginas com um plano para levantar algumas restrições no Reino Unido. Ainda assim, o primeiro-ministro britânico defendeu que o governo precisava de ter um plano para o "pior cenário possível", um cenário em que os cientistas não conseguem desenvolver uma vacina para a Covid-19

18h35 - França registou nas últimas 24 horas mais 263 mortes devido à Covid-19, verificando-se um aumento no número diário de óbitos. No total, o país contabiliza agora 26.643 vítimas mortais. 

18h30 - As meias-maratonas do Porto, de Matosinhos e de Braga não se vão realizar este ano, com a organização a reprogramá-las para 2021 face à atual situação pandémica.

18h27 - A nível local continuam a ser anunciadas novas medidas de apoio ou de regulação da reabertura gradual da atividade económica e social. Eis as principais directrizes anunciadas hoje:

  • Oliveira de Azeméis prevê gastar 3,3 milhões de euros para reagir à Covid-19 e isso inclui 40.000 máscaras de proteção, 4.000 refeições para carenciados, 800 cabazes alimentares e 300 computadores para estudantes.
  • A Câmara de Oeiras vai oferecer um milhão de máscaras cirúrgicas à população, a partir de terça-feira, num investimento de cerca de 500 mil euros.
  • O Município da Batalha anunciou a abertura pública dos serviços municipais com atendimento presencial por marcação, sendo obrigatório uso de máscara, desinfeção de mãos e controlo de temperatura.
  • Cafés e restaurantes do concelho de Beja estão isentos de pagar a taxa municipal relativa a esplanadas este ano.
  • O município da Pampilhosa da Serra anunciou a criação imediata de um Fundo de Emergência Empresarial, com uma dotação inicial de 100 mil euros, para apoiar negócios afetados.
  • A Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, no distrito da Guarda, reabriu hoje os serviços municipais, nos quais é obrigatório o uso de máscara ou de viseira de proteção.
  • O município de Condeixa-a-Nova, no distrito de Coimbra, reabriu hoje o Balcão Integrado de Atendimento, o Espaço Cidadão e os serviços de Tesouraria com novas regras de segurança.
  • A Câmara Municipal de Pombal deliberou isentar de taxas as esplanadas de todos os estabelecimentos de restauração e bebidas até ao final de 2020.
  • O município de Vila Velha de Ródão entregou hoje 25 computadores portáteis com acesso à Internet a alunos do agrupamento de escolas local.

18h17 - Portugal aderiu ao ensaio clínico Solidarity, delineado pela Organização Mundial de Saúde para recolher evidência científica sobre algumas opções de tratamento para a Covid-19, e que vai decorrer em vários centros de investigação do país.

18h12 - A par da Holanda, Grécia, Turquia ou Espanha, França foi um dos países que iniciou hoje o processo de desconfinamento imposto devido à pandemia da Covid-19. Veja aqui as imagens que marcam o regresso gradual à 'normalidade' em França. 

18h07 - O Presidente da República promulgou, durante a tarde de hoje, três diplomas do Governo. Numa nota divulgada na página da Presidência é detalhado que em causa estão:

  • O "diploma que estabelece um regime excecional e temporário para as práticas comerciais com redução de preço, autorizando saldos em maio e junho";
  • O "diploma que estabelece um regime excecional e temporário relativo aos contratos de seguro"
  • E o "diploma que estabelece medidas excecionais e temporárias para o equipamento de espaços de atendimento presencial sob gestão dos municípios e das freguesias".

17h59 - A final da Taça da Alemanha vai disputar-se em 4 de julho, enquanto as meias-finais terão lugar em junho, anunciou hoje a Federação Alemã de Futebol (DFB), que tinha suspendido a prova devido à pandemia.

17h48 - Depois de a audiência da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome com o Presidente da República, Isabel Jonet falou aos jornalistas. A presidente do Banco Alimentar contra a Fome começou por dizer que aquilo que vê, neste momento em Portugal, com a presença da pandemia da Covid-19 no país, “é muito preocupante”, não só nas pessoas que já viviam numa situação de carência, mas também perante “aqueles que tinham uma vida totalmente equilibrada a nível de rendimentos”. Há hoje uma "pobreza envergonhada que não estava habituada a pedir ajuda", acrescentou. 

17h45 - O número de desempregados na região Oeste terá aumentado de 10 mil, no final de março, para mais de 12 mil, no final de abril, devido à pandemia de Covid-19, estimou hoje Associação Empresarial da Região Oeste (AIRO). A região Oeste integra os concelhos de Alcobaça, Bombarral, Caldas da Rainha, Nazaré, Óbidos, Peniche, do distrito de Leiria, e por Alenquer, Arruda dos Vinhos, Cadaval, Lourinhã, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras, do distrito de Lisboa.

17h41 - Itália prepara voos de verão sem quarentena com três países europeus. O Governo italiano disse que está em contacto com Espanha, França e Alemanha para desenvolver um protocolo de ação conjunta que permita voos de verão "sem quarentenas recíprocas", durante a pandemia de Covid-19.

17h32 - O líder do Partido Trabalhista britânico, Keir Starmer, lamentou hoje a "confusão considerável" criada por o primeiro-ministro ter feito uma comunicação televisiva antes de estar finalizado o plano para levantar o regime de confinamento relacionado com a pandemia de Covid-19. 

"O que o país precisa nesta altura é clareza e confiança e por enquanto ambas escasseiam. No centro do problema está o primeiro-ministro ter feito uma declaração ontem [domingo] à noite, antes de o plano estar escrito ou pelo menos finalizado, e isso causou confusão considerável", afirmou hoje no parlamento o líder do principal partido da oposição. 

17h24 - Moçambique registou hoje mais 12 casos de infeção pelo novo coronavírus, o que eleva o total de 91 para 103 doentes, anunciou o ministro da Saúde, Armindo Tiago.

17h11 - Os sete utentes do Lar do Trabalhador, em Vila Verde, transferidos para instalações da Cruz Vermelha por estarem infetados com o novo coronavírus, "estão hoje a regressar", depois "dados como curados", disse à Lusa fonte da Proteção da Civil.

17h09 - De acordo com a última atualização sobre a incidência da Covid-19 em Itália, o número de novos casos no país continua a descer, tendo ficado pelo segundo dia consecutivo abaixo dos mil. No espaço de 24 horas, foram registadas mais 179 vítimas mortais. No total, Itália conta agora com 219.814 casos confirmados e 30.739 óbitos associados ao novo vírus

17h01 - Donald Trump afirmou, durante esta tarde, que os "números do coronaírus estão muito melhores, a descer em quase todo o lado" nos Estados Unidos, o país atualmente mais afetado pela pandemia. Numa publicação divulgada no Twitter, o presidente norte-americano acrescentou ainda que "estão a ser feitos grandes progressos"

16h52 - Ao longo das últimas semanas, muitos foram os meios de comunicação social que questionaram o ‘segredo’ de Portugal no sucesso do combate à pandemia da Covid-19. Este domingo, foi a vez do El País, comparar os números dos ‘nuestros hermanos’ com os que por cá se registam. 

“Espanha, um país ainda confinado que totaliza mais de 26 mil mortes por coronavírus, olha com uma mistura de inveja e perplexidade para os vizinhos ocidentais. Em nenhum momento Portugal impôs uma quarentena obrigatória à população em geral – era um dever cívico -, não parou a sua economia – apesar de fechar restaurantes e lojas – e, contudo, acumula pouco mais de mil mortes. Em outras palavras, cinco vezes menos mortes por habitante”, salienta a publicação espanhola. Continue a ler AQUI

16h44 - As autoridades brasileiras estão a investigar possíveis fraudes cometidas em vários estados do país na compra de equipamentos de proteção e ventiladores para tratar pacientes infetados pelo novo coronavírus. Polícias civis realizaram pelo menos 35 missões de busca e apreensão nos estados brasileiros de Santa Catarina, Mato Grosso, São Paulo e Rio de Janeiro.

16h39 - As Forças Armadas espanholas vão deixar de apoiar a Guarda Civil no controlo das fronteiras terrestres com Portugal e França, para o qual tinham sido chamadas em março, informou hoje o Ministério da Defesa de Espanha.

16h28 - A empresa de produtos alimentares Avipronto, em Azambuja, encerrada há uma semana devido a casos de Covid-19, retomou hoje a laboração com 10% dos 300 trabalhadores e um reforço da higienização, adiantou o presidente do conselho de administração.

16h16 - Rainha Isabel II poderá nunca mais voltar à vida públicaAtualmente, como tantos de nós, a monarca encontra-se em isolamento em Windsor por causa da pandemia do novo coronavírus, contudo, segundo as mais recentes informações da imprensa internacional, esta é uma situação que poderá perdurar mesmo quando a quarentena chegar ao fim.

16h08 - A Universidade do Minho (UMinho) é parceira de um estudo de avaliação do impacto da covid-19 na saúde da população mundial, que envolve cerca de 200 investigadores de mais de 30 países, anunciou hoje aquela academia."O trabalho pretende ajudar a identificar os efeitos e os fatores que influenciam o impacto da COVID-19 no bem-estar físico e mental da população", explica o estabelecimento de ensino. 

16h01 - O Presidente russo, Vladimir Putin, ordenou hoje o fim do período de encerramento de economia, em vigor desde fins de março para facilitar o confinamento, mas alertou que a reabertura será gradual porque o perigo se mantém.

15h58 - O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, prolongou hoje o estado de emergência no país até 26 de maio e decretou o recolher obrigatório, bem como o uso obrigatório de máscaras.

15h44 - Governo britânico dá luz verde para regresso do futebol à porta fechada. O Executivo liderado por Boris Johnson estima que espectadores só possam regressar aos estádios quando houver vacina.

15h30 - O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior apelou hoje às universidades e politécnicos para que comecem já este mês a retomar a atividade presencial interrompida pela pandemia da Covid-19 em preparação para o próximo ano letivo.

15h24 - "Proteja-se a si e aos outros, mantendo-se em casa". A DGS lembrou mais uma vez que "as saídas de casa" continuam a dever ser realizadas "para tarefas essenciais como ir trabalhar, ao supermercado ou ao Serviço de saúde". Caso não tenha de ir a nenhum destes locais, "mantenha-se em casa". 

15h17 - O Governo vai pedir uma reunião à CP - Comboios de Portugal para discutir as condições de transporte dos passageiros que trabalham nas empresas de logística de Azambuja, devido aos casos da Covid-19. 

15h00 - Reino Unido ultrapassa as 32 mil no total. Foram reportados 3.877 novos casos de infeção e 210 óbitos nas últimas 24 horas no Reino Unido, divulgaram hoje as autoridades de saúde.

Recorde aqui todos os desenvolvimentos sobre a incidência da Covid-19 em Portugal e no mundo que decorreram durante a manhã e início de tarde desta segunda-feira. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório