Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 26º

Kim Jong-un terá enviado uma mensagem ao presidente sul-africano

Líder da Coreia do Norte escreveu uma carta ao chefe de Estado da África do Sul na sequência do Dia da Liberdade dos sul-africanos, o que coloca ainda mais dúvidas quanto ao seu estado de saúde.

Kim Jong-un terá enviado uma mensagem ao presidente sul-africano
Notícias ao Minuto

22:51 - 27/04/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Covid-19

O mistério em torno do estado de saúde do líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, adensou-se ainda mais esta segunda-feira, depois dos órgãos de comunicação estatais norte-coreanos terem publicaram uma carta que o ditador terá escrito ao presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, por ocasião do Dia da Liberdade, que se celebra esta segunda-feira, 27 de abril.

Esta missiva surge numa altura em que tem existido muita especulação em torno do estado de saúde do ditador norte-coreano, que não é visto em público desde o início do mês.

Os rumores sobre a saúde de Kim Jong-un começaram a surgir depois de este não ter comparecido nas comemorações, a 15 de abril, do 108.º aniversário do nascimento de seu avô, o fundador da Coreia do Norte, Kim Il-sung.

A informação é avançada pela estação televisiva CNN, que sublinha que é impossível verificar a veracidade da carta. Ainda assim, a mesma fonte sublinha que esta mensagem surge assinada a 27 de abril de 2020, exatamente dias após circularem várias informações contraditórias sobre o líder - avançou-se que poderia estar em estado vegetativo, morto, ou até de férias numa zona paradisíaca.

Na alegada carta a Cyril Ramaphosa, de acordo com a agência estatal de informação KCNA, Kim Jong-un terá expressado ao presidente sul-africano a certeza de que ambas as nações vão continuar crescer nos próximos anos.

Este domingo, o conselheiro do presidente da Coreia do Sul  disse à CNN que Kim Jong-un estava "vivo e bem de saúde", e que eram infundadas as especulações acerca do seu estado de saúde. O conselheiro de Moon Jae-in salientou ainda que o líder da Coreia do Norte está hospedado desde 13 de abril em Wonsan, num resort à beira-mar no leste do país.

Na terça-feira, a cadeia de televisão norte-americana CNN informou, segundo fontes não identificadas, que Kim Jong-un estava em "grande perigo" depois de uma cirurgia cardíaca.

Já o Daily NK, um meio de comunicação administrado por norte-coreanos desertados, disse que o líder norte-coreano havia sido operado em abril, devido a problemas cardiovasculares, e estava a recuperar numa vila da província de Pyongan Norte.

Com 36 anos, o líder norte-coreano tem problemas de obesidade e é um fumador compulsivo.

O estado de saúde de Kim Jong-un permanece em grande mistério, de acordo com a agência EFE.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório