Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Rússia pede ao Irão para não reagir a "provocações" dos Estados Unidos

A Rússia pediu hoje ao Irão para não ceder às "provocações" dos Estados Unidos, num contexto de escalada verbal após um incidente entre navios dos EUA e lanchas iranianas no Golfo.

Rússia pede ao Irão para não reagir a "provocações" dos Estados Unidos
Notícias ao Minuto

16:37 - 29/04/20 por Lusa

Mundo Golfo

Em meados de abril, os EUA denunciaram "manobras ameaçadoras" de lanchas iranianas junto de navios de guerra norte-americanos na região do golfo Pérsico e o Presidente Donald Trump ordenou mesmo a Marinha norte-americana a abater qualquer embarcação do Irão que se aproximasse perigosamente.

O Presidente iraniano, Hassan Rohani, reagiu hoje a estas acusações apelando aos Estados Unidos para pararem de "conspirar" contra a República Islâmica.

"Os Estados Unidos devem saber que esse golfo se chama golfo Pérsico e não golfo de Nova Iorque ou golfo de Washington", disse o Presidente iraniano.

Horas depois da declaração de Rohani, a Rússia pediu ao Irão para não reagir perante as acusações dos Estados Unidos, procurando evitar uma nova escalada de tensão entre os dois países.

"Apelamos à máxima restrição, para não ceder a provocações e retóricas de guerra, agindo estritamente dentro do direito e das normas internacionais", disse Maria Zakharova, porta-voz da diplomacia russa, durante uma conferência de imprensa.

"Moscovo sempre considerou a estabilidade e a segurança na região do Golfo Pérsico como um dos principais fatores de paz", acrescentou Zakharova.

Mas do lado de Teerão, a intenção é de confrontação Hassan Rohani disse hoje que não deixará que os Estados Unidos "conspirem contra a nação iraniana, todos os dias", prometendo proteger a região contra os ataques norte-americanos.

As divergências entre os EUA e o Irão existem há quatro décadas, mas a escalada de tensão aumentou quando o Presidente Donald Trump retirou unilateralmente os EUA do acordo nuclear com Teerão, em 2018, impondo uma série de sanções económicas.

As tensões atingiram novo pico após um ataque aéreo das forças norte-americanas que matou um influente general iraniano em Bagdade, provocando novas retaliações por parte de Teerão contra interesses norte-americanos na região.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório