Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

AO MINUTO: Bares e ginásios não abrem em maio; Que disseram os partidos?

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Bares e ginásios não abrem em maio; Que disseram os partidos?

O primeiro-ministro, António Costa, recebeu hoje em São Bento os nove partidos políticos com assento parlamentar para uma ronda de audições sobre o calendário e plano de retoma, que será anunciado quinta-feira. 

A partir das 14h30, na residência oficial, em São Bento, o primeiro-ministro começou por receber o PSD, seguindo-se Bloco de Esquerda e PCP - audiências com duração prevista de uma hora. Depois, reuniu-se com o CDS (45 minutos) e, com intervalos de meia hora, o PAN, o PEV, o Chega, a Iniciativa Liberal e o PS.

Segundo o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde, o novo coronavírus já matou 973 pessoas em Portugal e infetou 24.505. Houve ainda registo de 1.389 pessoas recuperadas. A nível global, já morreram mais de 224 mil pessoas e foram ultrapassados os 3,1 milhões de infetados.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no resto do mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

00h00 - Boa noite! O acompanhamento de hoje fica por aqui. Amanhã de manhã começaremos um novo registo para o manter atualizado sobre as incidências do novo coronavírus. E já sabe: mantenha-se seguro e siga os conselhos das autoridades. Em caso de ter sintomas telefone para linha SNS24 - 808 24 24 24. 

23h52 - Os lugares do mundo sem casos confirmados do novo coronavírus. Apesar de mais de 3 milhões de pessoas um pouco por todo o mundo já terem sido infetadas, a verdade é que ainda existem 33 países e territórios que não relataram um único caso da Covid-19. Saiba tudo aqui.

23h41 - A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, disse hoje que o papel do Estado e o "avesso da austeridade" são essenciais para que a crise provocada pela pandemia não se traduza numa recessão prolongada para o país.

23h30 - Bares, discotecas, ginásios vão continuar encerrados durante o mês de maio. Pedro Siza Vieira, ministro de Estado e da Economia, esteve, esta quarta-feira, na SIC Notícias onde constatou que "o vírus está entre nós e vamos continuar a assumir que esta epidemia não está controlada", querendo o Governo "assegurar que à medida que vamos reabrindo as atividades e retirando restrições, conseguimos continuar a controlar a pandemia"

"Ao fim de uma quinzena poderemos avaliar se este levantamento gradual das restrições determinou ou não um aumento descontrolado do nível de propagação da pandemia. Se, de facto, formos tão disciplinados na circulação pública como temos sido no confinamento, se conseguirmos assimilar novos hábitos, [...] conseguiremos então verificar se isso foi suficiente" para manter a epidemia sob controlo. Em caso afirmativo, avança-se para a "fase seguinte" do desconfinamento

"Não vamos levantar todas as restrições no mês de maio", garantiu Siza Vieira, acrescentando: "Vão continuar a ficar encerrados equipamentos como bares, discotecas, ginásios, um conjunto de equipamentos e de eventos onde o convívio e a intensidade de contactos seja maior"

23h12 - Este casal casou em março e está de lua-de-mel... em casa. Ele Helios, é russo, ela Luiza, é brasileira. Casaram em São Petersburgo e planeavam emigrar para o Texas, nos Estados Unidos, quando a Covid-19 lhes 'trocou os planos'. O casal contou a sua história à Reuters. 

23h05 - A Associação Sindical de Professores Licenciados (ASPL) considerou hoje "precoce e imprudente" a eventual reabertura das aulas presenciais dos alunos que frequentam o 11.º e 12.º anos de escolaridade, a partir de 18 de maio.

23h00 - O que ouviram (e disseram) os partidos nos encontros com Costa? Na véspera do Conselho de Ministros que vai preparar o pós-Estado de Emergência e a reabertura de alguns serviços, nomeadamente o comércio de rua, os nove partidos com assento parlamentar foram ouvidos, esta quarta-feira, pelo primeiro-ministro António Costa. Fique com um resumo.

22h46 - "Cada um de nós vai ter de assumir responsabilidades maiores". À saída da reunião o secretário-geral adjunto do partido, José Luís Carneiro, considerou que o Executivo é “merecedor de confiança do PS” e adiantou ter a “garantia” que, os setores que por razões diversas não reabram já, “terão o apoio e a atenção por parte do Governo”.

22h41 - A Iniciativa Liberal defendeu hoje que o plano de reabertura "peca por tardio" e devia ser "mais ambicioso e mais rápido", avisando que uma recessão económica muito profunda causará mais danos do que a pandemia que se quer evitar.

22h43 - Donald Trump, afirmou hoje que as diretrizes do Governo federal sobre o distanciamento social devido ao novo coronavírus "desaparecerão" quando terminar o seu prazo, na quinta-feira, e nos estados que iniciam a retoma da atividade.

22h39 - Pelo menos 390 alunos das escolas do concelho do Porto não têm acesso a computadores que permitam acompanhar, em igualdade de circunstâncias, as aulas do 3.º período que estão a decorrer à distância, denunciam várias juntas de freguesia.

22h35 - A Madeira mantém pelo quinto dia consecutivo o total de 86 casos de Covid-19, já com 43 recuperados, informaram hoje as autoridades regionais, indicando que dos 43 doentes ativos, um foi hospitalizado devido ao agravamento da sua condição.

22h33 - Uma história emocionante. Julia Dewilde, que nasceu durante a pandemia de gripe espanhola, comemorou o centésimo aniversário quatro dias antes de um teste confirmar a sua recuperação da Covid-19.

22h28 - O deputado do Chega, André Ventura, afirmou que o Governo o informou de que as creches reabrem no dia 18 de maio e que a I Liga de Futebol Profissional recomeça no fim do próximo mês.

22h20 - Dois guardas de um centro de detenção para imigrantes no estado do Louisiana, nos Estados Unidos (EUA), morreram nos últimos dias devido à pandemia da Covid-19, de acordo com familiares das vítimas.

22h16 - O Vitória de Guimarães vai regressar aos treinos na sua academia na segunda-feira, após os jogadores realizarem os testes de rastreio à Covid-19 no sábado, informou hoje o clube da I Liga portuguesa de futebol, no site oficial.

22h12 - No final da reunião com primeiro-ministro, António Costa, o deputado do PEV José Luís Ferreira avisou que esta vai ser "uma caminhada longa e demorada" de "aproximação à normalidade".

22h06 - Juliana Paes contou esta terça-feira, dia 28, que a mãe, Regina, estava com alguns sintomas do novo coronavírus. Inicialmente, os resultados não foram conclusivos, no entanto, o diagnóstico acabou por chegar. Saiba tudo aqui.

22h00 - O mais recente balanço da agência AFP dá conta de que pandemia do novo coronavírus já matou 224.402 pessoas e infetou mais de 3,1 milhões em todo o mundo desde dezembro na China.

21h50 - O porta-voz do PAN, André Silva, manifestou a sua incompreensão face à decisão de não se prolongar o estado de emergência em Portugal, alegando que os riscos de transmissibilidade da covid-19 mantiveram-se ao longo das duas últimas semanas.

21h44 - O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, agradeceu hoje ao seu homólogo esloveno, Borut Pahor, a mensagem de solidariedade para com Portugal no combate à Covid-19 gravada em português e divulgada nas redes sociais.

21h40 - Isto não está fácil para ninguém... A quarentena está a ser um desafio para muitos casais e, segundo a imprensa internacional, Kim Kardashian e Kanye West enquadram-se neste grupo. Saiba tudo aqui. 

21h37 - A responsável da unidade que trata crianças com Covid-19 no Hospital D. Estefânia, em Lisboa, esclareceu hoje que não existe nenhum surto de doença inflamatória grave associada à pandemia e garantiu que os profissionais estão atentos aos sintomas

21h32 - Federação de Andebol de Portugal (FAP) indicou hoje o FC Porto como representante português na Liga dos Campeões de 2020/21, após o cancelamento do campeonato nacional devido à pandemia de Covid-19.

21h30 - Fazemos um resumo do que de mais importante se passou esta tarde:

21h30 - Boa noite! Seguimos a atualização AO MINUTO com este novo artigo. Para ler as notícias desta manhã, clique aqui. Para as desta tarde, o link é este

Recomendados para si

;
Campo obrigatório