Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

Parlamento eslovaco aprova moção de confiança ao novo Governo

O parlamento da Eslováquia aprovou hoje uma moção de confiança ao novo Governo de coligação entre populistas e liberais conservadores, saído das eleições legislativas de 29 de fevereiro.

Parlamento eslovaco aprova moção de confiança ao novo Governo
Notícias ao Minuto

15:58 - 30/04/20 por Lusa

Mundo Eslováquia

A coligação é liderada pelo populista Igor Matovic, à frente do movimento OLANO, e congrega também outras três forças políticas -- os populistas de direita Somos Família, o liberal Liberdade e Solidariedade e o conservador Pelas Pessoas -, tendo a moção sido aprovada por 93 dos 150 deputados.

"[O programa de governo] é baseado numas finanças públicas responsáveis, na luta contra a corrupção e pela transparência, bem como na igualdade de todos perante a lei e [no objetivo de] recuperar a confiança nas instituições", sublinhou Igor Matovic, ao discursar no Conselho Nacional antes da aprovação da moção de confiança.

Na intervenção, Matovic referiu-se também à crise sanitária provocada pelo novo coronavírus, salientando o impacto económico que o país pode sofrer se não houver unidade.

"Devemos estar unidos para superarmos a crise mais difícil que o país já enfrentou", referiu.

Até ao momento, a Eslováquia é um dos membros da União Europeia (UE) menos afetados pela pandemia de Covid-19, tendo registado cerca de 1.400 casos e 23 óbitos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório