Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Angola com mais um caso de transmissão local sobe para 36 no total

O secretário de Estado para a Saúde Pública de Angola, Franco Mufinda anunciou hoje mais um caso positivo de infeção pelo novo coronavírus, aumentando o número total de doentes para 36.

Angola com mais um caso de transmissão local sobe para 36 no total
Notícias ao Minuto

20:24 - 05/05/20 por Lusa

Mundo Covid-19

O novo caso positivo reportado é de um jovem de 15 anos, um contacto direto de um paciente que chegou a Angola, proveniente de Portugal, em 18 de março.

O cidadão angolano "tinha cerca de 25 contactos e há todo um trabalho de investigação em curso", adiantou Franco Mufinda, acrescentando que o doente está associado aos nove casos de transmissão local identificados até ao momento em Angola.

"Estamos a montar cercas sanitárias nos bairros Cassenda e Futungo (Luanda) e estamos a proceder à desinfeção das ruas, a dar apoio às famílias e redobrar vigilância epidemiológica ativa", informou o secretário de Estado.

Dos 36 casos, dois resultaram em morte, 23 estão internados e clinicamente estáveis e os restantes doentes já recuperaram.

Foram até agora colhidas 4.175 amostras, encontrando-se 1.005 cidadãos em quarentena institucional.

Franco Mufinda disse ainda que os 17 passageiros regressados de Lisboa nos voos de 17 a 21 de março, que não se apresentaram para fazer os testes de despistagem da covid-19, "foram compulsivamente" internados no centro de quarentena de Calumbo, sendo a sua saída condicionada aos resultados das análises.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 251 mil mortos e infetou quase 3,6 milhões de pessoas em 195 países e territórios.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

O número de mortes provocadas pela covid-19 em África subiu para 1.843, com mais de 47 mil casos da doença registados em 53 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia naquele continente.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório