Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Dois partidos centro-direita e Verdes tentam formar governo sem Sinn Féin

Os dois maiores partidos de centro-direita irlandeses e os Verdes chegaram hoje a acordo para tentar formar Governo sem o partido nacionalista Sinn Féin, o mais votado nas eleições em fevereiro, anunciou um porta-voz partidário.

Dois partidos centro-direita e Verdes tentam formar governo sem Sinn Féin
Notícias ao Minuto

17:25 - 05/05/20 por Lusa

Mundo Irlanda

"Os dirigentes do Fianna Fáil, do Fine Gael e dos Verdes encontraram-se hoje e decidiram iniciar negociações formais com o objetivo de formar Governo", declarou o porta-voz do Fianna Fáil, citado pela AFP.

As negociações deverão começar na quinta-feira, numa altura em que o Governo provisório se debate com a crise provocada pelo novo coronavírus, que já fez 1.319 mortos no país.

Desde as eleições de 8 de fevereiro, de que não saiu uma maioria clara, o primeiro-ministro cessante, Leo Varadkar, tem assegurado a chefia do Governo transitório.

O seu partido, Fine Gael, sofreu uma derrota severa, tendo ficado em terceiro lugar, com 35 deputados em 160.

O seu rival histórico, Fianna Fáil, obteve o maior número de deputados, com 38 eleitos.

A grande surpresa das últimas eleições veio do partido nacionalista Sinn Féin, defensor da reunificação da Irlanda, que conquistou 24,5% dos votos, tornando-se na segunda maior força política do Parlamento, com 37 deputados.

Embora com menos um deputado que o Fianna Fáil, o Sinn Féin foi o partido mais votado nas eleições, conquistando a maioria dos votos preferenciais no complexo sistema eleitoral irlandês, com 24,5%, contra 22,2% do Fianna Fáil e 20,9% do Fine Gael.

Apesar disso, o partido nacionalista, antigo braço político do Exército Republicano Irlandês (IRA), não conseguiu reunir aliados suficientes para constituir uma coligação de 80 deputados, necessária para formar Governo.

Juntos, os três partidos Fine Gael, Fianna Fáil e Verdes têm 85 deputados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório