Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Manifestantes bloquearam uma das principais autoestradas de Nairobi

Centenas de manifestantes no Quénia bloquearam uma das principais autoestradas de Nairobi, com pneus queimados, para protestar contra a demolição das casas de mais de sete mil pessoas pelo Governo e o encerramento de um grande mercado alimentar.

Manifestantes bloquearam uma das principais autoestradas de Nairobi
Notícias ao Minuto

14:47 - 08/05/20 por Lusa

Mundo Quénia

A polícia usou gás lacrimogéneo e canhões de água nos manifestantes, que depois saquearam lojas e pararam carros.

"A polícia reagiu a um grupo de pessoas que estava a destruir propriedades no caminho", disse o chefe da polícia de Nairobi, Philip Ndolo.

"Se eles têm queixas, devem expressá-las através dos canais certos. Não vamos tolerar a destruição de bens", adiantou.

O Governo tinha encerrado na quinta-feira o mercado de Korogocho, que servia cerca de 100 mil pessoas que dele dependem para a sua subsistência e produtos hortícolas frescos, explicou Patrick Maina, o presidente do mercado.

"O mercado serve vários povoados informais", afirmou.

Os habitantes de Kariobangi, um povoado informal pobre, acordaram segunda-feira ao som de bulldozers a esmagarem as suas estruturas com bastantes chapas metálicas, disse o residente e ativista dos direitos humanos Habib Omar.

As demolições continuaram durante toda a semana e deslocaram milhares de habitantes, que estão a dormir à chuva e ao frio, porque Nairobi tem restrições à circulação devido à pandemia de covid-19.

O Governo justificou que é proprietário do terreno onde as demolições tiveram lugar.

Por seu lado, Habib Omar referiu que o Governo queniano ignorou as ordens do tribunal que o impediram de expulsar os residentes do "bairro de lata" porque o mesmo executivo tinha emitido cartas de atribuição a alguns dos residentes que lá vivem desde 2008.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório