Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

AO MINUTO: Aulas devem ser concentradas. Mais de 245 mil mortos no mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Aulas devem ser concentradas. Mais de 245 mil mortos no mundo
Notícias ao Minuto

15:30 - 05/05/20 por Mafalda Tello Silva

Mundo Covid-19

Na primeira semana em que o país ainda se está a adaptar à retoma gradual da atividade económica e social, as forças de segurança anunciaram que, ontem, 780 pessoas foram impedidas de entrar em transportes públicos sem máscaras - 460 pela GNR e 320 pela PSP - sendo que três foram multadas.

É de recordar que com a situação de calamidade, vigora um "dever cívico de recolhimento domiciliário" para a população em geral, independentemente da idade ou de uma pessoa apresentar fatores de risco, em vez do "dever geral de recolhimento" e do "dever especial de proteção" para determinados grupos, como acontecia no estado de emergência.

No que diz respeito à incidência da Covid-19 no país, de acordo com o boletim epidimiológico, desta terça-feira, ao todo Portugal conta com 25.702 casos confirmados e 1.074 vítimas mortais desde o início do surto. São mais 11 mortos nas últimas 24 horas e mais 178 infetados. Foi ainda registada hoje a primeira vítima mortal no grupo etário dos 20/29 anosNo mundo, ao todo, a pandemia já provocou mais de 254 mil mortos e infetou quase 3,6 milhões de pessoas em todo o mundo. Mais de 1,1 milhões de doentes foram considerados curados pelas autoridades de saúde.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

00h00 - Este registo termina por aqui e será retomado amanhã de manhã, dia 6 de maio. Caso tenha sintomas associados à Covid-19 ligue para a SNS24: 808 24 24 24 (Portugal Continental), 800 24 24 20 (Madeira) e 808 24 60 24 (Açores).

23h58 - Um avião da euroAtlantic airways aterrou hoje no aeroporto internacional de Kempegowda, em Bangalore, capital do estado indiano de Kamataka, para carregar 15 toneladas de material sanitário com destino a Portugal, divulgou a empresa em comunicado.

23h47 - A Walt Disney anunciou hoje que no primeiro semestre do seu ano fiscal teve uma redução homóloga de 68%, para 2,6 mil milhões de dólares (2,4 mil milhões de euros), devido à pandemia e ao encerramento dos parques temáticos.

23h32 - O Ministério da Saúde vai divulgar um relatório com os "procedimentos elaborados por ajuste direto" para combater a pandemia, com as respetivas razões que justificaram "a impossibilidade" de recorrer a "outro tipo de procedimento"

23h14 - O Centro Hospitalar de Leiria negou hoje qualquer falta de equipamento essencial para profissionais ou utentes no âmbito do combate à pandemia de Covid-19, contrariando um estudo divulgado pela Ordem dos Médicos do Centro.

23h09 - Durante o briefing diário sobre a Covid-19, as autoridades de saúde brasileiras revelaram que nas últimas 24 horas foram reportados 600 óbitos, o maior aumento diário no país desde o início da pandemia, e 6.935 novos casos. No total, o vírus já provocou 7.921 vítimas mortais e 114.715 infetados

22h59 - A plataforma de arrendamento de unidades hoteleiras 'online' Airbnb anunciou hoje o despedimento de cerca de 25% dos cerca de 7.500 funcionários da empresa em todo o mundo

22h50 - O medicamento antiviral Remdesivir, da farmacêutica Gilead, pode ser aprovado no Japão na próxima quinta-feira para ser ministrado em pacientes com Covid-19 em estado grave, avança a Reuters, que cita o ministro da saúde Katsunobu Kato.

22h45 - A Obra Vicentina de Auxílio aos Reclusos defendeu hoje que as visitas aos reclusos nos estabelecimentos prisionais devem ser retomadas, considerando "justos" os apelos das famílias dos detidos.

22h32 - Os ministérios da Cultura, das Finanças e do Trabalho constituíram um grupo de trabalho para "análise, atualização e adaptação" dos regimes dos contratos laborais dos profissionais do espetáculo, anunciou hoje a tutela da Cultura. O grupo de trabalho vai reunir-se de duas em duas semanas e será composto, além de representantes dos três ministérios e por elementos da Direção-Geral das Artes, da Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas, do Instituto do Cinema e Audiovisual, da Direção-Geral da Segurança Social, da Autoridade para as Condições de Trabalho e da Autoridade Tributária e Aduaneira.

22h26 - O Teatro Viriato estreia na sexta-feira o 'Consultório Vizinho' com artistas associados e, pela primeira vez, promove performances porta-a-porta, mas também envia bilhetes e cartas.

22h19 - A embaixadora da União Europeia na Venezuela, a portuguesa Isabel Brilhante Pedrosa, entregou 'kits' de proteção a três associações de jornalistas, iniciativa para homenagear estes profissionais e o trabalho que fazem durante a pandemia da Covid-19.

22h14 - O presidente do PSD/Açores defendeu hoje ser necessário que o "dinheiro chegue às empresas sem um custo", defendendo os subsídios a fundo perdido para apoiar as empresas durante a crise provocada pela Covid-19. "É preciso garantir a liquidez da atividade económica, para que o dinheiro chegue às empresas sem um custo, sem honorários para a própria empresa", afirmou José Manuel Bolieiro numa transmissão em vídeo através do Facebook.

22h05 - O responsável da Autoridade de Saúde Regional dos Açores disse acreditar que em breve o concelho do Nordeste possa regressar à normalidade, mas admitiu a possibilidade de surgirem novos casos positivos relacionados com o lar de idosos.

21h59 - A pandemia já matou 254.532 pessoas e infetou mais de 3,6 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência noticiosa AFP, às 19h00 GMT de hoje, baseado em dados oficiais dos países.

21h56 - Quase seis mil pessoas foram detidas no primeiro mês de estado de emergência em Angola, altura em que se registou também um decréscimo na criminalidade violenta, com menos 60 homicídios do que no período homólogo, anunciou a polícia angolana.

21h52 - São Tomé e Príncipe registou hoje mais um morto e 13 novos infetados por Covid-19, elevando para quatro o número de óbitos no país devido ao novo coronavírus, disse o ministro da Saúde são-tomense, Edgar Neves.

21h49 - A Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal esclareceu hoje que a suspensão do contrato de convenção que tem com o Serviço Nacional de Saúde abrangeu apenas os cheques de cirurgia.

21h47 - Igreja destaca papel da comunicação social e pede esforço pela verdade. A Conferência Episcopal Portuguesa destacou hoje o papel da comunicação social, durante a pandemia de Covid-19, sobretudo da regional, o que exige um "redobrado esforço" de todos, pautando pela verdade e dignidade das pessoas e do bem comum.

21h45 - "Como lidar com as crianças durante estes tempos de distância social e maior recolhimento?" UNICEF Portugal e a Direção-Geral da Saúde vão falar sobre as principais questões levantadas pelos portugueses sobre as crianças durante o período da pandemia. Caso tenha alguma pergunta, "pode envia-la até amanhã através deste link:https://bit.ly/2L4ijCc". 

21h42 - O Sindicato Independente dos Trabalhadores Ferroviários das Infraestruturas e Afins (Sinfa) considera que não há condições de segurança para a fiscalização e venda de bilhetes dentro dos comboios e apelou aos revisores para que não cumpram estas tarefas.

21h40 - Os ministros das Telecomunicações da União Europeia UE defenderam hoje uma "abordagem coordenada" a nível comunitário relativamente às aplicações móveis de rastreamento para tentar conter a covid-19, apontando a utilidade destas 'apps' para a "flexibilização gradual das medidas".

21h36 - Recomendada concentração de aulas por cada turma no regresso à escola. As aulas na reabertura das escolas das diferentes disciplinas de cada turma devem ser concentradas tanto quanto possível, segundo as orientações da tutela hoje enviadas, que não preveem limitação do número de alunos por sala.

21h34 - A Câmara de Famalicão vai oferecer 'tablets' a todos os lares de idosos do concelho, para facilitar a comunicação entre os utentes e os seus familiares através de videochamadas.

21h32 - As fronteiras terrestres entre Portugal e Espanha vão continuar encerradas depois de 14 de maio, anunciou hoje o ministro da Administração Interna, sem avançar com uma data para a reabertura.

21h26 - Quarentena de casal da Costa Rica é passada em casa com os 31 filhos.confinamento a que o novo coronavírus obriga é um desafio para muitas famílias. No entanto, poucas são as famílias que passam a quarentena com os 31 filhos, como é o caso de Melba Jimenez e Victor Guzman. Leia o testemunho do casal aqui.  

21h21 - A Câmara de Faro vai manter a maioria das restrições impostas à utilização de equipamentos e espaços públicos municipais para minimizar o impacto da propagação da covid-19, pelo menos até 18 de maio, informou hoje o município.

21h05 - Um cientista do Governo dos EUA disse que foi demitido depois de criticar a pressão exercida pelo Presidente Donald Trump para o uso de um medicamento contra a malária no tratamento da Covid-19.

21h00 - O pequeno e envelhecido concelho do Nordeste, na ilha de São Miguel, é o único no país que continua em cerca sanitária, uma decisão que a população encara com tranquilidade, apesar de estar "berrando" (desejosa) para ir passear.

20h51 - Os utentes do lar do Nordeste, na ilha de São Miguel, recuperados da covid-19 vão fazer quarentena no Centro de Saúde da Povoação, na mesma ilha, para não terem contacto com os que tiveram resultado negativo, foi hoje anunciado.

20h47 - Portugal teria registado mais mortes e mais internamentos entre 1 e 15 de abril se não houvesse medidas de contenção e mitigação, conclui o barómetro semanal da Escola Nacional de Saúde Pública, hoje divulgado.

20h47 - A reunião da comissão técnica de acompanhamento das águas balneares, agendada para quarta-feira, para definir as regras da época balnear devido à pandemia de covid-19, foi adiada, sem explicação e sem nova data, disse hoje uma das entidades envolvidas.

20h25 - A Câmara Municipal de Cascais autoriza por tempo ilimitado a prática de desportos nas praias, permitidos desde segunda-feira, na sequência do plano de desconfinamento do Governo relativo à pandemia da Covid-19.

20h22 - O centro de instalação temporária do SEF no aeroporto de Lisboa vai continuar fechado até ao final de maio e quando reabrir vai apenas acolher estrangeiros impedidos de entrar em Portugal, anunciou hoje o ministro da Administração Interna.

20h17 - As autoridades búlgaras anunciaram hoje o levantamento de algumas restrições à circulação, impostas para conter a pandemia do novo coronavírus, mas as escolas vão permanecer fechadas até setembro.

20h14 - As fronteiras terrestres entre Portugal e Espanha vão continuar encerradas depois de 14 de maio, anunciou hoje o ministro da Administração Interna, sem avançar com uma data para a reabertura.

20h14 - Governo já publicou regras para o retomar das aulas nas escolasO Ministério da Educação vai enviar ainda esta terça-feira, para as escolas orientações com medidas para que possam receber os alunos do ensino secundário, anunciou no parlamento o ministro Tiago Brandão Rodrigues. São "medidas gerais para a organização das escolas, mas também medidas especificas, que foram trabalhadas com as organizações de saúde", explicou o governante.

20h12 - Um jogador da equipa de sub-23 de futebol do Belenenses SAD apresentou um resultado positivo no teste de deteção da Covid-19, não tendo sintomas da doença, anunciou hoje a formação lisboeta.

20h08 - O secretário de Estado para a Saúde Pública de Angola, Franco Mufinda anunciou hoje mais um caso positivo de infeção pelo novo coronavírus, aumentando o número total de doentes para 36.

20h00 - A Câmara de Famalicão vai oferecer 'tablets' a todos os lares de idosos do concelho, para facilitar a comunicação entre os utentes e os seus familiares através de videochamadas, anunciou hoje o município.

19h58 - O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde pediu, ontem, um aplauso especial para "enfermeiros e parteiras" e hoje assinalou essa homenagem. "A razão pela qual aqui estamos hoje é para apoiar enfermeiras e parteiras que arriscam a sua vida para ajudar os outros na linha da frente", assinalou Tedros Ghebreyesus.

19h53 - A Câmara Municipal do Porto Santo pediu hoje ao Governo Regional a suspensão da quarentena obrigatória para quem chega à ilha por "não existirem mais casos da Covid-19".

19h47 - Londres e Washington alertam para aumento de ciberataques. As agências britânica e norte-americana para a cibersegurança alertaram hoje para um potencial aumento de ataques informáticos visando organizações de saúde envolvidas no combate ao novo coronavírus, crimes que, segundo Londres, estão "frequentemente associados" a governos estrangeiros.

19h37 - A TAP vai retomar a rota Lisboa - Porto com três voos por semana a partir de 18 de maio e até ao final do mês, segundo informação disponível no 'site' da companhia aérea portuguesa, impactada pela pandemia de covid-19.

19h34 - "Quanto mais rápido abrirmos, maior será o custo humano", alerta Cuomo. O governador de Nova Iorque, Andrew Cuomo, disse hoje que as autoridades que estão a reabrir as economias paralisadas pela Covid-19 devem considerar os custos humanos dessa decisão.

19h31 - O músico brasileiro Ciro Pessoa, um dos fundadores da banda de rock Titãs, morreu na madrugada de hoje, aos 62 anos, na sequência de infeção causada pelo novo coronavírus, anunciou a família.

19h30 -O Bloco de Esquerda denunciou, esta terça-feira, que algumas unidades do Grupo Trofa Saúde, como é o caso da de São João da Madeira, estão a cobrar uma taxa de 5 euros a todos os seus utentes, incluindo beneficiários da ADSE, pelos equipamentos de proteção utilizados pelos seus profissionais. A cobrança é descrita como "taxa de higienização".

19h25 - O árbitro português Fábio Veríssimo está recuperado de Covid-19, depois de dois testes negativos e de ter sido diagnosticado em 4 de abril, confirmou hoje à Lusa fonte do Conselho de Arbitragem.

19h20 - A Câmara do Porto anunciou hoje a reabertura dos parques de estacionamento municipais a partir de 11 de maio e o regresso faseado, até 1 de junho, do estacionamento pago à superfície em toda a cidade.

19h18 - O ministro da Administração Interna garantiu hoje que foi cumprido o decreto do estado de emergência durante as celebrações da CGTP no 1º de Maio, sublinhando que "não há portugueses de primeira e de segunda".

19h16 - DECO pede clarificação de lei sobre devolução de bilhetes de espetáculos. A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor já recebeu meia centena de reclamações sobre a realização de eventos culturais afetados pela Covid-19 e lamenta que a legislação não seja clara sobre devoluções de bilhetes.

19h14 - Lares de idosos na base da elevada mortalidade no Reino Unido. O Reino Unido continua a registar um número elevado de mortes, sobretudo em lares de idosos, relacionadas com a pandemia de covid-19, reconheceu hoje o governo britânico

19h11 - Os hipertensos e diabéticos ficam excluídos do regime excecional de proteção laboral para imunodeprimidos e doentes crónicos no âmbito da pandemia de covid-19, informou hoje o Conselho de Ministros, numa retificação publicada em Diário da República.

19h07 - A Câmara de Carrazeda de Ansiães, no distrito de Bragança, vai manter as restrições à circulação e uso dos espaços públicos municipais por mais 15 dias, anunciou hoje a autarquia.

19h00 - Quase 90% dos portugueses que pediram apoio já regressaram ao país. Cerca de 4.900 dos 5.500 portugueses retidos no estrangeiro que pediram apoio já regressaram a Portugal, anunciou hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros, admitindo dificuldades especiais no repatriamento de portugueses dos Estados Unidos, Brasil e Venezuela.

18h55 - França registou, esta terça-feira, mais 330 mortes e 1104 novos casos nas últimas 24 horas. O número total de óbitos em França é agora de 25.531 e o número de casos confirmados está agora nos 132.967.

18h52 - Descoberta de caso em França em dezembro "não surpreende" OMS. As notícias de que o primeiro caso de Covid-19 em França tenha sido registado em dezembro (mais cedo do que o conhecido) não foram surpresa para a Organização Mundial de Saúde (OMS), admitiu a instituição. Como tal, a OMS incentivou os países a investigar casos (iniciais) suspeitos.

18h50 - Quase 65 mil empresas já receberam o pagamento do lay-off. Nestes pagamentos foram gastos pelo Estado 190 milhões de euros, de acordo com números do Ministério do Trabalho.

18h43 - Com a retoma gradual da atividade económica no país, o uso de máscara passa a ser obrigatório em vários espaços. De forma a garantir que todos têm acesso a material de proteção individual, estão a ser levadas a cabo várias iniciativas. Conheça as medidas anunciadas hoje: 

  • A Câmara de São João da Madeira anunciou que, até sábado, distribuirá diária e gratuitamente máscaras de proteção aos utilizadores que não disponham delas para aceder à rede local de transportes públicos e ao mercado municipal.
  • A Câmara de Monchique lançou um programa que visa preparar a comunidade e as empresas para a gradual abertura do espaço público, disponibilizando equipamentos de proteção e máquinas de desinfeção do ar e superfícies.

18h34 - Voos na Europa 50% mais caros com obrigação de deixar lugares livres? A Associação Internacional de Transportes Aéreos alertou hoje para o "aumento drástico" dos preços dos voos se as companhias forem obrigadas a operar com lugares livres entre passageiros para garantir distanciamento, falando numa subida de 50% na Europa.

18h28 - 130 mil imigrantes ficaram provisoriamente com a situação regularizada em Portugal durante a pandemia de Covid-19, anunciou hoje o ministro da Administração Interna.

18h27 - Quatro empresas vão receber cerca de um milhão de euros de apoio, no âmbito do combate à Covid-19, para a produção de máscaras, viseiras e gel desinfetante, ao abrigo do programa Norte 2020.

18h24 - Linha de apoio aos diabéticos mantém-se ativa no Estado de Calamidade. A linha do CHMT pode ser contactada através do 918 768 164 e funciona das 9h00 às 21h00 horas, todos os dias do ano.

18h16 - A polícia holandesa deteve hoje na estação central de Haia dezenas de manifestantes que protestavam contra as medidas oficiais para travar os contágios pelo novo coronavírus, exigindo o fim do confinamento parcial aplicado desde meados de março.

18h10 - O ministro da Administração Interna afirmou hoje que foram realizados 560 testes à Covid-19 a migrantes residentes em hostels de Lisboa, 178 dos quais tiveram resultados positivos, avançando que os testes vão continuar em outras unidades de acolhimento destes cidadãos.

18h08 - O administrador da Global Media Group, Afonso Camões, questionou hoje quando é que chegam as medidas de anunciadas pelo Governo, de compra antecipada de publicidade institucional, afirmando desconhecer os critérios da sua repartição.

18h03 - A Comboios de Portugal (CP) já realizou cerca de 20 mil ações de desinfeção para mitigação da Covid-19 nos seus veículos no último mês e meio, tendo uma operação montada em 23 estações. 

18h00 - O Centro de Operações de Emergência de Saúde da Guiné-Bissau informou hoje que a doença provocada pelo novo coronavírus fez a segunda vítima mortal no país e aumentou para 475 o número de casos confirmados.

17h58 - Um modelo matemático realizado por uma universidade de Singapura com base "na tendência atual" de casos de covid-19 antevê o "fim teórico" da atual pandemia a nível mundial para 14 de dezembro, foi hoje divulgado.

17h54 - Os rebeldes do Iémen anunciaram hoje a primeira morte devido ao novo coronavírus nas zonas que controlam no norte e oeste do país em guerra, precisando tratar-se de um somali que morreu num hotel da capital, Sanaa.

17h45 - Por todo o país, vários serviços e hospitais começaram a retomar as suas atividades. Confira alguns dos espaços que reabrem portas entre hoje e quinta-feira: 

  • Os serviços municipais em Silves vão começar a reabrir gradualmente a partir de quarta-feira, mas, por enquanto, permanecerão fechados os equipamentos desportivos e culturais.
  • As bibliotecas municipais de Oeiras vão reabrir ao público amanhã com novo horário e regras de higiene, inclusive uso obrigatório de máscara e desinfeção das mãos.
  • O Zoo de Santo Inácio, espaço em Vila Nova de Gaia reabre quinta-feira com postos de higienização. A direção decidiu ainda lançar uma campanha solidária de apadrinhamento.
  • A Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço da Guarda vai reabrir ao público na quinta-feira, com uso obrigatório de máscara de proteção.
  • A Câmara de Vila Nova de Cerveira anunciou hoje a reabertura, de forma gradual, de alguns serviços e equipamentos municipais.
  • O Hospital do Espírito Santo de Évora está a preparar-se para "retomar gradualmente a atividade habitual não urgente", que teve de ser "recalendarizada" devido à pandemia.
  • O Centro Hospitalar do Oeste retomou hoje consultas, cirurgias programadas, sessões de hospital de dia e exames de diagnóstico e de terapêutica.
  • A Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes deliberou, por unanimidade, a reabertura dos mercados dedicados à venda de produtos da terra que se realizam nos nove concelhos que integram este território.

17h40 - O primeiro-ministro socialista espanhol, Pedro Sánchez, apelou hoje à maior formação da oposição, o Partido Popular (direita), para dar o seu apoio à proposta de prolongamento do estado de emergência que vai ser votada na quarta-feira no parlamento.

17h34 - A Câmara de Lisboa anunciou, esta terça-feira, que a partir de amanhã "já pode voltar a agendar a recolha de lixo volumoso":

17h25 - Moçambique registou mais um caso de infeção pelo novo coronavírus, elevando o número total de doentes no país de 80 para 81, anunciou hoje o Ministério da Saúde.

17h23 - Em apenas três meses, o número de queixas de crimes de ódio no Reino Unido contra chineses foi quase três vezes superior ao reportado nos dois anos anteriores.

17h15 - As autoridades de saúde britânicas confirmam, esta terça-feira, que forma registadas mais 693 mortes devido à Covid-19 no Reino Unido nas últimas 24 horas, sendo que o total ascende a 29.427 vítimas mortais. Já quanto ao número de infetados, há mais 4.406 do que ontem, o que perfaz um total de 194.990.

17h14 - Mais de 2.400 artistas, de várias áreas, inscreveram-se na plataforma Portugal #EntraEmCena, na qual empresas e entidades públicas e privadas podem fazer um investimento direto e imediato em projetos artísticos, foi hoje anunciado.

17h12 - A Associação Jovem de Mortágua e a Associação de Estudantes do Agrupamento de Escolas de Mortágua lançaram uma campanha de angariação de fundos para comprar equipamento de proteção individual para quatro entidades do concelho.

17h08 - Nas últimas 24 horas, as autoridades italianas reportaram 1.075 novos casos e 236 óbitos. No total, desde o início do surto, o SARS-CoV-2 já infetou 213.013 pessoas e matou 29.315 no país. 

17h00 - Polícia infetado continuou a trabalhar devido a erro no teste à Covid-19. Um agente da PSP de Rio Tinto trabalhou, pelo menos, durante 14 dias infetado, depois de lhe ter sido comunicado que o teste a que tinha sido submetido tinha dado negativo. Mas, afinal, estava infetado. Conheça a história completa aqui

16h57 - Nova mutação indica que o SARS-CoV-2 pode estar a enfraquecer. De acordo com um estudo recém-publicado no Journal of Virology, uma mutação no novo coronavírus reflete uma mudança que ocorreu no vírus geneticamente semelhante - SARS -, em 2003, indicando que o vírus atual pode estar a enfraquecer, diminuindo a sua gravidade.

16h52 - A Comissão Europeia publica na quarta-feira as Previsões Económicas da Primavera, as primeiras projeções de Bruxelas sobre o potencial impacto da pandemia da covid-19 na economia europeia, em risco de conhecer uma contração sem precedentes.

16h44 - O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, garantiu hoje que os elementos das forças e serviços de segurança "não pagaram um cêntimo" do material de proteção individual, nomeadamente máscaras, que foi distribuído durante o estado de emergência.

16h40 - O parlamento debate quarta-feira diplomas do PS, PSD, BE, PCP, PEV e PAN que propõem ao Governo a realização de uma campanha para informar os cidadãos sobre o descarte correto de equipamento de proteção como máscaras e luvas.

16h33 - Eduardo Cabrita, ministro da Administração Interna anunciou hoje que foram detidas 433 pessoas durante os 45 dias de estado de emergência, avançando que estes "menos de 10 casos por dia" significa "uma grande vitória da sociedade portuguesa".

16h28 - "Mãos bem lavadas salvam vidas". Com o regresso da atividade económica e social no país, é essencial que continue a lavar as mãos de forma correta. Nesta terça-feira, Dia Mundial da Higiene das Mãos, recorde as recomendações da Direção-Geral da Saúde: 

16h24 - A ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública disse hoje que o processamento das atualizações de 10 euros para salários até 700 euros e de 0,3% para os restantes trabalhadores deverá ficar concluído este mês.

16h18 - Macron criticado por querer começar a reabrir escolas na próxima semana. O Presidente francês, Emmanuel Macron, confirmou hoje o seu plano de iniciar na próxima semana a reabertura gradual das escolas depois do encerramento decorrente da pandemia da covid-19, o que preocupa alguns autarcas, professores e pais.

16h16 - A ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, disse hoje que 68 mil funcionários públicos estão neste momento em teletrabalho, sublinhando que este regime "veio para ficar" no Estado.

15h56 - A Baviera vai reabrir os restaurantes e hotéis até final de maio, anunciaram hoje as autoridades daquele estado alemão, ignorando as recomendações da chanceler Angela Merkel quanto aos riscos do fim do confinamento devido à covid-19.

15h55 - Mais 1.700 mortos em centros geriátricos no Estado de Nova Iorque. O Estado de Nova Iorque reportou hoje a existência de mais de 1.700 mortes, até agora desconhecidas, associadas ao novo coronavírus detetadas em centros de geriatria e em lares de idosos.

15h50 - A Autoridade de Saúde dos Açores determinou hoje o encerramento do lar de idosos do Nordeste, na ilha de São Miguel, estrutura onde já se registaram várias mortes relacionadas com a Covid-19.

15h42 - Foram contratados "mais de 2.300 profissionais de saúde" durante pandemia. Mais de 2.300 profissionais de saúde, como médicos e enfermeiros, foram contratados durante a pandemia de covid-19 para reforçar o Sistema Nacional de Saúde, avançou hoje o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales.

15h35 - Homem do Bangladesh é a 1.ª vítima com menos de 30 anos em Portugal. Cidadão tinha 29 anos e sofria de duas patologias, uma das quais hipertensão. Acabou por morrer com Covid-19.

15h30 - A Organização Mundial da Saúde aconselhou hoje que os países que têm amostras de pacientes com suspeita de pneumonia até ao final de 2019 devem analisá-las para identificar possíveis casos de covid-19.

15h13 - O Instituto de Saúde dos Países Baixos anunciou que foram registados 317 novos casos e que morreram mais 86 pessoas no espaço de 24 horas. Os Países Baixos contabilizam agora mais de 41 mil casos e 5.168 vítimas mortais. 

15h00 - Lisboa, Porto, Braga, Vila Nova de Gaia e Matosinho continuam ser os concelhos mais afetados pelo surto de coronavírus em Portugal. Fique a saber quantos casos de Covid-19 há no seu concelho

Recorde aqui todos os todos os desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo durante a manhã e início de tarde desta terça-feira. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório