Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Líder da oposição do Maláui oficializa candidatura a eleições

O líder do principal partido da oposição do Maláui, Lazarus Chakwera, apresentou oficialmente hoje a sua candidatura às eleições presidenciais, que deverão ser retomadas em 02 de julho, apesar da pandemia provocada pelo novo coronavírus.

Líder da oposição do Maláui oficializa candidatura a eleições
Notícias ao Minuto

13:25 - 06/05/20 por Lusa

Mundo Eleições

No poder desde 2014, o atual chefe de Estado, Peter Mutharika, foi reeleito em maio de 2019, na primeira volta do escrutínio, com 38,5% dos votos atribuídos pela Comissão Eleitoral local, contra 35,4% de Lazarus Chakwera.

No entanto, em fevereiro de 2020, o Tribunal Constitucional anulou a vitória de Peter Mutharika com base em "fraudes flagrantes" e ordenou a realização de novas eleições em 02 de julho.

Mutharika recorreu desta decisão, aguardando-se para breve uma decisão do tribunal.

Lazarus Chakwera, líder do Partido do Congresso do Maláui (MCP), foi o primeiro a apresentar oficialmente a candidatura às eleições, em Blantyre, capital económica do Maláui, perante milhares de apoiantes.

É apoiado pelo antigo vice-presidente Saulos Chilima, que desistiu da sua candidatura depois de terminar em terceiro lugar com 20,2% dos votos nas eleições presidenciais de 2019.

"Nos últimos 26 anos, o Maláui foi saqueado e os seus cidadãos mergulhados na pobreza por duas famílias que pensavam ter o direito de governar como queriam", afirmou Chakwera, referindo-se ao Presidente Mutharika e ao antigo chefe de Estado Bakili Muluzi.

"Mas Deus deu-nos outra oportunidade de escolher a mudança, é o nosso destino", acrescentou.

O antigo pastor frisou: "O nosso destino é um novo Maláui que beneficia toda a gente, é isto que merecemos".

A sua coligação é apoiada por nove partidos, incluindo o da ex-presidente Joyce Banda (2012-2014).

Espera-se a participação de nove candidatos nas eleições de julho, devendo o atual Presidente oficializar a sua candidatura na quinta-feira.

Até à data, o Maláui, um dos países mais pobres do mundo, regista um total de 38 casos de infeção pelo novo coronavírus, incluindo três mortes.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 254 mil mortos e infetou quase 3,6 milhões de pessoas em 195 países e territórios.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório