Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Hamas e Israel negoceiam troca de presos por corpos de soldados

Israel negoceia com o movimento radical palestiniano Hamas a entrega de dois civis reféns e dos corpos de dois soldados em troca de prisioneiros e as discussões estão a avançar, disse hoje um ministro israelita.

Hamas e Israel negoceiam troca de presos por corpos de soldados
Notícias ao Minuto

13:27 - 30/04/20 por Lusa

Mundo Diplomacia

Yoav Gallant, ministro da Imigração e membro do gabinete de segurança israelita, indicou hoje à rádio pública Kan que se "iniciaram contactos" e que estes "avançam mais rápido" que em anteriores ocasiões, embora se tenha mostrado cauteloso sobre uma resolução final.

Não é a primeira vez que Israel e o movimento que controla a Faixa de Gaza -- que mantêm negociações indiretas mediadas pelo Egito e pela ONU para uma trégua de longa duração -- abordam um acordo daquele tipo, mas a pandemia da covid-19 parece ter levado a um aumento de contactos.

O primeiro-ministro israelita em funções, Benjamin Netanyahu, pediu no início do mês "negociações imediatas" com mediadores, face à pressão dos familiares e de associações para que fossem recuperados os cadáveres dos soldados retidos desde a guerra em Gaza em 2014, além de dois civis israelitas que entraram no território palestiniano por sua iniciativa.

Segundo o jornal digital Times of Israel, o executivo israelita recusa que o acordo tenha duas fases e exige a entrega de todos ao mesmo tempo.

Yahya Sinwar, líder do Hamas em Gaza, também se declarou aberto a explorar várias vias para conseguir a libertação dos presos idosos e doentes, como parte de "uma iniciativa humanitária" e face ao receio de que o novo coronavírus se propague entre os milhares de palestinianos nas prisões israelitas.

O movimento islâmico não quis comentar as negociações em curso.

O Hamas -- considerado um movimento terrorista por Israel, Estados Unidos e União Europeia -- retém desde 2014 os cadáveres dos soldados israelitas Hadar Goldin e Oron Shaul, capturados durante uma operação militar na Faixa de Gaza, sob bloqueio do Estado hebreu há mais de uma década.

Também retém no enclave dois civis israelitas -- com problemas mentais diagnosticados, segundo a imprensa -- que entraram em Gaza por sua iniciativa.

O último acordo deste tipo ocorreu em 2011, quando Israel libertou 1.028 presos palestinianos em troca do soldado israelita Gilad Shalit, que esteve detido cinco anos em Gaza.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório