Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Cientistas italianos garantem ter criado a primeira vacina contra a Covid

A vacina ainda só foi testada em ratos. Empresa pede ajuda "nacional e internacional" para acelerar o processo.

Cientistas italianos garantem ter criado a primeira vacina contra a Covid
Notícias ao Minuto

22:21 - 06/05/20 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

Um grupo de cientistas italianos declarou, esta quarta-feira, ter criado a primeira vacina que neutraliza o novo coronavírus nas células humanas. Contudo, apesar de a vacina ter demonstrado ser um sucesso, ainda só foi testada em ratos. 

Os testes foram realizados no Hospital Lazzaro Spallanzani, em Roma, onde os especialistas em doenças infeciosas criaram anticorpos em ratos aplicáveis aos humanos.  

"Pelo que sabemos, somos os primeiros no mundo que demonstraram a neutralização do coronavírus através de uma vacina", afirmou Luigi Aurisicchio, chefe-executivo da Takis, a empresa que está a desenvolver o tratamento, em declarações à agência de notícias italiana Ansa.

"Acreditamos que este tratamento funciona em humanos também. Os testes em humanos estão previstos arrancarem este verão", acrescentou o responsável. 

Luigi Aurisicchio referiu ainda que, para que este projeto resulte, a investigação necessita de "apoio nacional e internacional de instituições e parceiros que possam ajudar a acelerar o processo".

E como é que a vacina atua? De acordo com os responsáveis, após receberem apenas uma dose da vacina, os ratos desenvolveram anticorpos capazes de bloquear o vírus de infetar células. 

Os próximos testes que serão conduzidos irão focar-se em determinar por quanto tempo é que o sistema imunológico responde a este tratamento. 

Recorde-se que na semana passada, investigadores da University of Oxford, no Reino Unido revelaram que os primeiros resultados relativos à vacina que estão a desenvolver também para combater a Covid-19 estarão prontos em meados de julho

Recomendados para si

;
Campo obrigatório