Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

'Hipoxia feliz': Condição misteriosa em doentes Covid-19 intriga médicos

Condição foi identificada em alguns pacientes com Covid-19 que não estão em sofrimento, mas têm níveis perigosamente baixos de oxigénio.

'Hipoxia feliz': Condição misteriosa em doentes Covid-19 intriga médicos
Notícias ao Minuto

23:57 - 04/05/20 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Coronavírus

Os médicos descobriram que alguns doentes internados com Covid-19 que estão a falar e, aparentemente, bem, sem sinal de sofrimento, têm na realidade níveis de oxigénio baixos o suficiente para estarem inconscientes ou, até, para causar a morte, avança o Guardian.

A mesma publicação explica, a título de exemplo, que uma pessoa saudável tem uma saturação de oxigénio de, pelo menos, 95%. Estes doentes, de acordo com os relatórios médicos, apresentam níveis de saturação entre os 70% e os 80%, estando, portanto, com hipoxia (diminuição da concentração de oxigénio no sangue ou nos tecidos). Os casos mais drásticos são níveis a descer abaixo dos 50%.

Tipicamente, um paciente perde consciência com uma concentração de oxigénio abaixo dos 75%.

O fenómeno, conhecido por alguns como "hipoxia feliz" (ou "hipoxia silenciosa"), está a levantar muitas questões relacionadas com a forma como o vírus ataca os pulmões e se poderão existir formas mais eficazes de tratar pacientes com este quadro clínico.

"É intrigante ver tantas pessoas a chegar e o quão hipóxicas estão. Estamos a ver saturações de oxigénio que são muito baixas e as pessoas nem se apercebem. Normalmente, não vemos este fenómeno com a gripe ou com a pneumonia comum. É muito mais profundo e um exemplo de fisiologia muito abnormal a acontecer à nossa frente", disse à mesma publicação Jonathan Bannard-Smith, intensivista e anestesista no hospital Manchester Royal Infirmary.

O anestesista Mike Charlesworth, profissional do hospital de Wythenshawe, em Manchester, acrescentou que há outras doenças pulmonares que podem causar hipoxia grave, mas que os pacientes estariam gravemente doentes. "Com a pneumonia ou com um embolismo pulmonar não estariam sentados na cama a falar connosco. Não entendemos. Não sabemos se está a causar danos nos órgãos que não conseguimos ver. Não sabemos se o corpo está a compensar", disse.

Bannard-Smith indica que esta condição não será explicada de forma simples e que deverá envolver vários processos físicos. Há vários ensaios clínicos a tentar explorar tratamentos para as complicações da Covid-19, incluindo problemas respiratórios e baixos níveis de oxigénio no sangue.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório