Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

AO MINUTO: Estado de Emergência acaba mas "não é o fim". Há 948 mortos cá

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Estado de Emergência acaba mas "não é o fim". Há 948 mortos cá
Notícias ao Minuto

07:49 - 28/04/20 por Sara Gouveia

Mundo Covid-19

O Presidente da República, o primeiro-ministro, os representantes de partidos e parceiros sociais reúnem-se hoje no Infarmed, em Lisboa, com especialistas para analisar a situação epidemiológica da Covid-19, antes de serem anunciadas as medidas de "reabertura" do país. António Costa vai receber ainda, em São Bento, os empresários e promotores dos festivais de música e os responsáveis de entidades desportivas para analisar o quadro de medidas para o relançamento das atividades.

Segundo o boletim mais recente da Direção Geral de Saúde, o novo coronavírus já matou 948 pessoas em Portugal e infetou 24.322. Houve ainda registo de 1.389 pessoas recuperadas. A nível global, já morreram mais de 211 mil pessoas e foram ultrapassados os três milhões de infetados.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no resto do mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

15h - Este registo chega ao fim mas pode continuar a acompanhar-nos aqui.

14h57 - A CP suspendeu o serviço de longo curso no próximo fim de semana e limitação da circulação de comboios nos dias 1, 2 e 3 de maio, em virtude das restrições de circulação entre concelhos no âmbito do Estado de Emergência. 

14h46 - 600 funcionários de 25 lares do concelho de Loures vão ser testados à covid-19, na sequência do plano conjunto dos municípios que integram a Área Metropolitana de Lisboa, disse hoje à Lusa o presidente da autarquia.

14h36 - A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, esclareceu, esta terça-feira, as medidas que até aqui têm sido tomadas pelo Governo no combate, prevenção e auxílio daqueles que têm sido afetados pela pandemia Covid-19.

14h33 - O presidente do CDS-PP defendeu hoje um levantamento gradual das medidas de contenção decretadas devido à pandemia de Covid-19 e a concretização através de um "plano seguro e claro" e de forma calendarizada.

14h29 - O ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, revelou hoje que a desinfeção de escolas encerradas devido à pandemia da Covid-19, para a retoma das aulas, arranca esta quarta-feira, faseadamente, em "vários sítios" do país.

14h24 - A Unicef alertou hoje que o sul da Ásia deve retomar as campanhas de vacinação, interrompidas devido ao combate ao novo coronavírus, assim que a pandemia for contida para não colocar centenas de milhares de crianças em risco.

14h15 - O Partido Socialista defendeu hoje que não se poderá confundir um esperado aumento do número de contágios, na sequência da adoção progressiva de medidas de levantamento das restrições, com uma segunda vaga da pandemia de Covid-19.

14h03 - O Irão ultrapassou hoje os 1.100 casos diários de contaminação pelo novo coronavírus, segundo os números oficiais divulgado em Teerão, um aumento que levou as autoridades a insistirem na vigilância perante a pandemia da Covid-19.

13h48 - O Luxemburgo anunciou hoje a intenção de realizar testes de despistagem do novo coronavírus aos seus cerca de 625 mil habitantes no espaço de um mês, sendo necessário realizar 20 mil testes por dia.

13h45 - Voluntários, câmaras e juntas estão a fazer e distribuir máscaras sociais e cirúrgicas pela população, em várias iniciativas que atravessam o distrito de Vila Real e que visam prevenir e travar a Covid-19.

13h42 - A pandemia de Covid-19 que já ultrapassou os três milhões de infetados, matou mais de 211 mil pessoas em todo o mundo desde que surgiu em dezembro na China. Pelo menos 832 mil pessoas foram consideradas curadas pelas autoridades de saúde.

13h41 - A Caixa Geral de Depósitos (CGD) anunciou hoje que vai disponibilizar um milhão de euros como forma de resposta ao impacto da pandemia de Covid-19 no setor económico e social.

13h32 - O presidente do Egito, Abdel Fattah al-Sissi, renovou hoje o estado de emergência no país por um período de três meses devido "à situação de segurança sanitária crítica" contra a propagação da pandemia de covid-19.   

13h24 O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, não vai propor renovação do Estado de Emergência, que termina a 2 de maio, mas acautela que "o fim do o fim do estado de emergência não é o fim da necessidade de os portugueses seguirem num esforço cívico". A decisão foi anunciada depois de o chefe do Estado ter estado,, durante a manhã de hoje, reunido na sede do Infarmed para ouvir as conclusões dos peritos sobre a evolução pandémica em Portugal.

13h14 - O regime excecional de libertação de presos, no âmbito da pandemia da doença covid-19, permitiu libertar 1.867 reclusos, desde o dia 11 de abril até segunda-feira, segundo a direção dos serviços prisionais.

13h08 - Saiba quais são os cinco concelhos com mais casos de Covid-19 e veja quantos há no seu, de acordo com os dados oficiais mais recentes.

13h02 - Devido ao isolamento é expectável que todos nós façamos mais barulho em casa do que é habitual. Consciente desta situação, GNR recordou, esta terça-feira, em que momentos e como é que as autoridades policiais podem intervir em situações em que a "tranquilidade da vizinhança" seja posta em causa.

12h56 - Acompanhe abaixo a conferência de imprensa da DGS e os pontos mais importantes aqui:

12h52 -pandemia de Covid-19 obrigou a que muitas empresas optassem por trabalho remoto, com os trabalhadores a terem de encontrar processos para otimizarem as suas funções. Para muitos essa foi a desculpa ideal para comprar um novo portátil e, se ainda não o fez, veja aqui quais são as melhores opções.

12h40 - Há já 948 mortos em Portugal, mais 20 do que ontem. O mais recente boletim da Direção Geral da Saúde deu ainda conta de que há mais 295 casos, perfazendo um total de 24.322 infetados. Por outro lado, já 1.389 pacientes recuperaram.

12h38 - O estranho caso turco. Um dos países com mais infetados... e menos mortes. Especialista aponta a jovem média de idades da população como um dos fatores para a baixa taxa de mortalidade.

12h24 - Vacina para Covid-19 antes de 2022 seria "um milagre", avisa especialista. Elemento do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças recorda que "o desenvolvimento de vacinas é um processo altamente complicado e caro".

12h15 - Investigadores do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) da Universidade do Porto criaram uma plataforma que, direcionada a outros grupos de investigação, visa diminuir o número de erros na deteção molecular do novo coronavírus.

12h08 - O Congresso dos EUA pediu hoje ao Departamento de Estado documentos que justifiquem a decisão do Presidente, Donald Trump, de congelar o financiamento da Organização Mundial de Saúde (OMS), em plena pandemia de Covid-19.

12h05 -  A bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, disse hoje ver com "muita apreensão e preocupação" o levantamento das restrições e confinamento previstos para a próxima semana, sublinhando estar "com medo de dar o passo à frente".

12h02 -pandemia de Covid-19 interrompeu a maioria dos campeonatos de futebol espalhados por todo o mundo e o seu regresso está a ser equacionado, mas Michel D’Hooghe, médico da FIFA, fez questão de alertar para cuidados que se têm de ter, caso se confirme o regresso do futebol. As cuspidelas, antes vistas como um gesto banal, têm de acabar e até possivelmente ser punidas para que se evite o possível contágio do novo coronavírus.

11h55 - Popularidade dos videojogos é uma vitória agridoce, diz líder da Xbox. Phil Spencer garante que a divisão de videojogos da Microsoft não tentará tirar partido da situação.

11h42 - Os 3.500 trabalhadores da fábrica de Braga da multinacional alemã Bosch vão entrar em 'lay-off' a partir de 30 de abril, devido à "forte" redução das encomendas, disse hoje fonte oficial da empresa à Lusa.

11h35 - A Bélgica registou, nas últimas 24 horas, 647 novos casos e 134 mortes por Covid-19, segundo dados oficiais hoje divulgados, uma subida face a segunda-feira. Segundo dados divulgados na conferência de imprensa diária das autoridades federais de saúde, nas últimas 24 horas foram registados 647 novos casos de contaminação com o novo coronavírus (face aos 553 de segunda-feira), para um total de 47.334 e 134 mortes (113 na segunda-feira), totalizando 7.331 óbitos.

11h27 - Em mais uma sugestão para ocupar a quarentena. Se não conseguiu ir ao cinema? 'O Filme do Bruno Aleixo' já está disponível online. A longa-metragem de comédia que se estreou nos cinemas portugueses em janeiroestá disponível agora na plataforma Filmin

11h19 O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, juntou-se à homenagem nacional feita hoje aos profissionais de saúde e de apoio social mortos durante a pandemia covid-19 no Reino Unido, ao observar um minuto de silêncio. Johnson parou a reunião com o ministro das Finanças, Rishi Sunak, e fez o minuto de silêncio em pé no interior da residência oficial em Downing Street, em Londres, enquanto a primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, ficou no exterior de St Andrew's House, em Edimburgo, juntamente com outros membros do executivo autónomo. 

11h15 - Mais de 180 empresas e pessoas que querem doar comida a quem mais precisa já aderiram à plataforma "Acolhe uma Refeição" que arrancou na segunda-feira e que pretende auxiliar os mais afetados na sequência da pandemia de covid-19.

11h12 - Quase 30% das empresas respondentes a um inquérito excecional, realizado pelo INE e pelo Banco de Portugal, referiram a diversificação ou modificação da produção e 21% referiram a alteração ou reforço dos canais de distribuição, por causa da pandemia da Covid-19.

11h07 -  A China acusou hoje os Estados Unidos de "mentiras descaradas", após o Presidente norte-americano, Donald Trump, ter admitido a possibilidade de reivindicar uma indemnização a Pequim pelos danos causados pela pandemia do coronavírus.

10h56 Trump terá sido alertado para os perigos da pandemia, pelo menos, 12 vezes. O presidente dos Estados Unidos recebeu várias informações a propósito da Covid-19 entre janeiro e fevereiro, mas optou por ignorar.

10h48 - Centenas de surfistas dirigiram-se hoje para a famosa praia de Bondi, em Sydney, na Austrália, após o início da flexibilização das medidas tomadas para lutar contra a pandemia de Covid-19, provocada pelo novo coronavírus.

10h42 - A Conselheira de Saúde espanhola não conteve as lágrimas ao recordar médicos que morreram. Quando os números passaram a nomes, a porta-voz da saúde da região espanhola de Castela e Leão não conseguiu esconder a emoção.

10h40 - A diminuição dos rendimentos das famílias, associada à perda de emprego e à falta ou redução do trabalho, afeta quase 60% da população ativa, de acordo com um inquérito da DECO.

10h37 - A Comissão Europeia disse hoje que as viagens, como voos, na União Europeia (UE) não serão retomadas na mesma data porque isso depende da situação sanitária da Covid-19 em cada país, mas pediu "regras harmonizadas" para evitar discriminação.

10h35 - O número de mortes provocadas pela Covid-19 em África subiu para 1.467 nas últimas horas, com 33.273 casos da doença registados em 52 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia naquele continente.

10h32 - O governo austríaco anunciou hoje que o confinamento imposto para combater os contágios pelo coronavírus será suspenso em 01 de maio, enquanto os hotéis e restaurantes vão reabrir nos dias 15 e 29 do mesmo mês, respetivamente.

10h28 -pandemia de Covid-19 provocou, nas últimas semanas, uma queda abrupta na procura nos mais variados setores do comércio, entre eles a indústria da carne, o que está a obrigar a que os produtores norte-americanos tomem medidas drásticas. De acordo com a agência Reuters, milhões de porcos, galinhas e vacas terão de ser eutanasiados, uma vez que as empresas não têm como 'escoar' a produção.

10h18 - "Não se pode condenar os idosos a 'morrerem da cura'". Vital Moreira considera que os idosos não devem ser submetidos a medidas extremas de isolamento social, pois, segundo aponta, "ainda não é proibido ser velho".

10h13 - Na Alemanha, virologistas testaram e comprovaram que duas formulações sugeridas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) têm a capacidade de eliminar o novo coronavírus, que causa a doença da Covid-19, em apenas 30 segundos.

9h57 -  Espanha registou, nas últimas 24 horas, 301 mortes devido ao novo coronavírus, uma redução em relação às 331 de segunda-feira, havendo até agora um total de 23.822 óbitos, de acordo com o Ministério da Saúde espanhol. Há ainda 1.308 novos casos positivos, elevando para 210.773 o total de infetados confirmados pelo teste PCR, o mais fiável na deteção do vírus.

9h48 - Uma equipa de cientistas de Universidade de Louisville, nos Estados Unidos, desenvolveu uma tecnologia que crê ser capaz de impedir que o novo coronavírus infete células humanas.

9h43 - O Instituto de Virologia de Wuhan (WIV) voltou, esta terça-feira, a refutar as acusações feitas por vários países, entre eles os Estados Unidos, que o apontam como principal responsável pela pandemia do novo coronavírus, que já infetou mais de três milhões de pessoas em todo o mundo, e matou cerca de 210 mil.

9h39 -Rússia fixou, de segunda para terça-feira, um novo recorde relativo ao aumento diário de casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus, ao diagnosticar mais 6.411 pessoas com Covid-19. Significa isto que, desde que a pandemia chegou ao país, no final do passado mês de janeiro, já um total de 93.558 pessoas foram infetadas.

9h37 - O Papa pediu hoje que as pessoas sejam "obedientes" e respeitem as medidas para a saída do confinamento imposto devido à covid-19, "para que a pandemia não retorne".

9h34 - O presidente norte-americano, Donald Trump, disse que os governadores estaduais devem "considerar de forma séria" a reabertura das escolas antes do fim do ano académico, apesar dos receios que já foram manifestados devido à pandemia.   

9h19 - Muito do trabalho desenvolvido pela comunidade científica visa tentar prever eventuais efeitos da pandemia e formas de a controlar. Os investigadores da Universidade de Washington corrigiram modelo de previsão de pandemia e estimam que Estados Unidos vá registar pelo menos 74 mil mortes.

9h12 - Os trabalhadores independentes e os sócios-gerentes com quebra de atividade por causa do novo coronavírus podem pedir um apoio ao Estado até quinta-feira, dia 30 de abril, de acordo com a informação divulgada pelo Ministério do Trabalho e da Segurança Social.

 

9h09 - Segundo um estudo a publicar na revista científica da Ordem dos Médicos a que a Lusa teve acesso, o excesso de mortalidade em Portugal desde o início da pandemia de covid-19 pode chegar aos 4.000 óbitos. No período entre os dias 01 de março e 22 de abril, o número de mortes registado em Portugal pode chegar a um valor que representa quase cinco vezes mais do que os atribuídos à Covid-19 até agora, referem os dados oficiais.

9h05 - No mundo do entretenimento, ao longo das últimas semanas muitos foram os famosos que resolveram adotar a máxima: quarentena sem maquilhagem. Em casa e com visuais mais descontraídos, as celebridades aproveitaram para se mostrar aos seus seguidores 'ao natural', ora veja.

8h54 - O estado norte-americano do Utah reabriu o parque estadual Sand Hollow, um dos mais populares da região, mas as filas 'loucas' poucas horas depois acabaram por forçar o seu encerramento.

8h48 - Dias após ter sido levantado o estado de calamidade em Ovar, a Câmara Municipal decidiu apostar em cartazes, usados pela autarquia, para apelar ao uso de máscaras devido à Covid-19. "Proteja-se, use máscara", pode ler-se nos outdoors azuis. 

8h44 -organização governamental norte-americana Centro de Controlo e Prevenção de Doenças ou US Centers for Disease Control and Prevention (CDC) acaba de adicionar seis novos sintomas à sua lista de possíveis sinais de Covid-19, de modo a ajudar os indivíduos a detetarem a doença ainda num estágio precoce. 

8h37 - Cansado de videochamadas? Não se preocupe, não é o único. Nas últimas semanas temos assistido a um aumento ‘galopante’ na utilização de apps e serviços de videoconferência, mas de acordo com o The Wall Street Journal e a BBC a tendência está a resultar naquilo que é descrito como um cansaço excessivo de videoconferências, ou “fatiga de Zoom”. O motivo prende-se com o facto de existirem diferenças entre falar por videochamada ou cara a cara.

8h27 - Com mais tempo em casa, os vídeos amadores têm-se multiplicado, e as situações que retratam são sempre mais ou menos caricatas. De França chega-nos 'I want to break free': A performance que se tornou hino da quarentena.

8h03 - Os cientistas do Rocky Mountain Laboratory, em Montana, nos Estados Unidos, desenvolveram o que se pensa poder ser a primeira vacina eficaz no combate contra o novo coronavírus. Os investigadores já terão administrado a vacina que estão a desenvolver em seis macacos com resultados bastante positivos.

7h55 -  Com a pandemia de Covid-19 dada como (praticamente) controlada na China, esta semana foi tempo de as crianças da Escola Primária de Yangzheng participarem no habitual regresso às aulas. No entanto, dadas as circunstâncias, este revelou-se um regresso com algumas condicionantes à mistura como o facto de o distanciamento ser garantido com chapéus... originais.

7h49 - Morto, em estado vegetativo, de férias... ou simplesmente a tomar precauções reforçadas? Kim Jong-un já não é visto em público desde o passado dia 11 de abril, levando a que os rumores em torno do seu estado de saúde se multiplicassem. Mas a Coreia do Sul desconfia que Kim Jong-un está apenas a 'fugir' à Covid-19.

7h36 -realização dos Jogos Olímpicos no Japão está em risco. Apesar de a competição ter sido adiada para 23 de julho de 2021, se não existir uma vacina “efetiva” contra a Covid-19 será “extremamente difícil” que haja a maior competição de desporto do mundo, segundo o presidente da Associação Médica do Japão, Yoshitake Yokokura.

7h29 - Reclusos do estabelecimento Miguel Castro Castro, no distrito de San Juan de Lurigancho, a este da capital peruana, Lima, provocaram na segunda-feira um motim, em protesto contra a disseminação da Covid-19, que provocou duas mortes na prisão.

7h25 O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, disse segunda-feira que vai manter as fronteiras encerradas até que a situação da pandemia da Covid-19 na Europa melhore.

7h20 - Número de novos casos e mortes volta a aumentar na Alemanha. O país regista, até à data, 5.913 mortes, mais 163 óbitos, e mais 1.144 pessoas diagnosticadas com Covid-19, nas últimas 24 horas, num total de 156.337 casos confirmados de infeção.

7h19 - A China registou seis casos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, três deles oriundos do exterior, informou hoje a Comissão de Saúde do país. O número de infetados ativos no país fixou-se em 648, depois de 81 pessoas terem tido alta, nas últimas 24 horas.

7h16 - O apoio extraordinário aos trabalhadores independentes que registaram uma quebra total da atividade por causa da pandemia de covid-19 começa hoje a ser pago.

7h11 - Os Estados Unidos registaram 1.303 mortos nas últimas 24 horas devido à pandemia da Covid-19, de acordo com a contagem da Universidade Johns Hopkins.

7h07 - A Organização Internacional do Trabalho (OIT) alertou hoje para a importância de proteger os trabalhadores no regresso físico à atividade e de adotar medidas de controlo da Covid-19 no local de trabalho.

7h05 - O primeiro-ministro recebe hoje, em São Bento, empresários e promotores dos festivais de música e responsáveis de entidades desportivas para analisar o quadro de medidas para o relançamento das atividades.

7h02 - O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o primeiro-ministro, António Costa, representantes de partidos e parceiros sociais reúnem-se hoje, em Lisboa, com especialistas para analisar a situação epidemiológica da Covid-19, antes de o Governo anunciar as medidas de "reabertura" do país.

7h -  Recorde aqui o acompanhamento da noite de segunda-feira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório