Meteorologia

  • 17 ABRIL 2024
Tempo
28º
MIN 14º MÁX 28º

Ataques talibãs fazem seis mortos na província afegã de Laghman

Grupos talibãs mataram pelo menos seis soldados do Exército Nacional Afegão e feriram outros cinco em ataques contra postos de controlo na província de Laghman, no leste do afeganistão, disseram hoje fontes governamentais. 

Ataques talibãs fazem seis mortos na província afegã de Laghman
Notícias ao Minuto

12:43 - 11/05/20 por Lusa

Mundo Afeganistão

Os insurgentes reivindicaram o assalto aos postos de controlo no domingo à noite, poucos dias após o representante especial dos Estados Unidos para nova ronda negocial com os talibãs, no Qatar, ter pedido o desagravar das tensões no Afeganistão. 

As declarações oficiais do Ministério da Defesa do Afeganistão referem que as tropas repeliram o ataque de domingo acrescentando que os talibãs também sofreram baixas, apesar de não detalharem dados sobre o número de vítimas. 

Na semana passada, o representante especial dos Estados Unidos, Zalmay Khalilzad, reuniu-se com os representantes dos talibãs em Doha, no Qatar, onde os insurgentes mantêm um gabinete.

Khalilzad pediu o cessar-fogo direto aos talibãs, tendo, paralelamente, estabelecido contactos com as autoridades do Paquistão com quem discutiu o "processo de paz" para o Afeganistão.

Hoje, atentados com quatro engenhos explosivos colocados junto a estradas, no norte de Cabul, fizeram pelo menos quatro feridos, incluindo uma criança de 12 anos, de acordo com fontes oficiais de Cabul.  

Na capital verificaram-se vários ataques de baixa intensidade desde a semana passada, incluindo a explosão de duas granadas de mão na zona ocidental da cidade, não se tendo registado feridos. 

No sábado um homem armado matou três civis a tiro de metralhadora na província de Paktia, mas o ataque não foi reivindicado, estando um inquérito em curso.

Entretanto, a troca de prisioneiros entre o governo afegão e os talibãs prossegue, no cumprimento do plano firmado entre os Estados Unidos e os insurgentes no passado mês de fevereiro.

No limite, o acordo estipula que o governo venha a libertar um total de cinco mil talibãs, tendo os insurgentes a obrigação de deixar livres cerca de mil cativos. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório