Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

O que se sabe de Kim? A mensagem de Trump e o rumor de que não anda

Presidente norte-americano, em conferência de imprensa, desejou as melhoras ao líder norte-coreano, parecendo confirmar os rumores noticiados de que estaria doente.

O que se sabe de Kim? A mensagem de Trump e o rumor de que não anda
Notícias ao Minuto

08:35 - 29/04/20 por Sérgio Abrantes

Mundo Imprensa

Durante os últimos dias, face ao 'desaparecimento' público de Kim Jong-un, muita informação contraditória tem sido publicada pela imprensa internacional, gerando um caos informativo em que nenhuma informação é confirmada oficialmente.

Depois de um desmentido de que o líder norte-coreano estaria em estado crítico após uma intervenção cirúrgica ao coração que teria corrido mal, a trama em torno de Kim parece adensar-se ainda mais esta quarta-feira.

Nas últimas horas, segundo o Daily Mail, um desertor do regime coreano alega que Kim Jong-un não tem, neste momento, capacidade para "estar de pé sozinho", afirmando-se ainda que "não consegue andar".

No mesmo sentido, Donald Trump, presidente dos Estados Unidos que se aproximou do líder deste regime ditatorial durante o seu mandato na Casa Branca, desejou, em conferência de imprensa - pode ver aqui o vídeo - , as melhoras a Kim Jong-Un, no que aparenta ser uma confirmação de que estará doente.

Porém, durante os últimos dias especulou-se sobre o porquê deste desaparecimento, com fontes oficiais do regime a assegurarem que o líder da Coreia do Norte estava vivo e de saúde, apelidando-se mesmo de "fake news" todos os rumores veiculados nos jornais.

Para lá deste panorama, com a sua irmã a já ter surgido, num passado recente, como possível sucessora de Kim Jong-un, esta quarta-feira escreve o NY Post que o tio, Kim Pyong Il, num regime tradicionalmente fechado apenas a lideranças masculinas, pode ser o escolhido para 'ficar' com o cargo. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório