Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

AO MINUTO: A "questão complexa" dos testes retrospetivos. 1.105 mortos cá

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: A "questão complexa" dos testes retrospetivos. 1.105 mortos cá
Notícias ao Minuto

08:22 - 07/05/20 por Sara Gouveia

Mundo Covid-19

Esta quinta-feira decorre o primeiro debate quinzenal depois de Portugal passar do Estado de Emergência para situação de calamidade devido à pandemia de Covid-19 e como já tem acontecido anteriormente as medidas para fazer face à crise voltarão a ser tema dominante.

Na noite de quarta-feira o ministro do Ambiente, Matos Fernandes, fez saber que a decisão sobre as regras no acesso às praias será tomada até ao final da próxima semana.

Segundo os dados mais recentes da Direção-Geral da Saúde, Portugal conta com 1.089 vítimas mortais e 26.182 casos confirmados desde o início do surto. Em termos globais, a pandemia já provocou mais de 257 mil mortos e mais de 3,6 milhões de infetados em todo o mundo.

Veja aqui o mapa da incidência da Covid-19 em Portugal e no resto do mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

15h43 - Chega ao fim este registo AO MINUTO sobre os últimos desenvolvimentos da pandemia de Covid-19. Pode acompanhar novas informações aqui

15h27 - Após a intervenção do PS, António Costa salientou a importância do Estado Social para enfrentar a crise espoletada pela pandemia de coronavírus. "Se houve algo que esta pandemia tornou evidente é que o Estado Social é um pilar essencial da democracia", disse o primeiro-ministro, frisando que o Estado Social tem de ser protegido. 

15h17 - Já está a decorrer o debate quinzenal na Assembleia da República com o primeiro-ministro António Costa. A sessão vai prosseguir depois com a apresentação de uma proposta de lei do Governo de alteração às medidas excecionais e temporárias de resposta à pandemia da Covid-19 e será concluída com votações. Pode acompanhar aqui o plenário. 

14h54 - Questionada sobre poderem fazer "testes retrospetivos", tendo em conta que há informações que apontam para que França tivesse um caso do novo coronavírus em dezembro, antes de haver registo oficial - tendo sido registados como pneumonias -, Graça Freitas disse tratar-se de uma "questão muito complexa mas que está, obviamente, a ser ponderada".  

14h45 - O diretor-geral da Organização Internacional para as Migrações (OIM) alertou hoje que o novo coronavírus e todas as preocupações associadas à saúde pública poderão desencadear no futuro graves limites à mobilidade das pessoas a nível mundial.

14h37 - A Suécia ultrapassou hoje as 3.000 mortes associadas à covid-19, com 99 mortes notificadas nas últimas 24 horas, anunciaram as autoridades de saúde. Com 10,3 milhões de habitantes, a Suécia registava hoje 3.040 mortes provocadas pelo novo coronavírus e um total de 24.623 casos confirmados.

14h33 - O despacho que determina aos centros de centros e hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) o reagendamento das consultas programadas e que não foram realizadas devido à pandemia de Covid-19 foi hoje publicado em Diário da República.

14h28 - Mais de 490 mil testes diagnóstico à covid-19 foram realizados em Portugal nos últimos dois meses, havendo um 'stock' de mais de um milhão de testes, anunciou hoje o secretário de Estado da Saúde.

14h25 - Beber álcool aumenta o risco de contrair Covid-19? De certa maneira, sim. Saiba mais aqui.

14h17Investigadores que analisaram as publicações na literatura médica sobre Covid-19 e a gravidez aconselham as grávidas a estenderem a todo o período de gestação os cuidados acrescidos que têm no primeiro trimestre.

14h - Quiosque SafePoint. Chegado o fim do estado de emergência há mais pessoas na rua e há também novos desafios pela frente no combate à Covid-19. É por isso que a empresa Ésistemas anunciou que acabou de lançar em Portugal um quiosque digital que dispensa automáticamente gel desinfetante.

13h50Bundesliga regressa a 16 de maioO diretor executivo da Federação alemã, Christian Seifert, anunciou que está tudo acertado com o governo liderado por Angela Merkel no sentido de retomar a Bundesliga já a partir do próximo dia 16 de maio. A 26.ª jornada irá arrancar deste sábado a uma semana, com cinco jogos a realizar-se em simultâneo às 14h30.

13h40A pandemia de Covid-19 aumentou o branqueamento de capitais na internet na União Europeia (UE), divulgou hoje o executivo comunitário, realçando a necessidade de proteger a "integridade do mercado financeiro" europeu, nomeadamente após escândalos de lavagem de dinheiro.

13h33 - Os cinco concelhos mais afetados, nas últimas 24 horas pela Covid-19, são Lisboa (1.668), Vila Nova de Gaia (1.432), Porto (1.269), Matosinhos (1.163) e Braga (1.130)

13h32 - EDP prepara regresso dos trabalhadores e reposição da atividade, que a pandemia de Covid-19 obrigou a suspender ou reajustar nas últimas semanas

13h36 - A mara de Espinho já preparou um plano para a reabertura das praias e nele constam "grades", vigilância por drone e bandeiras indicativas de ocupação máxima.

13h22 - A Fenprof defendeu hoje a realização prévia e periódica de testes a todos os alunos, professores e funcionários não docentes que regressem à escola, considerando que as orientações do Governo são omissas, incoerentes e economicistas.

13h13 - Acompanhe abaixo a conferência de imprensa e aqui os pontos mais altos.

13h06 - Houve 16 mortos e mais 533 novos casos nas ultimas 24 horas em Portugal. Segundo os dados mais recentes da DGS o registo total é de 26.715 infetados e 1.105 óbitos.

13h02 - Centenas de médicos e enfermeiros de vários países, entre os quais Portugal, assinaram uma carta a exigir que as principais redes sociais e plataformas digitais combatam a desinformação sobre a Covid-19, retificando notícias falsas e tornando-as menos visíveis.

12h52 - Pessoas negras têm quatro vezes mais probabilidade de morrer de Covid-19. Conclusão é de um estudo do Gabinete Nacional de Estatísticas do Reino Unido, que conclui que as diferenças socioeconómicas entre grupos étnicos podem estar na origem desta situação.

12h50 - A pandemia causada pelo novo coronavírus matou mais de 150 mil pessoas na Europa, das quais três quartos no Reino Unido, Itália, Espanha e França, segundo um balanço feito hoje de manhã pela AFP a partir de fontes oficiais.

12h43 - A empresária de Macau Emily Kuo Vong doou cem ventiladores, a maioria não invasivos, ao Serviço Nacional de Saúde português, entre outro equipamento médico, disse hoje à Lusa fonte da embaixada de Portugal em Pequim.

12h34 - Os portugueses reconhecem as vantagens de uma aplicação para rastreamento de infetados com Covid-19 pelas autoridades e admitem utilizá-la, desde que a privacidade dos dados seja garantida, conclui um inquérito da Deco hoje divulgado.

12h26 -Grupo Parlamentar do Partido Socialista (PS) questionou o Governo sobre que medidas irá o Executivo tomar para "para promover e salvaguardar o direto à habitação digna devido à pandemia de Covid-19", tendo também em conta as "mudanças no mercado habitacional que podem surgir desta crise."

12h21 - A EMEL retoma fiscalização do estacionamento em Lisboa a 11 de maio. Até ao final do ano, no entanto, mantém-se gratuito o estacionamento para as "equipas de saúde das unidades do SNS mais diretamente envolvidas no combate à pandemia".

12h14 - O número de turistas internacionais poderá diminuir de 60 a 80% em 2020 devido à pandemia de Covid-19, avisou hoje a Organização Mundial do Turismo, que no final de março estimava uma queda de apenas 20 a 30%.

12h11 - Antes da pandemia de Covid-19, provavelmente planeava os seus dias de férias consoante as combinações com amigos e familiares, talvez até viajar. Mas quantas vezes usou os seus dias de férias simplesmente para cuidar de si? Tirar férias, pandemia ou não, é essencial.

12h07 - A Bélgica registou nas últimas 24 horas 639 novos casos de Covid-19, mais do dobro do que no dia anterior, apresentando agora um total de 51.420 casos de contágio, segundo dados oficiais hoje publicados. Há ainda 8.415 óbitos, mais 80.

11h59 - O número de casos de violência doméstica durante o confinamento imposto pela pandemia da Covid-19 aumentou até 60%, alertou hoje o departamento europeu da Organização Mundial de Saúde, manifestando "profunda preocupação".

11h57Novos sintomas que podem causar danos permanentes no cérebro. Desde febre a tosse seca persistente, o novo coronavírus ou SARS-CoV-2 está associado a vários sintomas desagradáveis e até dolorosos. E agora os cientistas alertam que alguns desses sinais menos conhecidos estão a afetar severamente o cérebro de alguns doentes. 

11h49 - O Guia Michelin adia publicação pela primeira vez desde a II Guerra Mundial. Com a maioria dos restaurantes fechados devido à pandemia, as críticas aos restaurantes tornaram-se mais complicadas.

11h43 - O continente africano registou na semana passada uma média de mais de 2.100 novos casos de Covid-19 por dia, 1,5 vezes mais do que na semana anterior, indicou hoje o África CDC.

11h40 - Como higienizar corretamente o local de trabalho? As Forças Armadas Portuguesas publicaram um vídeo onde são descritos e exemplificados todos os passos que deve fazer para ficar em segurança.

11h29 - França regista uma "ligeira recuperação" da atividade económica, nomeadamente na indústria e na construção, divulgou hoje o instituto nacional de estatística (INSEE), nas vésperas do início do desconfinamento no país, programado a partir de 11 de maio.

11h21 - O Instituto de Educação da Universidade do Minho (UMinho) criou a "Rede Aproximar", para ajudar 'online' a otimizar os tempos livres dos idosos, estimulando as suas capacidades físicas e intelectuais e a interação social, anunciou hoje aquela academia.

11h14 - A Rússia anunciou hoje o maior número de infeções num só dia, registando 11.231 contágios nas últimas 24 horas e 88 mortos, elevando para 1.625 o número total de vítimas mortais pela doença no país.

11h07 - O movimento 'Todos Por Quem Cuida' angariou mais de um milhão de euros num mês, tendo já distribuído 40 mil máscaras, cinco mil viseiras e mais de 500 litros de gel desinfetante, entre outros equipamentos, foi hoje anunciado. Veja um dos inúmeros apelos públicos feitos para ajudar o movimento:

10h56 - As Nações Unidas pediram hoje um aumento da ajuda financeira para combater a pandemia de Covid-19 nos países mais vulneráveis, num apelo que alargaram a mais nove Estados, incluindo Moçambique.

10h52 - O investigador e coordenador do Observatório da Participação, da Inovação e dos Poderes Locais (PEOPLES'), Giovanni Allegretti, alerta para a necessidade de refundar a participação cívica, que é um imperativo na reconstrução da sociedade no período pós-emergência.

10h44 - E ao 52.º dia de isolamento, Espanha ri-se com mãe que 'roubou' terminal de multibanco. A mulher terá ido às compras e no regresso, com pressa de se vir embora, terá colocado o aparelho dentro do saco das compras.

10h34 - Quercus destaca riscos de resíduos descartáveis durante Covid-19. A Associação sublinha diversas questões relacionadas com estes materiais e pede campanha de sensibilização, pois o "problema é que, muitas vezes, estes materiais são encaminhados para o destino incorreto ou abandonados de forma negligente".

10h23 - O 12.º caso de Covid-19 diagnosticado na cidade do Vaticano pertence a uma pessoa que trabalha para o Papa, anunciou esta quarta-feira o gabinete de imprensa da Santa Sé. 

10h10 - Espanha ultrapassa os 26 mil mortos no total. Nas últimas 24 horas, morreram mais 213 pessoas e o total de óbitos desde que teve início esta crise sanitária é de 26.070. Há ainda 221.447 infetados, mais 754 novos casos registados. Já mais 2.509 pessoas recuperaram e receberam alta, elevando o total para 128.511.

10h03 - Bancos têm de divulgar junto dos seus clientes as moratórias aplicáveis a operações de crédito contratadas por clientes particulares e empresariais, criadas no quadro da resposta à pandemia da Covid-19, segundo o Banco de Portugal.

9h57 - A produção industrial alemã caiu 9,2% em março em relação ao mês anterior devido à pandemia da Covid-19, segundo dados provisórios divulgados hoje pela agência federal de estatística.

9h50 - Os fundos europeus de apoio à recuperação económica pós-pandemia devem servir para relançar a industrialização do país, sendo esta uma "oportunidade única" para compensar o "esquecimento" a que a indústria foi votada nos últimos anos, defendem empresários.

9h46 - A Premier League, prova que se encontra suspensa desde o início do passado mês de março devido à pandemia do novo coronavírus, continua a discutir qual será a melhor maneira para regressar aos relvados, o que, tudo indica, poderá acontecer já no próximo dia 12 de junho. Mas nove clubes já admitiram dispensar atletas se estes não se sentirem confortáveis por regressar aos relvados.

9h37 - Nestes tempos de pandemia, a expressão 'etiqueta respiratória' entrou nas nossas vidas e pelas nossas casas. Esta representa um conjunto de medidas a adotar para se manter seguro e evitar contaminações nos momentos em que tem, por exemplo, de tossir ou espirrar. A Direção-Geral da Saúde reiterou diversos avisos e conselhos sobre como combater a Covid-19.

9h28 - Pulmões artificiais já salvaram quatro doentes com Covid-19 no Hospital de São João. Roberto Roncon, coordenador do programa ECMO do Centro Hospitalar e Universitário de São João, é o entrevistado de hoje do 'Vozes ao Minuto'.

9h22 - Redução do IVA na compra de máscaras e gel entra em vigor amanhã. A medida do Governo foi publicada, esta quinta-feira, em Diário da República. Até agora, a taxa de IVA aplicada a estes produtos era de 23%, mas a partir de amanhã passa a ser de 6%

9h06 - A vitamina D é um importante aliado do sistema imunitário, em geral. Mas devemos tomar suplementos desta vitamina para combater o novo coronavírus? Saiba mais.

8h58 - Banksy volta a dar o 'ar da sua arte' e torna enfermeira em super-heroína. O artista de rua deixou rasto da sua obra num hospital britânico e juntamente com a peça, o artista deixou um bilhete para os profissionais de saúde: "Obrigada por tudo o que estão a fazer. Espero que isto ilumine um pouco o vosso local de trabalho, mesmo que esteja a preto e branco".

View this post on Instagram

. . Game Changer

A post shared by Banksy (@banksy) on May 6, 2020 at 9:50am PDT

8h40 - Madonna confirma que foi infetada com o novo coronavírus, mas que já está curada. Na altura, a cantora pensou que era apenas uma gripe.

View this post on Instagram

Im Grateful that I can be a part of supporting Research to Find the cure for Covid -19!! And just to clear things up for people who would rather believe sensationalist headlines than do their own research about the nature of this virus— I am not currently sick. When you test positive for anti-bodies it means you HAD the virus which I. clearly did as I was sick at the end of my tour in Paris over 7 weeks ago along with many other artists in my show but at the time We all thought we had a very bad flu. Thank God we are all healthy and well now. Hope that clears things up for the band wagon jumpers!! Knowledge is Power! #covid19

A post shared by Madonna (@madonna) on May 6, 2020 at 10:18am PDT

8h27 - Detetados 38 casos de Covid-19 no Flamengo, entre eles três jogadores. O clube de Jorge Jesus testou 293 pessoas ligadas à equipa de futebol, entre 30 de abril e 3 de maio.

8h02 - Ao mesmo tempo que França se prepara para bater recordes de recessão e défice, a crise provocada pela Covid-19 atingiu setores estratégicos, onde se concentram muitos empresários de origem portuguesa "mais habituados" e que se adaptam ao novo período.

7h56Cerca de uma em cada cinco crianças não come o suficiente nos Estados Unidos desde o início da pandemia de Covid-19, de acordo com um relatório publicado hoje por uma instituição norte-americana.

7h42 - A mara Baixa do Parlamento da Polónia deve decidir hoje se, face à pandemia de Covid-19, os eleitores poderão votar por correspondência nas eleições presidenciais, que estavam previstas para domingo e que foram adiadas.

7h34 - O CDS-PP abre hoje o debate quinzenal com o primeiro-ministro, António Costa, na Assembleia da República, o primeiro depois de o país passar do estado de emergência para situação de calamidade devido à pandemia de Covid-19.

7h29 - A Alemanha ultrapassou os 7 mil mortos por Covid-19. O número de óbitos subiu em 123 para 7.119 e houve 1.284 novos casos confirmados nas últimas 24 horas, perfazendo um total de 166.091 infetados.

7h16 - Pandemia ajudou a aumentar vendas do smartphone de ecrã dobrável da Samsung. O Galaxy Z Flip teve em março um aumento de vendas superior a 50%.

7h12 - A China registou dois casos de infeção pelo novo coronavírus, nas últimas 24 horas, ambos oriundos do exterior, informou hoje a Comissão de Saúde chinesa.

7h05 - Uma mulher de 58 anos que residia na Irlanda do Norte é a primeira vítima mortal timorense da Covid-19, informou hoje o embaixador de Timor-Leste em Londres. O país tem atualmente sete casos da Covid-19.

7h02 - Os EUA com 2.073 mortos em 24 horas, são já mais de 73 mil óbitos no total. Registam também o maior número de pessoas infetadas com a doença, com mais de 1,22 milhões de casos identificados, dos quais 190 mil foram já considerados curados.

7h - Recorde aqui o registo da noite de ontem.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório