Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Mais um caso positivo confirmado em Angola eleva total para 26

A ministra angolana da Saúde anunciou hoje a existência de mais um caso positivo de infeção por covid-19, um passageiro proveniente de Portugal, elevando para 26 o número total de pessoas diagnosticadas com a doença no país.

Mais um caso positivo confirmado em Angola eleva total para 26
Notícias ao Minuto

19:56 - 26/04/20 por Lusa

Mundo Coronavírus

A ministra Sílvia Lutucuta, também porta-voz da comissão intersetorial de prevenção e combate à covid-19, adiantou que se trata de um homem de 44 anos de idade, proveniente de Lisboa, num voo da TAAG no dia 19 de março.

"Optámos pela quarentena domiciliar mediante termo de compromisso e preenchimento de uma ficha sanitária", adiantou a ministra, acrescentando que foi dada informação sobre condições a observar que previam o isolamento do homem em casa.

No entanto, alguns dos passageiros não forneceram números de telefone e moradas corretas e só foi possível contactar o viajante através do Centro Integrado de Segurança Pública que conseguiu chegar ao contacto de um familiar direto.

O passageiro terá feito uma "tentativa recente de iniciar atividade laboral", o que levou a entidade patronal a solicitar o teste, sendo o cidadão incluído num grupo que estava a ser rastreado, tendo sido recebido o resultado positivo no sábado.

Foram então desencadeadas equipas de saúde publica e acionada uma equipa de vigilância epidemiológica para resgatar o paciente e os seus contactos diretos e indiretos que foram isolados em quarentena institucional, indicou a ministra.

Foram identificados 16 contactos deste passageiro, dos quais oito diretos e oito ocasionais, segundo Silvia Lutucuta.

A governante assinalou que as medidas de isolamento no domicílio visavam também o corte da cadeia de transmissão "e devem ser cumpridas" pois trata-se de uma "doença grave".

Segundo Sílvia Lutucuta, os casos podem manter-se ativos com medicação, pelo menos, até 23 dias, sendo este caso ainda considerado importado.

Dos 26 casos identificados até ao momento, registaram-se duas mortes, seis recuperados e 18 estão ativos.

Encontram-se 712 pessoas em quarentena institucional, tendo sido colhidas 2.216 amostras, das quais 1.823 com resultados negativos, e outras 367 estão em processamento.

A ministra anunciou também que durante a próxima semana vai ser acelerada a capacidade de processamento de análises, estimando uma capacidade para processar entre 300 a 400 amostras por dia.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 200 mil mortos e infetou mais de 2,9 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Perto de 800 mil doentes foram considerados curados.

Em Portugal, morreram 903 pessoas das 23.864 confirmadas como infetadas, e há 1.329 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Para combater a pandemia, os governos mandaram para casa 4,5 mil milhões de pessoas (mais de metade da população do planeta), encerraram o comércio não essencial e reduziram drasticamente o tráfego aéreo, paralisando setores inteiros da economia mundial.

O número de mortos provocados pela covid-19 em África subiu para 1.375 nas últimas horas, com 30.329 casos registados da doença em 52 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia naquele continente.

Entre os países africanos que têm o português como língua oficial, Guiné Equatorial lidera em número de infeções (214) e uma morte, seguido de Cabo Verde (106 e uma morte), Moçambique (70), Guiné-Bissau (53 e uma morte), Angola (25 infetados e dois mortos) e São Tomé e Príncipe tem sete casos confirmados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório