Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Ataques suicidas no Chade matam pelo menos 14 pessoas

Pelo menos 14 pessoas morreram hoje em dois atentados suicidas junto ao lago Chade, onde o grupo 'jihadista' Boko Haram mantém células ativas, afirmou o governo regional chadiano, citado por agências noticiosas internacionais.

Ataques suicidas no Chade matam pelo menos 14 pessoas
Notícias ao Minuto

15:39 - 29/04/20 por Lusa

Mundo Chade

Segundo fontes oficiais citadas pela agência espanhola Efe, os ataques ocorreram na manhã de hoje nas localidades insulares de Gomirom e Kirkindjia, na província ocidental do Lago, em pouco mais de uma hora.

"Fomos alertados por uma violenta explosão em Gomirom e enviámos uma unidade do exército para o terreno. Os nossos homens chegaram trinta minutos depois e confirmaram que foi um atentado terrorista", disse o governador da província do Lago, Adoum Fortey, à Efe.

O responsável referiu que o primeiro ataque foi autoria de uma mulher, que se fez explodir, matando nove civis.

Enquanto isso, um outro bombista fez-se explodir em Kirkindjia, uma aldeia nas proximidades, matando três mulheres e dois homens.

De acordo com o chefe tradicional da localidade, Maloum Hassan, o atacante "circulava numa moto", matando uma família e duas mulheres.

Em 09 de abril, o porta-voz do Exército do Chade, o coronel Azem Bermendoa Agouna, anunciou que mil membros do Boko Haram tinham sido mortos durante uma operação antiterrorista iniciada em 31 de março, em retaliação a um ataque que vitimou 116 soldados chadianos.

O Chade integra, juntamente com o Níger, Mauritânia, Burkina Faso e Mali, a coligação G5 Sahel, que combate o terrorismo naquela região africana.

O exército do Chade é considerado um dos melhores e tem sido essencial nas operações contra o Boko Haram, desde 2015.

O grupo foi criado em 2002 no nordeste da Nigéria por Mohameh Yusuf, após o abandono do norte do país pelas autoridades.

Inicialmente, os seus ataques eram dirigidos à polícia nigeriana, uma vez que representava o Estado, mas desde a morte de Yusuf, em 2009, o grupo passou a ter uma abordagem mais radical.

Desde então, o Boko Haram matou mais de 20.000 pessoas e as suas ofensivas provocaram aproximadamente dois milhões de deslocados, de acordo com as Nações Unidas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório