Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Vaticano encerra investigações sobre desparecimento de jovem em 1983

O Vaticano encerrou hoje formalmente as investigações sobre o desaparecimento da filha de 15 anos de um seu funcionário, em 1983, depois de desenterrar caixões no cemitério da Santa Sé em busca dos restos mortais.

Vaticano encerra investigações sobre desparecimento de jovem em 1983
Notícias ao Minuto

16:22 - 30/04/20 por Lusa

Mundo Vaticano

O misterioso desaparecimento de Emanuela Orlandi intrigou os italianos durante décadas e o caso voltou a ganhar notoriedade, no ano passado, depois de uma denúncia anónima à família da jovem desaparecida, segundo a qual o corpo poderia estar enterrado no cemitério dentro das muralhas da cidade do Vaticano.

O Vaticano desenterrou vários caixões funerários e mobilizou especialistas forenses para investigar o caso, mas os testes revelaram que os restos mortais encontrados tinham todos mais de 100 anos.

Com base nestas descobertas, os procuradores do Vaticano pediram para que a investigação fosse arquivada, o que um juiz hoje validou, segundo fontes do Vaticano.

O caso Orlandi chegou a levantar suspeitas sobre a responsabilidade do Vaticano, quando se percebeu que a adolescente tinha desaparecido após uma aula de música em Roma.

Os familiares de Orlandi exigiram que as autoridades da Santa Sé revelassem tudo o que sabiam sobre o desaparecimento da jovem, filha de um funcionário do Vaticano, o que levou a sucessivas investigações.

Num comunicado hoje divulgado, o Vaticano disse que forneceu à família da jovem toda a ajuda pedida e que, com o encerramento das investigações, ficam disponíveis os fragmentos ósseos encontrados no cemitério para que sejam feitos eventuais novos testes pedidos pelos familiares.

Desde o desaparecimento de Emanuela Orlandi, surgiram várias teorias da conspiração sugerindo ligações com a atividade da máfia romana e com a tentativa de assassínio do papa João Paulo II, em 1981.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório