Meteorologia

  • 28 OUTUBRO 2020
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 20º

Edição

Os lugares do mundo sem casos confirmados do novo coronavírus

Existem 33 países e territórios que ainda não relataram um único caso da Covid-19.

Os lugares do mundo sem casos confirmados do novo coronavírus

Apesar de mais de 3 milhões de pessoas um pouco por todo o mundo já terem contraído o novo coronavírus, a verdade é que ainda existem 33 países e territórios que não relataram um único caso da Covid-19.

A lista, que pode consultar aqui, inclui países tão distintos como o arquipélago das Comores, o Lesoto, o Tajiquistão ou o Turquemenistão, mas também pequenas nações insulares distantes do Pacífico, como Nauru, Kiribati e Ilhas Salomão.

Segundo dados apresentados pela agência Reuters, no passado dia 20 de abril 214 países e territórios dos 247 reconhecidos pelas Nações Unidas tinham registado pelo menos um caso positivo do vírus SARS-CoV-2. Destes, 190 também sofreram transmissão local - o vírus espalhou-se na comunidade. Houve mortes em pelo menos 166 deles.

Ainda assim, o facto de um país não relatar nenhuma infeção pelo novo coronavírus não significa necessariamente que não existiram casos.

Por exemplo, a Coreia do Norte, cujo paradeiro do líder Kim-Jong Un é desconhecido, não registou nenhum caso do novo coronavírus, mas faz fronteira com a China, a Rússia e a Coreia do Sul, todos os países que lidam com um número alto de casos, o que significa que o vírus pode ter entrado neste estado.

No que toca à disseminação dos casos do novo coronavírus em várias regiões mundiais, a Ásia experimentou aproximadamente duas amplas cadeias de transmissão através das fronteiras, enquanto na Europa, muitos países começaram a relatar casos na semana a partir do final de fevereiro.

Por outro lado, a América do Sul e a África pareciam livres do vírus nos meses de janeiro e fevereiro, mas a verdade é que a Covid-19 se alastrou rapidamente pelos dois continentes, com o Brasil, por exemplo, a ser um dos principais 'alvos' do novo coronavírus.

Anguilla, Gronelândia, as ilhas caribenhas de St. Barts e Santa Lúcia e o Iêmen são os cinco países e territórios conseguiram livrar-se do vírus após terem confirmado casos positivos da Covid-19. Nenhum relatou mortes ou declarou qualquer caso atualmente ativo, sendo que os anteriores casos positivos recuperaram completamente.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 224 mil mortos e infetou mais de 3,1 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Cerca de 890 mil doentes foram considerados curados.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório