Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Dois suspeitos pela morte de político indiciados pela justiça alemã

A procuradoria federal alemã indiciou hoje formalmente um simpatizante neonazi e um presumível cúmplice pela morte em 2019 de Walter Lübcke, um político conservador favorável ao acolhimento de migrantes.

Dois suspeitos pela morte de político indiciados pela justiça alemã
Notícias ao Minuto

15:44 - 29/04/20 por Lusa

Mundo Pró-migrantes

O principal suspeito, Stephan Ernst, 45 anos, deve ser julgado por "morte agravada" e "tentativa de morte agravada", a incriminação mais grave e punida com prisão perpétua, indicou o procurador federal de Karlsruhe, responsável pelos processos mais complexos.

Caso seja confirmado, o processo deverá decorrer no tribunal regional de Frankfurt.

Walter Lübcke, membro da União Cristã-Democrata (CDU) da chanceler Angela Merkel, foi morto em 01 de junho de 2919 ao ser atingido a tiro na cabeça quando se encontrava na sua casa em Cassel (Hesse, centro-oeste).

Detido quase de imediato, o suspeito, um simpatizante neonazi, acabou por confirmar o crime e acusar um presumível cúmplice.

Este suspeito, apenas apresentado como Marcus H. pelo procurador federal, é acusado de ter treinado Stephan Ernst na prática de tiro numa floresta "incluindo com a arma utilizada" no assassínio, "mas não estaria ao corrente dos planos reais de ataque", segundo a procuradoria.

O inquérito indica ainda que os dois suspeitos participaram numa reunião pública na qual Walter Lübcke manifestou o seu apoio à política de acolhimento dos migrantes, decidida em 2015 por Angela Merkel.

Stephan Ernst -- também acusado de tentativa de assassínio em 2016, com arma branca, de um requerente de asilo iraniano --, reforçou cada vez mais o seu ódio xenófobo contra Walter Lübcke "a partir dessa reunião", considerou o procurador.

A ameaça de ataques da extrema-direita, subestimada na década de 2000 quando as mortes de oito imigrantes turcos, de um grego e de uma agente policial alemã foram considerados ajustes de contas, está a motivar crescente inquietação entre as autoridades.

Em outubro de 2019, um simpatizante de extrema-direita tentou sem sucesso entrar numa sinagoga de Halle (Saxónia-Anhalt, leste) no dia do Yom Kipur [Dia do Perdão eterno celebrado anualmente e uma das datas mais importantes do judaísmo], para efetuar um massacre. Antes de ser detido matou um transeunte e um homem num café.

Em fevereiro, um homem matou nove pessoas de origem estrangeira em dois bares de Hanau, perto de Frankfurt (Hesse), antes de se suicidar.

Grupos suspeitos de preparar ataques xenófobos ou antissemitas são desmantelados com frequência no país.

O ministro do Interior, Horst Seehofer, já considerou que o terrorismo de extrema-direita representa "a maior ameaça para a segurança da Alemanha".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório